segunda-feira, 9 de novembro de 2020

09 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Bambino de bicicleta na Alameda que dá acesso ao 24th General Hospital em Florença

 PÁGINA 176

9-11-44- 5ª feira: Florence 24th G.H.- 6,30 Breakfast= Que vontade de deixar tudo isto! Já estou muito velha e cansada _ já fiz muito- preciso repousar longo tempo para me refazer _ A minha cabeça está ôca. 7 hs enfermaria _ horario de 7 as 11 e de 15 ás 19 hs Leitos de 1 a 26 _ muito trabalho – sinto cansaço – o meu coração bate forte – as veias estão dilatadas _ No dencanço de 12 ás 15hs tentei dormir mas não consegui – Veio a lavadeira com as roupas particulares – 109 liras (dei 50 lrs – comestíveis – cigaretes – fósforos e umas peças de roupa etc) – Tambem consegui com a cabelereira do salão, 1 lenço de linho branco trabalhado a mão no valor de 200 liras por 4 maços cigarros _ aqui já ha feridos brasileiros _ Ha doentes por todos os corredores – Soube que amanhã deverão seguir para o 16th Evac. Hosp.  8 colegas nossas: Olga – Virginia – Elita – Belem – Elza M Souto – Bertha, Novembrina e Celeste. Tirei as medidas pª Intendencia e dei à Virginia. Ás 11,30 almoço (não gostei) Ás 17,15 jantar = fiquei com vontade de comer + carne. Ás 19hs, deixei o serviço – Tomei 1 banho capacete – ajeitei minhas cousas – acendi 1 vela e pus-me a escrever – São

 




PÁGINA 177

21,15 (braços abertos_ penso na querida mana Aurêa) Cae forte chuva de granizo e parece q. vae varar as vidraças tal o barulho e intensidade_ Elza veio me trazer umas pedrinhas de gelo da chuva e eu tratei de come-las – São 21,15 e preciso dormir – Só muito tarde foi q. dormi porq. deixaram a luz acesa.

 

TRECHO DATILOGRADADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

9-11-44-5ª-feira-24th-Florence: - Que vontade de deixar tudo isto! Já estou muito velha e cansada: já fiz muito, preciso repousar longo tempo para me refazer. A minha cabeça está ôca.

Às 7hs na enfermaria- horário de 7 às 11 e de 15 às 19 hs. -Leitos de 1 a 26- muito trabalho –sinto cansaço– O meu coração bate forte – as veias estão dilatadas.

No dencanço de 12 às 15hs tentei dormir mas não consegui – veio a lavadeira com as roupas de uso particular, 109 liras (dei 50 lrs e comestíveis, cigarros, fósforos, umas peças de roupa, etc.). Também consegui com a cabelereira do Salão, um lenço de linho branco, trabalhado a mão, no valor de 200 liras (por 4 maços cigarros).

Aqui há feridos brasileiros. Há doentes por todos os corredores.

Soube que amanhã deverão seguir para o 16th. Evacuation Hospital, oito colegas: Olga, Virginia, Elita, Belém, Elza Miranda, Berta, Novembrina e Celeste. Tirei as medidas para a Intendencia e dei à Virginia.

Às 11,30’ almoço (não gostei). Às 17,15’ jantar (fiquei com vontade de comer mais carne). Às 19hs, deixei o serviço.

Tomei um banho de capacete. Ajeitei minhas coisas – acendi uma vela e me pus a escrever. – São 21,15- relógio de braços abertos (penso na querida mana Áurea). Cai forte chuva de granizo e parece que vai varar as vidraças, tal o barulho e intensidade. Elza veio me trazer umas pedrinhas de gelo da chuva e eu tratei de comê-las. São 21,50’ e preciso dencansar. Só muito tarde foi que dormi, porque estamos num longo corredor e deixaram a luz acesa bem no meu rosto .........................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário