sexta-feira, 13 de novembro de 2020

13 DE NOVEMBRO DE 1944

Placa em homenagem aos expedicionários da cidade de Salesópolis onde lemos o nome de Paulo Fatigatti de Morais (15ª nome) citado por Altamira em seu diário no dia 13 de Novembro.
 

PÁGINA 180

13-11-44-2ª feira – Pistoia 16th Evac. Hos. Não fui ao café _ mas as 8hs tive q. me levantar _ porq. Bertha disse q havia reunião_ Vesti-me e procurei saber onde  _ nada não houve nada – aproveitei e resolvi ir á cidade _ de posse da permissão por 3 horas saímos: eu. Bertha e Helena – fomos parando por toda a casa comercial e bancas nas ruas: pouco comercio e muita miseria _ (deixei saparados na Casa Ottavio Oringes – Via Orafi 34, 2 bonesinhos de Veludo marron por 160 lrs, ou cig. (pª Pedro e Paulo); devo voltar á tarde ou amanhã se for possivel) Helena gostou muito de 1 pulseira –

 


PÁGINA 181

Bertha compros fantasias e lenços e echarpes – eu comprei: 2 pratinhos metal cinzeiro 50 lrs, tomamos 1 drink – postaes natal, mapa Italia, Historia Pistoia_ na volta encontramos os tres brasileiros num gip: José Sardel 6º RT. 6ª Cia 2º bat. Cabo 1207, Hometeiro Fernandes de Queiroz 2º sgt. E Paulo Fatigathi de Moraes 2º sgt.; estes nos levaram a ver a cidade e na volta compramos castanhas cosidas e assadas e chegamos ao hospital ás 12hs,15 – fomos almoçar _ falei com Olga, vae ser evacuada, contou-me tudo q. falou ao Cel M.Porto _ fiquei de escrever 1 carta e mandar 1 volume para Nenê mas, com surpresa, enqto repousava 1 pouco veio a ordem sem + menos _ só tive tempo de mandar abrir a ambulância pª dar-lhe um abraço pois já ia indo – fiquei triste diante de tanto aborrecimento e incoerencia _ as colegas quase todas já se mudaram para as tendas; eu H. e Ber ficámos – iremos amanhã – tomei 1 banho bacia – stufa apagada – tudo frio _ preparei minha cama Klondike

  


PÁGINA 182

porq causa do frio – chove – lama – escuridão – fui jantar atrasada – sem relógio – q. tristeza _ ás 19,30 serv. O.R. – soube q. operaram muito durante o dia e agóra ainda estão; entrou um ferido brasileiro tudo pronto – equipe minha – escrevo estas notas enqto resolvem tudo. Escrevi pª Nene e D. Laiys que Olga levará pª mim caso consiga entregar-lhes no 7º Station amanhã. 24hs vou dormir enqto  não ha + nada. As 23hs,30 no Mess 1 Tte americano embriagado me deu todos os doces que tinha. Cheguei na Ward 10 ás 1hs,30-

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

13-11-44-2ª-feira–Pistóia-16th Evac.HosP:. Não fui tomar café, mas às 8hs tive que me levantar porque Bertha disse que havia reunião- Vesti-me e procurei saber onde- nada- não houve nada– Aproveitei e resolvi ir à cidade: de posse da permissão, por 3 horas, saímos: eu, Bertha e Helena. Fomos parando por toda a casa comercial e bancas, nas ruas: pouco comércio e muita miséria- Helena gostou muito de uma pulseira–Bertha comprou fantasias, lenços e echarpes e eu, comprei: dois pratinhos de metal (cinzeiros). Tomamos um drink. Comprei postais natal, mapa da Itália, História de Pistóia. Na volta encontramos os três brasileiros num jeep: José Sardel 6º R.I.-6ª Cia. 2º Bat. cabo 1207, Hometeiro Fernandes de Queiroz 2º sagt. e Paulo Fatigatti de Moraes, 2º sargt.; estes nos levaram a ver a cidade e na volta, compramos castanhas cozidas e assadas e, chegamos ao hospital às 12hs,15’– Fômos almoçar.

Falei com Olga, vai ser evacuada, contou-me tudo, que falou ao Cel M.Porto- fiquei de escrever uma carta e mandar um volume para Nenê mas, com surpresa, enquanto repousava um pouco, veio a ordem, sem mais nem menos: só tive tempo de sair correndo, mandar abrir a ambulância para dar-lhe um abraço, pois já ia indo- Fiquei triste, diante de tanto aborrecimento e incoerência.

As colegas, quase todas já se mudaram para as tendas; eu, Helena e Bertha ficamos – iremos amanhã. Tomei um banho de bacia– stufa apagada– tudo frio- preparei minha cama de Klondike, por causa do frio– chove– lama – escuridão– fui jantar atrasada, sem relógio, que tristeza...

Às 19,30’ serviço O.R.:– soube que operaram muito durante o dia e agora ainda estão; entrou um ferido brasileiro. Tudo pronto– equipe minha. Escrevo estas notas enquanto resolvem tudo. Escrevi para Nenê e D. Laiys, que Olga levará para mim, caso consiga entregar-las no 7th. Station Hospital amanhã. Às 23hs,30’ no Mess: um tenente americano, embriagado me deu todos os doces que tinha (não sabia o que estava fazendo...) Cheguei na Ward 10 às 1hs,30! .......................................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário