sábado, 21 de novembro de 2020

21 DE NOVEMBRO DE 1944



Fortaleza de Santa Bárbara - Forte dos Médicis em Pistóia
https://it.wikipedia.org/wiki/Fortezza_Santa_Barbara#/media/File:Entrata_fortezza_santa_barbara_-_pistoia.JPG



PÁGINA 192

21-11-44-3ª feira – 16th Pistoia: Dormi mal a noite – resfriada – nervosa e com má circulação _ Não fui ao café _ Pouco antes do almoço recebi ordem pª me preparar para partir amanhã pª 1 hospital de frente o mais proximo _ creio q. é o Field Hospital em Porreta _ Apesar de já esperar qquer cousa me surpreendi com a proximidade de ordem _ Ás 11hs,30 almoço – depois fui ver minhas roupas na lavanderia, lá no alto – antigo forte dos Medicis – ruinas historicas – Na entrada o símbolo dos Medicis ao alto do portão celebre pelo seu estylo – resistência e tradicional

 


PÁGINA 193

- estava todo forçado – entramos eu e Helena e fômos subindo as escadas – via escrito o seguinte:

Ufficio

Viveri – Foraggi – Combustibili

e

Casermaggio

                        O ambiente recente humidade e máu cheiro_ as grades de ferro das prisões terríveis parecem dizer o q se passou ali _ La do alto – no mirante tem-se uma bela vista total da cidade. Descemos – falei com a lavadeira e paguei com rações _ e voltamos _ Bertha  de folga, resolveu arrumar a tenda começando por varrer o teto seco de lama antiga – cubrí tudo com cobertas e sai  com o Sgto Octaviano – passamos pela costureira – tudo atrasado e algumas peças sem tempo pª mexer – só ás 17hs poderá finalizar – Paguei-lhe tudo com rações etc e seguimos pª a cidade – comercio fechado até 15hs troquei os gorros – comprei + 1 lenço seda fantasia – 1 caxicól verde e 1 cinta liga setim azul (tudo por viveres e mais 70 liras), Pretendiamos ir ao cinema mas não teve luz _ Frio – voltamos _ a tenda já com bela aparencia – já vou sentindo o pesar de deixa-las – recebi + 1 cobertor (6) e 1 cama tripé pª levar _ Arrumei toda a bagagem e fui pª o banho chuveiro aqui o 1º dia – gostei

 


PÁGINA 194

muito _ tudo preparado com inteligência_ agua bem quente _ todo o conforto possível num acampamento. Ás 17,45 jantar – gostei – depois chegaram visitas para elas – Dei o postal grde Paquetá pª Bertha _ ela me deu o Duque Caxias – Vim pª O.R. escrever – pouco escrevi porq. acabei ajudando até 23hs,00 – muitos brasileiros feridos _ Fui ao Mess _ Fiz uma carta de despedida q. entreguei ao S. Maj. Med. Dr. E. Oliveira com o qual tivemos esclarecimentos _ Graças á Deus vou sair em bôa paz com todos ____ Á noite Octaviano trouxe as roupas da costureira – tudo caprichado, gostei, mas não sei si está bem.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

Designada para o Field Hospital

21-11-44-3ª feira–16th Pistóia:-Dormi mal à noite, resfriada, nervosa e com má circulação. Não fui ao café. Pouco antes do almoço recebi ordem para me preparar para partir amanhã para um hospital de frente, o mais avançado, creio que é o Field Hospital, em Porreta. Apesar de já esperar qualquer coisa, me surpreendi com a proximidade da ordem.

Às 11hs,30’ almoço – Depois fui ver minhas roupas, na lavanderia, lá no alto, antigo forte dos Médicis, ruínas históricas. Na entrada, o símbolo dos Médicis ao alto do portão, célebre pelo seu estilo, resistência e tradição. Estava todo forçado – entramos, eu e Helena e fomos subindo as escadas – havia escrito o seguinte:

Ufficio

Viveri – Foraggi – Combustibili

e

Casermaggio

         O ambiente recente humidade e mal cheiro. As grades de ferro das prisões terríveis, parecem dizer o que se passou ali. Lá do alto, no mirante tem-se uma bela vista total da cidade. Descemos. Falei com a lavadeira e paguei com rações e voltamos.

Bertha de folga, resolveu arrumar a tenda, começando por varrer o teto seco de lama antiga – cobri tudo com cobertores e saí com o Sgtº Otaviano. Passamos pela costureira, tudo atrasado e algumas peças sem tempo para mexer; só às 17hs,00 poderá finalizar. Paguei-lhe tudo com rações etc e seguimos para a cidade. Comercio fechado até 15hs,00. Troquei os gorros, comprei mais um lenço seda fantasia, um cachecol verde e uma cinta liga cetim azul (tudo por víveres e mais 70 liras). Pretendíamos ir ao cinema, mas não teve luz. Frio. Voltámos.

A tenda, já com bela aparência – já vou sentindo o pesar de deixá-las.

Recebi mais um cobertor (6) e uma cama tripé e máscara contra gases para levar. Arrumei toda a bagagem e fui para o banho chuveiro aqui, o primeiro dia; gostei muito _ tudo preparado com inteligência_ água bem quente _ todo o conforto possível num acampamento.

Às 17hs,45’ jantar – gostei. Depois chegaram visitas para as colegas. Dei o postal grande da Tenda de Paquetá para Bertha e ela me deu o Duque de Caxias. Fui para a O.R. escrever. Pouco escrevi, porque acabei ajudando até 23hs,00, muitos brasileiros feridos. Fui ao Mess. Fiz uma carta de despedida, que entreguei ao Sr. Major Chefe Dr. Ernestino de Oliveira, com o qual tivemos esclarecimentos. Graças à Deus vou sair em boa paz com todos. À noite o sgtº Otaviano trouxe as roupas da costureira – tudo caprichado, gostei, mas não sei se está bem. Última noite em Pistóia.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário