quarta-feira, 18 de novembro de 2020

18 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Conjunto de enfermeiras brasileiras a bordo do navio Ernest Hind, chegando em Livorno.
Acervo do CDAPV
PÁGINA 186

18-11-44-Sabado – 16th Pistoia :- Graças a Deus estou de folga hoje o dia todo, parece mentira mas é o primeiro

PÁGINA 187

desde que cheguei no front _ Não fui ao café _ Dormi mal porq. não podia respirar pelo nariz, muito resfriada – Com muita preguiça me vesti para o almoço as 11hs,30 e depois qdo já estava pronta pª ir á cidade, recebi ordem para mudar da Ward 10 para a tenda brasileira – larguei tudo em desordem me atrasei e só ás 14hs,30 foi q. sai com o sgto Octaviano_ Passei na costureira Snra Chiara Agostini – Via Corso Humberto 18 provei os uniformes enormes pª reduzir – depois fui pª o posto de banho Via Cino 9. – Uma invasão de militares brasileiros na fila esperando – o meu numero 96 = imersão e chuveiro 20 lrs q. ele O  pagou. Foi otimo! Ha qto tempo não tomava 1 bom banho – fiquei toda a vida e ainda não fiquei limpa – só mais leve e mais magra – a banheira ficou preta – foi um custo para limpa-la – Cheguei  Lá falei com o Tte Ary Albott Romero _ Q.G.1ª D.I.E. da intendencia sobre estrela – bota natal e cartas _ Cheguei a tenda na hora para se preparar pª o jantar e lógo sair pª uma festa dos Americanos _ O General Willianson e seus oficiaes jantaram na nossa mesa – ele é idoso – grisalho – esbelto, alinhado – Só ás 20hs,00 foi que seguimos: eu H e B_ muito frio com 4 oficiaes americanos: 2 gips – plena escuridão Chegamos depois de passar por ruas estreitas misteriosas – subimos tantas escadas – Deixamos os agasalhos no serviço e entramos – as salas e salões repletos

 


PÁGINA 188

de americanos – italianos em trajes de festas _ Todos já sob a ação do alcool e do fumo e de outras excitações ...Ambiente empregnado de fumaça em fraca luz elétrica Fiquei nuã mesa com 2 italianas lindas (Leda e _ _), e 1 italiano – Berta e seu companheiro, eu e o meu distinto Capt. Dark F. Mc. Goveni – Os princip italianos do corpo diplomatico _ Dark é uma bela figura _ alinhado _ fino. Consegui os autografos da mesa do Gel Willianson Brig Tem USA _ chief nurse Capt Ella Leitghe – Robert. B. Thompson A.V.S. e colega Elza C. Medeiros. Evitei o mais q. poude os drinks e cigarretts_ Lógo d   Um dos oficiaes cambaleando entornou seu calice em mim pelas costas foi das cabeças ao assento _ mudei de lugar _ Todos eles são muito entusiasmado com as brasileiras imaginam só q. eles me acham bonita! por ahi vocês poderão calcular tanta bondade de visão e delicadeza! _ Passamos para o salão de show italiano – todos formaram 1 circulo e muitos acocorados no chão assistiam com prazer os diversos números _ canto _ critica _ bailados_ acrobacias _ musica etc _ Terminado veio a dança _ fugi _ Havia recebido muitas cartas e ainda não tivera tempo pª ler e não consegui porq., toda

 


PÁGINA 189

hora chegava um _ Dark perto de p mim, meio retraído porq. 1 nurse , (antiga friend ficou zangada). Não consegui café e quis voltar _ As 23hs,25 ele se prontificou a me trazer no gip _ ambos não sabiam o caminho – rodamos as cégas até q. 1 gip passou a nossa frente e seguimos certos _ Trouxe-me até a tenda q. nunca esteve tão desordenada _ mudança tudo em cima da cama e no chão humido! Conversamos um pouquinho e dei-lhe uns biscoitos – Trocamos os endereços e ficou de me visitar qdo  pudesse. Gostei muito dele e senti pena em não ser mais expansiva_ (ando triste – aborrecida e receiosa); sou sem graça. Assim q. saiu tratei de deitar-me e ler as cartas, já a meia noite – lógo chegaram as 2 colegas _ retratos meus postaes de A Noite e Paquetá _ cartas de Aurea 4 – Mercedes – Graça – Carlos 2 – Alpha (Heloisa  com hepistaxes = hemofilia? viva?) creio q. vou perder tambem esta querida sobrinha. Deus q. a proteja. Dormi.

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

Meu primeiro dia de folga

Chegada em Livorno de um Grupo de Colegas

18-11-44-Sábado–16th-Pistóia:- Graças a Deus estou de folga hoje, o dia todo, parece mentira, mas é o primeiro desde que cheguei no front!

E graças à valiosa colaboração da gentil colega: Jandyra Faria de Almeida, passarei a relatar a viagem do Grupo que partiu do Rio em 19-10, se reuniu com o de 29-10, pelo caminho e chegou em Livorno em 18-11 (maior número) e outro menor em 1º-12-44.

À 1 hora da manhã do dia 19-10-44, o grupo citado nesta data, seguiu do Rio de Janeiro, em avião até Natal, chegando no mesmo dia, às 16hs,30’ na Base Aérea Americana, vindo a reunir a este, o Grupo de 29-10-44, também citado nesta data e que aí chegou. Só à 1 hora da manhã do dia 31-10, partiram de Natal num só avião, chegando a Dakar às 12hs,00 do mesmo dia, onde pernoitaram. Às 8hs,00 do dia 1º de Novembro um grupo maior seguiu num avião com destino à CASABLANCA, sendo que uma hora após a segunda Turma de apenas duas colegas: Guilhermina e Accacia seguia a mesma rota, noutro avião, pois todas não cabiam num só. Ambos aterrissaram na Base Aérea de TINDAUF e chegaram em Casablanca no mesmo dia. No dia 3 de Novembro, prosseguiram em dois aviões. Num, as colegas seguintes: Accacia, Guilhermina, Lygia e Nilza. Noutro, a turma maior, com destino à NÁPOLES, tendo aterrizado em ORAN e ARGEL sendo que o que conduzia a colega: Zilda, teve que baixar em TUNIS, em virtude de um mal passageiro sentido por ela e que melhorou logo, após medicada. Todas chegaram em Nápoles, no mesmo dia 3, sem anormalidade.

No dia 15 do mesmo mês as seguintes colegas: Ondina, Haydée, Nice, Maria de lourdes Mercês, Gema, Jandyra Bessa de Meireles, Zilda, Alice, Elza F. Viana, Nicia, Arminda Célia Barroso, Guilhermina, Aracy, Accacia, Nilza, Lygia, Ilza, Virgínia Leite e Hilda Ribeiro, num total de 19, a bordo do navio “ERNEST HINDS”, deixaram o porto de Nápoles e chegaram em LIVORNO em 18-11-44 e se apresentaram no mesmo dia ao 7TH. STATION HOSPITAL.

Depois chegou Amarina Franco Moura, em Livorno, no dia 1º de Dezembro, por via terrestre, num transporte mais rápido do que o grupo das seguintes colegas: Olympia, França, Mathilde, Lindáurea e Jandyra Faria de Almeida, que saiu de Nápoles no dia primeiro, por via terrestre também, tendo pernoitado em ROMA, e chegado em Livorno no dia 2 de Dezembro e se apresentando à 3 do mesmo mês. Amarina se apresentou no dia dois.

Voltando ao meu Diário

Meu dia de folga- Não fui ao café. Dormi mal, porque não podia respirar pelo nariz, muito resfriada. Com muita preguiça me vesti para o almoço às 11hs,30’ e, depois quando já estava pronta para ir à cidade, recebi ordem para mudar da Ward 10 para a tenda brasileira – larguei tudo em desordem, me atrasei e só às 14hs,30’, foi que sai com o sgtº Otaviano. Passei na costureira Snra. Chiara Agostini – Via Corso Humberto, 18; provei os uniformes enormes para reduzir. Depois fui para o posto de Banho, Via Cino, 9.  Uma invasão de militares brasileiros na fila esperando. O meu número 96 - imersão e chuveiro- 20 lrs. Foi ótimo! Há quanto tempo não tomava um bom banho; fiquei toda a vida e ainda não fiquei limpa, só mais leve e mais magra. A banheira ficou preta; foi um custo para limpá-la mais ou menos, senti até vergonha. Lá falei com o Tte. Ary Abbott Romero “Q.G.” 1ª D.I.E., da Intendência, sobre estrela, bota-natal e cartas. Cheguei à tenda na hora para me preparar para o jantar e logo sair para uma festa dos americanos. O general Willianson e seus oficiais, jantaram na nossa mesa – ele é idoso – grisalho – esbelto, alinhado. Só às 20hs,00 foi que seguimos: eu Helena e Bertha, com 4 oficiais. Muito frio. Em dois jeeps, em plena escuridão do blackout. Chegamos, depois de passar por ruas estreitas, misteriosas – subimos tantas escadas– Deixamos os agasalhos no serviço e entramos. As salas e salões, repletos de americanos – italianos, em trajes de festa. Todos já sob a ação do álcool e do fumo e de outras excitações ...Ambiente empregnado de fumaça, em fraca luz elétrica. Fiquei numa mesa com duas lindas italianas: Linda e ..... e um italiano. Bertha noutra com um oficial. Eu, com um distinto Capt. Dark F. Mc. Govern. É uma bela figura, alinhado, fino. Os principais italianos do Corpo Diplomático. Consegui os autógrafos da mesa do Gal. Willianson Brig. Tem. U.S.A. Chief nurse: Ella Leitghe – Robert. B. Thompson (A.V.S.) e colega Elza C. Medeiros. Evitei o mais que pude, os drinks e cigarretes. Um dos oficiais, cambaleando, entornou seu cálice, em mim, pelas costas: foi dos cabelos ao assento. Mudei de lugar. Todos eles são muito entusiasmado com as brasileiras; imaginam só q. eles me acham bonita! Por aí, vocês poderão calcular em que estado estavam, com tanta bondade e delicadeza!- Passamos para o salão de show italiano. Todos formaram um círculo e muitos acocorados no chão, assistiam com prazer os diversos números: canto, crítica, bailado, acrobacias, música, etc. Terminado, veio a dança. Fugí. Havia recebido muitas cartas e ainda não tivera tempo para ler e, não consegui porque, toda hora chegava um. Dark perto de mim, meio retraído, porque uma nurse, (antiga friend, ficou zangada). Não consegui café e quis voltar. Às 23hs,25’ ele se prontificou a me trazer no jeep. Ambos não sabíamos o caminho – rodamos às cegas até que um jeep passou a nossa frente e seguimos certos. Trouxe-me até a tenda, que deixei tão desordenada _ mudança, tudo em cima da cama e no chão úmido! Conversamos um pouquinho, trocamos endereços e ficou de me visitar, quando pudesse, pura ilusão numa guerra. Gostei muito dele e senti pena em não ser mais expansiva (ando triste, aborrecida e receiosa), sou muito sem graça. Disse-me (se não me engano), que não via a hora de ser ferido, perder até uma perna, só para poder voltar ao seu lar querido, onde deixara esposa e tinha um filhinho que só conhecia pela fotografia. Animei-o dizendo que muito breve haveria de vê-los, sem ser preciso perder uma perna, tivesse fé em Deus! Assim que saiu, tratei de deitar-me e ler as cartas. Meia noite, chegaram as colegas. Quatro cartas de Aurea, Mercedes, Graça, Carlos (2), Alpha, com retratos meus, postais de “A Noite” e “Paquetá”.(Heloisa  com hepistaxes - hemofilia? viva?), creio que vou perder também esta querida sobrinha. Deus que a proteja. Dormi....


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário