quinta-feira, 19 de novembro de 2020

19 DE NOVEMBRO DE 2020

 

Estampa da FEB no Sabonete Eucalol - 1944

PÁGINA 189

19-11-44- Domingo:16th Pistoia:- Dia da Bandeira Brasileira _ não fui ao café _ As 11hs,15 me vesti ás pressas para irmos ao Q.G.num jip com o mjor Ernestino e oficiaes assistir a Cerimonia aqui em Pistoia _ Lá chegando, cumprimentamos os superiores

 


PÁGINA 190

- Todos já em forma _ Tomamos lugar junto aos oficiais _ Começou o asteamento ao som do Hino nacional – Todos em continencia – Depois, um oficial fez sua oração em nome do Gel M.M. sob a regencia do           cantamos o Hino a Bandeira e em seguida o Hino Nacional – Desfilamos á frente – eramos só 5 – B-Virg – eu – Neuza e Helena – Foi tudo filmado – Falei com o Cid (está abatido e diferente – tenho  a certeza de q. o veneno o pegou tambem) Seguimos para o almoço – falei c/ o Cel M Porto sobre Palomo – minha transferencia e anulação de punição – matei as saudades do menu: arroz, feijão – ensopado carne – petit-pois- pão – manteiga- Suco abacaxi – compota de macã etc  - café – fumei 1 cigarro e conversamos um pouco _ Saimos – o cpt. Martins devolveu as cartas que mandei pª Olga, que pena! As pressas arranjei outro envelope e pedi a 1 soldado da secretaria pª  preenche-lo (estou arrependida – acho q. não chegará ao seu destino) Perdi minhas luvas com a correria e voltamos para o 16th chegamos as 13hs,50 – Foi só deixar tudo na

 


PÁGINA 190

cama e entrar em serviço ás 14hs,00 – Nada q. fazer – ponho em dia meu diário – Saí para receber roupa brasileira: 1 calça comprida – 1 blusão – 1 camiseta – 1 par meia – 1 par botinas nº 37? Tudo grande, um horror! A nurse me mandou ao banho chuveiro – já temos – não fui – estou muto resfriada e está muito frio _ Já instalaram a stufa, mas é de lenha. Temos 1 lampada só – Ás 16hs,10 P.X. só comprei ração chocolate e batom de inverno pª Bertha 69 lrs _Ás 17hs,30 jantar frio – escuro – continuo a escrita – Carlos disse-me q. Papae morreu mesmo (escreveu-me de alto mar). Encomendei pelo Gabriel envelopes e cartões pª o Natal. Nada q. fazer tudo calmo quente e confortavel na O.R. Fiquei até 20hs,00 _ A nossa tenda numa desordem incrível _ Helena com visitas _ Bertha saiu – Lareira de lenha (agóra temos  tambem a fumaça) A nossa Yvone (latrine) é muito interessante: tem 2 enormes jarrões de argila fóra na entrada; dentro ha 1 saco com caixas de toalhas higiênicas (otima ideia, porém eu não uso). Tambem todas as ordens e escalas são fixadas ahi num papagaio (não há desculpas – todos terão q. le-las _ Deitei-me cêdo porq. tenho q. trabalhar cêdo porém as colegas remexeram

 


PÁGINA 191

até 24hs a cobra tem fumado constantemente. Soubemos com tristeza q. o noivo de E.C.M. caiu aqui na vala de 1 altura de uns 10 mts +- em terreno alagadiço e em plena escuridão – teve fratura e baixou a enfermaria (ele ajudante de ordem do Gel Willinson da festa de Pistoia). Dormi.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

19-11-44-Domingo:16th Pistoia:- Dia da Bandeira Brasileira.

Não fui ao café- Às 11hs,15’ me vesti às pressas para irmos ao “Q.G.”, num jeep com o Maj.Chefe Dr. Ernestino e oficiais, assistir a cerimônia, aqui em Pistóia. Lá chegando, cumprimentamos os superiores.

Todos já em forma. Tomamos lugar junto aos oficiais. Começou o hasteamento da Bandeira, ao som do Hino Nacional. Todos em continência. Depois, um oficial fez sua oração em nome do Gal. Mascarenhas de Moraes. Sob a regência do ............. cantamos o Hino à Bandeira e em seguida o Hino Nacional. Desfilamos à frente; eramos só cinco: Virgínia, Bertha, Neuza, Helena e eu. Foi tudo filmado.

Falei com o Dr. Cid (está abatido e diferente – tenho certeza de que o veneno o pegou também). Seguimos para o almoço. Falei com o Cel. M. Porto sobre Palomo – minha transferência e anulação de punição. Matei as saudades do menu: arroz, feijão, ensopado de carne, petit-pois, pão, manteiga- Suco de abacaxi– Compota de maçã etc.- Café.  Tudo à brasileira! Fumei até um cigarro e conversamos um pouco. Saimos. O Cap. Martins devolveu as cartas que mandei para Olga, que pena! As pressas arranjei outro envelope e pedi a um soldado da Secretaria, para preenchê-lo (estou arrependida – acho que não chegará ao seu destino). Perdi minhas luvas com a correria e voltamos para o 16th., chegamos às 13hs,50’. Foi só deixar tudo na cama e entrar em serviço às 14hs,00.

Nada que fazer– ponho meu Diário em dia. Saí para receber roupa brasileira: 1 calça comprida, 1 blusão, 1 camiseta, 1 par de meias, 1 par botinas nº 37? Tudo grande, um horror! A nurse me mandou ao banho de chuveiro; já temos, não fui, estou muito resfriada e está muito frio. Já instalaram a estufa, mas é de lenha. Temos uma lâmpada só.

Às 16hs,10’ “P.X.”, só comprei ração chocolate e batom de inverno (Chap stick: contains Camphor, Oil Cloves, Aromatic Oils, Petrolatums, Waxes) 69 lrs para Bertha. Às 17hs,30’ jantar- frio, escuro.

Continuo a escrita: Carlos disse-me que Papae morreu mesmo (escreveu-me de alto mar). Encomendei pelo Gabriel, envelopes e cartões para o Natal. Nada que fazer, tudo calmo, quente e confortável na O.R.

Fiquei até 20hs,00.

A nossa tenda numa desordem incrível. Helena com visita. Bertha saiu. Lareira de lenha (agóra temos também a fumaça).

A nossa Yvone (latrine), é muito interessante. Tem 2 enormes jarrões de argila fora, na entrada. Dentro há um saco com caixas de toalhas higiênicas (ótima ideia, porém eu não uso). Também, todas as ordens e escalas são fixadas aí num papagaio (aviso memorandum); não há desculpas, pois aí todas terão que lê-las.

Deitei-me cedo porque tenho que trabalhar cedo, porém as colegas remexeram até 24hs,00.

A cobra tem fumado constantemente.

Soubemos com tristeza que o noivo (sic) de E.C.M. caiu aqui na vala, de uma altura de uns 10 metros mais ou menos, em terreno alagadiço, e em plena escuridão; teve fratura e baixou à enfermaria (ele, ajudante de ordens do Gal. Willinson, da festa de Pistoia). Dormi..............

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário