terça-feira, 17 de novembro de 2020

17 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Field jacket - jaqueta de campo (uniforme militar americano)
Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/U.S._Army_M-1943_Uniform#/media/File:M1943_Field_Jacket.jpg

PÁGINA 185

17-11-44-6ª feira – 16th Pistoia:- Não fui ao Break. Tony tinha café c/ leite frio na Térmica _ Dahi um pouco vieram as americanas para nos distribuir roupas de inverno: calça – camisa – field jaket. (o que mais preciso é de galochas) ___ Ás 11,15 almoço – o Cel M. Torres estava Jura deu minhas cartas pª levar. Não vieram me buscar pª o almoço brasileiro (fiquei triste – estou morta de saudades do menu). Marquei algumas peças e as 14hs,00 entrei em serviço até 20hs,00 23,00 na O.R. O portador italiano veio trazer o Christo e levou o q. pediu (sabão etc). Pouco serviço – só depois do jantar 18hs foi que iniciaram 1 grde operação na qual me instrumentei e que só terminou ás 23,00 +- _ já passava do meu horario – dobrei e já era hora do Mess – aproveitei e fui – Só as 24hs foi que deitei-me muito resfriada

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

17-11-44-6ª-feira–16th Pistóia:- Não fui ao breakfast. Tony tinha café com leite frio na térmica _ Daí um pouco, vieram as americanas para nos distribuir roupas de inverno: Calça – camisa–field jaket(o que mais preciso é de galochas)._ Às 11,15’ almoço – o Cel M. Torres estava. Jura deu minhas cartas para levar. Não vieram me buscar para o almoço brasileiro (fiquei triste – estou morta de saudades do menu). Marquei algumas peças e às 14hs,00, entrei em serviço até 20hs,00 na O.R. O portador italiano veio trazer o Cristo e levou o que pediu: sabão etc.

Pouco serviço. Só depois do jantar 18hs,00 foi que iniciaram uma grande operação para a qual me instrumentei e, que só terminou às 23hs,00, mais ou menos _ já passava do meu horário – dobrei e já era hora do Mess – aproveitei e fui. Só às 24hs,00 foi que deitei-me, muito resfriada......


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário