quinta-feira, 5 de novembro de 2020

05 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Salame Armour - Fundada em Chicago em 1867 pelos irmãos Armor, foi a primeira empresa a usar refrigeração e se tornou uma das empresas mais importantes de Chicago em 1880.

PÁGINA 168

5-11-44-Domingo- Florença – Desci pª o Break ás 7,30 (6,30 ás 8) doida de sono e dor no corpo; uniformizada do melhor modo possivel – todas admiradas da minha linha (bem sei q. não ligo) _ Voltei, sentei á cama e termino as anotações _ Frio _ As colegas matracam e remexem as malas e sacos e outras se preparam pª a missa ás 9.30 – Separei todas as compras numa só mala e já não fecha _ Reunião da Chief Nurse Almond = sobre roupa – sapatos PX e serviço _ Ás 11hs,30 almoço (não gostei) – Depois separei toda a roupa molhada e marquei o qto pude pª mandar lavar tudo melado pois colocaram 1 saco encharcado na boca do meu  molhou tudo e os tabletes de assucar e chocolate se derreteram e melou tudo – foi um trabalho enorme _ Fiz o ról e deixei uma parte pª amanhã _ Lavei umas peças pequenas sapatos e galochas e deixei secando na janela – aproveitei a agua qte de 1 nurse – minha cama cheia de roupas _ o chão com caixas de fosforos – assucar – sabonetes livros e papeis secando. As 17hs,30 jantar (gostei – tinha sorvete) – Dr. Souto veio ver sua querida esposa Elza e o Capt. Franco me trouxe os maços de cigarros pª pagar uma conta e saiu com Berta. Não sei mas tenho vontade de comer qquer cousa do Brasil parti salame e comi com biscoito (Helena tbem)

 


PÁGINA 169

Custei mais abri o vidro de azeitonas e retiramos 1 a 1 com 1 granpo grde de Helena – Uma nurse viu e deu pulo de contente. Chupei os carróços novate. Aqui se distribue diariate no jantar: cigarro – fosforo – chocolate e chicles. Olga me deu tbem a sua calça de brim ensopada. Estou cheia de roupa. Preciso mandar num alfaiate pª reduzir as medidas – Provei a minha calça de lã q. fizeram e parece q. ficou bem (um pouco sem altura entre pernas) Tratei de guardar tudo sinal de alarme – meti-me no pijama de lã verde terminado o alarme faço estas anotações – agora vou ver si durmo – o meu corpo dóe todo – edema da perna direita no local mais machucado – Vamos trabalhar neste belo hospital _ não sei até qdo?! Gostei mas, sei q. muitas não estão gostando de saber disto. Bôa noite Ainda terminei uma carta pª o mano Berto. Aguardo portador correio _ Dormi __

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

5-11-44-Domingo-Florença–24th General Hospital:- Desci para o breakfast às 7,30’, doida de sono e dor no corpo; uniformizada do melhor modo possível. Todas admiradas da minha linha (bem sei que não me toleram, mas não ligo). - Voltei, assentei-me na cama e termino as anotações. Algumas colegas matracam e remexem as malas e sacos e, outras se preparam para a missa às 9hs,30’.– Separei todas as compras numa só mala e já não fecha.

Reunião de Miss Almond sobre: roupas, calçados, P.X. e serviço.

Às 11,30, almoço (não gostei).

Depois, separei toda roupa molhada e marquei o quanto pude para mandar lavar. Tudo melado, pois colocaram um saco enxarcado na boca do meu; molhou tudo, e os tabletes de açúcar e chocolate se derreteram e melou tudo...... Foi um trabalho enorme. Fiz o ról e deixei uma parte para amanhã. Lavei umas peças pequenas, sapatos, galochas e deixei secando na janela. Aproveitei a água quente e tomei um banho, num quarto de uma nurse. - Minha cama cheia de roupas. O chão, com caixas de fósforos, tabletes de açúcar, sabonetes, livros e papeis secando.

Fazia pena ver o que as nurses jogaram fora: malas repletas de tudo, intactas, apenas molhadas, no depósito do lixo – As camareiras italianas se encheram, saíram lucrando. Pidéra pois o 5º Exército vai lhes fornecer tudo novo, completo!

Às 17hs,30, jantar (gostei – tinha sorvete).

Dr. Souto veio ver sua esposa Elza e o capitão Franco, me trouxe os maços de cigarros para pagar uma conta e saiu.

Não sei, mas tenho vontade de comer qualquer coisa do Brasil. Parti salaminho (Armour) e comi com ....  biscoitos (Helena também). Custei, mas abri o vidro de azeitonas e retiramos uma a uma com um... grampo grande de Helena. Uma nurse viu e deu pulos de contente- Chupei os caroços novamente.

Aqui se distribui diariamente no jantar: cigarros, fósforos – chocolate e chikles.

Olga me deu também a sua calça comprida de brim, ensopada. Estou cheia de roupa. Preciso mandar num alfaiate para reduzir as medidas. Provei a minha calça de lã, que fizeram e parece que ficou bem (um pouco sem altura entre pernas). Tratei de guardar tudo. Sinal de alarme! Meti-me num pijama de lã. Terminado o sinal de alarme, faço estas anotações. O meu corpo, dói todo– edema da perna direita, no local mais machucado.

Vamos trabalhar neste belo hospital (porém subordinadas ao 38th) não sei até quando? Gostei, mas, sei que muitas não estão gostando de saber disto. Ainda terminei uma carta para o mano Berto. Aguardo portador para o correio. Agora vou ver si durmo. Bôa noite ...

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário