domingo, 1 de novembro de 2020

1º DE NOVEMBRO DE 1944

 

Nossa Senhora de Monte Serrat

PÁGINA 158

1º Novembro Dia de “Todos os Santos” – 4ªfeira 38P. – Não fui ao Break. fiquei na cama até 11hs _ Faz frio- chove – para faz sol – lama – Dia de Todos os Santos – Ouve-se os sinos da Catedral de Pizza – Os aviões roncam baixinho nos ceos densos de chuva, o dia todo_ De vez em qdo ouve-se o estouro de minas – Fui almoçar e trouxe sandwiche pª Helena; ela trouxe café pª mim de manhã _ Fui falar c/ Mj. Ernestino – paguei-lhe as 500 lrs dei-lhe 1 porta retrato pª filha dele; pedi-lhe q. entregasse ao Cel M.P. as 2.000 lrs q. ele me emprestou, junto a um recado_ Hoje aniversario Bertha – Encomendamos flores e 1 bôlo e até 15hs, nada _ Providenciei manteiga e pão pª sandwiche _ Helena e Iole (1 brasileira italiana = Iole Francesconi – Via Sarzanese nº 74 – S. Anna Lucca) que veio trazer lindas flores pª B. está ajudando a preparar a mesa _ Berta feito creança está com a cama toda branca e vae colocando os presentes _ parece minha sogra _Cumprimentei Dr. Godofredo Freitas q. tbem faz anos hoje _ Fui á Igreja e pedi a Deus por mim e por todos q. me fazem mal e bem _ Li fervorosamente a prece de N.S.Montesserrate” – No caminho

 


PÁGINA 159

encontrei Dr. G.F e W.Santos querendo 200 lrs pª 1 festa aos americanos – ando triste e não sei o q. fazer – a minha vontade é deixar tudo isto q. não vale nada e não merece nada _ Tambem vi o Tte Amaro (amigo Braz) q. vinha num gip com flores pª Berta. Entrei em serv. na O. R. ás 15hs aparelhos gessados etc. serv.  americanos. Nossos nada. Chove sempre- A nossa tenda esteve sempre repleta de gente hoje _ entra e sae _ oficiaes americanos e brasileiros inclusive o Exmo. Gel Boanerges Lopes do supremo Tribunal, que deixou seu autografo em meu livro – Carmita e Cid tambem  vieram tomar 1 serveja com Berta – ela está contente – ganhou lindas flores e belos presentes. Tambem houve shochs de namorados! As 18hs jantar – Dr. Estelita Lins também esteve aqui; vae ficar em Livorno. Preparei mesas porq. de repente entrou um grupo de feridos americanos. Paguei Carmita 2.000 lrs e fiquei devendo 2.000. O sargento Octaviano me deu meus cartões postaes pª Natal. Nada que fazer e não tenho coragem pª escrever cartas. Comecei 1 para o mano Berto e tive q. parar porq. chegou ferido _ As 23hs,00 mess e depois tenda

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

1º de 11 de 44–4ªfeira-Pisa:– Helena trouxe café para mim. Fiquei na cama até 11hs.

Faz frio- chove- para- faz sól- lama.

DIA DE TODOS OS SANTOS

Ouvem-se o bimbalhar dis sinos da catedral. Os aviões roncam, baixinhos nos céus densos de chuva, o dia todo. De vez enquanto ouvem-se os estouros de minas. Fui almoçar e trouxe sandwiches para Helena. Fui falar com major Ernestino: paguei-lhe as 500 lrs. e dei-lhe um porta-retrato que havia comprado para a filha dele. Pedi-lhe que entregasse por favor, ao Cel. M. Porto, as 2.000 liras, junto a um recado. Hoje

ANIVERSÁRIO DE BERTA E DE DR. GODOFREDO

Encomendamos flores e um bolo e até 15hs nada. Providenciei manteiga, pão para sandwiche. Helena e Yole Francesconi (uma brasileira- filha de italiano, residente na Via Sarzanese, 74–S.Anna Lucca), que veio trazer lindas flores, está ajudando a preparar a mesa. Berta (feito criança), está com a cama toda branca e vai colocando os presentes (parece minha sogrinha). Cumprimentei Dr. Godofredo que também faz anos hoje. Fui à Igreja e pedi a Deus por mim e por todos, que fazem mal e bem. Li fervorosamente a prece de “N.S.Montesserrate”. No caminho encontrei Dr. G. Freitas e W.Santos querendo 200 liras para uma festa de cordialidade que vão oferecer aos americanos. Ando triste e não sei o que fazer. A minha vontade é deixar tudo isto, que não vale nada e não merece nada.

Também vi o Tem. Amaro que vinha num jeep, com flores para Berta.

Entrei em serviço às 15hs. -Aparelhos gessados etc. Serviço só para os americanos. Chove sempre.

A nossa tenda repleta de gente- entra e sai - oficiais americanos e brasileiros, inclusive o Exmo. Sr. Gel. Boanerges Lopes (do Supremo Tribunal Militar), que nos honrou com sua visita e, deixou seu autógrafo em meu livro. Carmita e Dr. Cid também  vieram tomar uma cerveja. Paguei-lhe 2.000 liras, restam outro tanto.

 Berta está contente. Ganhou lindas flores e belos e preciosos presentes. Também houve shochs de .........! Às 18hs jantar. Major Dr. Estelita Lins também esteve aqui; vai ficar em Livorno.

Preparei mais mesas porque de repente entrou um grupo de feridos americanos. O sargento Octaviano, me deu uns cartões postais, para Natal. -Nada que fazer e não tenho coragem para escrever. Comecei uma carta para o mano Berto (Adalberto), e tive que parar porque chegou ferido. Às 23hs Mess. Depois tenda..............................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário