domingo, 15 de novembro de 2020

15 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Mapa de localização da cidade de Pistóia

PÁGINA 183

15-11-44-4ª feira – Pistoia:- Não fui ao Break – só a Bertha se levantou – tudo nosso molhado – O meu saco de roupa q. ficou na outra tenda ensopado – Diversas tendas caíram – foi um caso sério! Estou alarmada com a minha bagagem – está enorme e não sei como reduzi-la (tudo é de utilidade) Depois do almoço que estava quentinho (comi tudo) fomos á tenda do Mj.verificar o resto de salvamento do 38th meu nada – assim mesmo ganhei 1 camisa lã em meia verde e 2 toalhas imundas e pingando!!! Ás 14hs,00 entrei em serviço na O.R. até 20hs,00 – chove sempre. Os americanos fizeram 1 bela operação de craneo num brasileiro – Depois os nossos médicos operaram 3 brasileiros _ Ás 18hs,30 jantar. Voltei nada q. fazer – escrevi; ás 20hs chegou Jura, mostrei-lhe a O. R. e saí. Durante o dia houve alarme aéreo e ouvia-se o silvo das bombas – Á noite choveu muito – Graças á Deus dormi de noite __ Hoje foi o dia da Proclamação Republica-

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

15-11-44-4ªfeira-16th.Pistóia:- Daia da proclamação da República no Brasil. Não fui ao breakfast– só a Bertha se levantou – Tudo nosso molhado. O meu saco de roupa, que ficou na outra tenda, ensopado– Diversas tendas caíram– foi um caso sério! Estou alarmada com a minha bagagem– está enorme e não sei como reduzi-la mais (tudo é de utilidade)-Depois do almoço que estava quentinho (comi tudo), fomos à tenda do Maj.,verificar o resto do salvamento do 38th.; meu, nada– assim mesmo ganhei uma camisa de malha de lã verde e duas toalhas imundas e pingando!!!

Às 14hs,00 entrei em serviço na O.R. até 20hs,00– chove sempre. Os americanos fizeram uma bela operação de crâneo num brasileiro– Depois os nossos médicos operaram três brasileiros- Às 18hs,30’ jantar. Voltei nada que fazer – escrevi. Às 20hs,00 chegou Jura, mostrei-lhe a “O.R.” e saí.

Durante o dia houve alarme aéreo e ouvia-se o silvo das bombas. À noite choveu muito – Graças à Deus dormi de noite.............................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário