domingo, 29 de novembro de 2020

29 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Modelos de lanternas (flashlights) utilizados na Segunda Guerra
Fonte: https://qph.fs.quoracdn.net/main-qimg-d010c17e3a4a14e6d25417ba79ca71fd.webp

PÁGINA 202

29-11-44- 4ª feira: F.H.B. Valdibura:_tomei café na cama – a cobra fumou a noite toda _estremecia a casa toda _ Banho bacia – 12hs almoço Esteve conosco o correspondente guerra brasileiro do “Correio da Manhã”. Srs Raul Brandão – Depois esteve o Tenete Fernando c/ cartas roupas

 

PÁGINA 203

flashlight etc – menos pª mim – As 16hs veio a Sarta= costureira Pina a provar meus uniformes – parece q. ficarão bouno estou contente _ Ás 17hs,00 jantar _ tudo no escuro – sem luz – a cobra fumou o dia todo e tudo tremia _ Já está escuro é noite _ cae a cerração. Tem feridos _ Devo entrar em serviço ás 24hs até 16 __ Americanos e brasileiros operando – Trabalhei a noite toda e ás 6,30 chegou + 1 ferido brasileiro – E Dr Reis doente deixou a sala no ½ acabei auxiliando.

 

TRECHO DATILOGRAFADO PÓS GUERRA POR ALTAMIRA

29-11-44-4ª feira: F.H. Valdibura:- Tomei café na cama.

A cobra fumou a noite toda-estremecia a casa toda.

Esteve conosco o correspondente de guerra brasileiro, do “Correio da Manhã”, Sr. Raul Brandão. Depois esteve o Tenente Fernando, com cartas, roupas, flashlights, etc. – menos para mim.

Às 17hs,00 jantar – tudo no escuro, sem luz. A cobra fumou o dia todo e tudo tremia. Já está escuro, é noite _ cai a cerração.

Tem feridos. Devo entrar em serviço às 24hs,00 até 16hs. Americanos e brasileiros operando. Trabalhei a noite toda e às 6,30 chegou mais um ferido brasileiro. Dr. Reis doente, deixou a sala no meio da operação; acabei auxiliando.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário