sábado, 7 de novembro de 2020

08 DE NOVEMBRO DE 1944


O capitão Weiss e um capelão observam a cidade de Florença, Itália, a Catedral de Florença ou a Basílica di Santa Maria del Fiore e o Palazzo Vecchio. "Da esquerda para a direita: Florence - W. Padre Phinney (?)". Florença, Itália. 1944-45
Fonte: https://www.ww2online.org/image/captain-weiss-and-chaplain-overlook-city-florence-italy


 PÁGINA 174

8-11-44-4ª feira: Florence – 24th G. Hospital: Ás 6,15 breakfast e ás 7hs a chief Nurse e assistente nos distribuíram pelas enfermarias _ Eu, Bertha e Miss Mc Mahon (38th) para E.4X e Miss Basco do 24th (muito parecida com Alpha, porem




PÁGINA 175

não bonita) fez a divisão dos doentes: eu de 1 a 14 americanos e Bertha de 15 a 28 – cirurgia operados – Tem dois pacientes portugueses _ muitos deles sem pé, perna, mão, braço – globo ocular _ queimadura etc. Quase todos com aparelhos gessados. O nosso horario foi de 7 as 15hs – Fizemos serviço rudimentar e muita faxina. As 11,30’ almoço – As 15,00 saimos- no caminho encontrei Mj. Ernestino – Dr. Contreiras e Tony q. iam pª a cidade. Não quis ir _ Lavei cabeça – banho ajeitei cabelo – mudei uniforme e pronto hora do jantar – 17,30 – desci – jantei e na volta fômos eu e B. visitar 1 Tte. brasileiro (com 1 perturbação  de figado) Depois procurei Tony pª dar lhe 1 recado de Miss Simmons e ahi Virginia me entregou 1 presente do Mj. pª mim e outro Bertha. Agóra 19,30 faço estes assentamentos na Sala visitas __ Depois encontrei Miss Simons q. me entregou 1 mala mão q. havia encomendado por 1.150 liras _ Na minha cama estavam sentadas conversando 2 bôas nurses americanas do 38th). Escrevi 3 postaes Natal = Enio – Almir – Zuleika e irmão _ Quando já deitada Elza M. Souto me trouxe 1 carta da mana Arminda dizendo q.: não tem noticias de Papae desde 7 agôsto o q. vem confirmar seu falecimento – Nem quero pensar nisto e não sei como vou sentir qdo voltar e não o encontrar _ Fiz minhas preces e tentei dormir.


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

 1º DIA DE TRABALHO DO 24TH.GENERAL HOSPITAL

8-11-44-4ªfeira- 24th Gal. Hospital- Florença: Às 7,00hs a chief nurse e sua assistente, nos distribuíram pelas enfermarias. Eu, Berta e Miss Mc Mahon do(38th), para E4X – Enfermaria de Cirurgia-Operados e Miss Basco do (24th), (muito parecida com a mana Alpha, porém não bonita), fez a divisão dos feridos: eu, os leitos de 1 a 14 (americanos) e Berta de 15 a 28. – Tem dois pacientes portugueses. Muitos deles, sem: pé, perna, mão, braço, globo ocular, queimadura, etc. Quase todos com aparelhos gessados. O nosso horário foi de 7 às 15hs. Fizemos serviço rudimentar e muita faxina. Às 11,30’ almoço. Às 15hs saímos.

No caminho encontrei Major Ernestino, Dr. Contreiras e Tony, que iam para a cidade. Não quis ir. Após o jantar, fomos eu e Berta visitar um tenente brasileiro (com uma perturbação hepática). Depois, procurei Tony para dar-lhe um recado de Miss Simons e aí, Virgínia me entregou um presente do Major Ernestino para mim e outro para Berta (um lindinho porta-jóias, com floreado de mosaico), gostei muito, gratia. Às 19,30’ faço estes assentamentos na sala de visitas.

 Encontrei Miss Simons que me entregou uma mala de mão que havia encomendado. Na minha cama estavam sentadas conversando duas boas nurses do 38th. Escrevi três postais de Natal para: Enio, Almir, Zuleika e irmãos. Quando já deitada, Elza Miranda me trouxe uma carta da mana Arminda, dizendo que: não tem notícias de Papai desde 7 de Agosto, o que vem confirmar seu falecimento– nem quero pensar nisto e não sei como vou sentir, quando voltar e não o encontrar?!!! Fiz minhas preces e tentei dormir............

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário