terça-feira, 24 de novembro de 2020

24 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Enfermeira Jacyra na estrada, durante percurso interrompido de Roma para o 32nd Field Hospital
Acervo do CDAPV



PÁGINA 198

24-11-44 6ª feira- 32 F.H.Valdibura: Não fui ao café as colegas desceram atrasadas e ainda trouxeram café pª mim e Carmem – Dormi mal a noite – dôr de cabeça etc. Fiquei na cama até 10hs,30 enqto elas ajeitavam o q. lhes pertenciam – Tomei 1 banho bacia q. as nurses aqueceram do na stove delas arrumei +- a minha bagagem –Ás 12hs,00 almoço – Voltei e sempre as voltas  com roupas – falta espaço; assim mesmo ficou +-. Nisto chegou Jacyra com 2 cartas para mim da minha querida mana Aurea – anedotas – recortes jornaes-

 


PÁGINA 199

registrados pª mim pª o Natal: shorts – pegnoir etc (coitada qto trabalho, penso q. não chegará ás minhas mãos). Quasi não tenho para ler direito as minhas cartas – sinto uma opressão e impaciencia – vou pulando tudo – é a ansiedade – só depois de findo o trabalho é q. me detenho mais. O combate continuou o dia todo – Entrei em serviço as 16hs,00 – Operam dia e noite: casos dificeis e demorados – mais feridos brasileiros _ Tudo usado – tive q. esterilisar tudo de novo – as 17hs jantar e lógo me instrumentei  - abdomem – cabeça – perna etc só terminaram ás 21hs,30 +- não sei (deixaram o craneo pª depois (podia o paciente não suportar tudo)- foi melhor – Preparo material – 24hs Mess – Depois escrevi tudo e reli as cartas  e recorts. Serviço de escrita oficial até 3hs,15 da madrugada. Agóra vou deitar-me um pouco aqui mesmo na O.R. Tudo calmo – Todos dormem – Só um boy de prontidão. Deitei-me ás 3hs,30 numa cama da enfermaria (são 4 com 6 leitos cada uma).   

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

24-11-44-6ªfeira-32nd F.H.Valdibura:-Hoje, aniversário do meu saudoso esposo (falecido). Não fui ao café. As colegas desceram atrasadas e ainda trouxeram café para mim e Carmem. Dormi mal à noite, cefalalgia etc. Fiquei na cama até 10hs,30’ enquanto elas ajeitavam o que lhes pertenciam. Tomei um banho de bacia, que as nurses aqueceram do na stove = estufa, delas. Arrumei mais ou menos minha bagagem. Às 12hs,00 almoço. Voltei e sempre às voltas com roupas – falta espaço; assim mesmo ficou mais ou menos. Nisto chegou Jacyra com 2 cartas para mim, da minha querida mana Áurea, com recortes de jornais, anedotas e dizendo que registrou para o meu Natal: shorts, pegnoir etc (coitada, quanto trabalho, penso que não chegará às minhas mãos). E não chegou mesmo. Quase não tenho paciência para ler direito as minhas cartas – sinto uma opressão e impaciência – vou pulando tudo – é a ansiedade – só depois de findo o trabalho é que me detenho mais.

O combate continuou o dia todo.

Entrei em serviço às 16hs,00. Operam dia e noite. Casos difíceis e demorados. Mais feridos brasileiros. Tudo usado. Tive que esterilizar tudo de novo. Às 17hs,00 jantar e logo me instrumentei. Caso de: abdômen, crânio, perna etc. Só terminaram às 21hs,30’ mais ou menos, não sei (deixaram a parte de crânio para depois), podia o paciente não suportar tudo. Foi melhor. Preparo material. 24hs,00 Mess. Depois escrevi tudo e reli as cartas e recortes. Fiz o serviço de escrita oficial até 3,15’ da madrugada. Agora vou deitar-me um pouco, aqui mesmo na O.R. -Tudo calmo. Todos dormem. Só um boy de prontidão. Deitei-me às 3hs,30’, numa cama da enfermaria (são 4 com 6 leitos cada uma)........................ 


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário