sábado, 14 de novembro de 2020

14 DE NOVEMBRO DE 1944

 

16th Evacuation Hospital em Pistóia - Novembro de 1944
Acervo do CDAPV

PÁGINA 182

14-11-44-3ª feira-16th Pistoia:- Não fui ao breakfast. Tinha café e B. trouxe panqueca para nós, eu e H. Fiquei na cama até 10hs +-; quando tomava 1 b. chegaram as 3 colegas que estavam doentes em Florença. Jura, Elza C. Medeiros e Carmem Bebiano – Acomodaram-se e fômos almoçar _ Depois falei c/ o Mj. E. sobre 1 caderno de notas de operações o q. ele traçou _ Vim pª a Ward; as meninas resolveram ir lógo pª suas tendas. Be E.M foram ao 38th Ev. e Tony foi à Florença – Helena trabalha – Estou só – procuro reduzir minha bagagem _ Ouve-se o bombardeiro surdo- muita lama  e chove muito. As 17,40 jantar; já muito escuro _ Agóra faço esses assentamentos. Deixei meu tinteiro e agóra só encontro esta tinta péssima. As 19hs,15 chegou o Capt. Martins (do 10º andar Q.G. serviço americano) – falei tudo com ele e entreguei-lhe as cartas para levar

 


PÁGINA 183

a Olga (caso seja possível). Ás 19hs,30 serviço na O.R. até 23hs,30 chove muito e frio e lama – Só fizeram uma pequena operação. Ás 23hs,00 Mess. Depois fui para minha tenda (Ward 10). Passamos uma noite terrível _ tudo alagado _ frio, Vento e barulho _ Bombardeio etc. uma cousa horrorosa!

 

14-11-44-16th.Pistoia-3ª feira:- Não fui ao breakfast. Tinha café e Bertha trouxe panqueca para nós, eu e Helena. Fiquei na cama até 10hs mais ou menos; quando tomava um banho, chegaram as três colegas que estavam doentes baixadas em Florença: Jura, Elza C. Medeiros e Carmem Bebiano. Acomodaram-se e fomos almoçar.

Depois, falei com o Maj. chefe Dr.Ernestino, sobre um caderno de notas de operações, o que ele traçou a primeira página.

Vim para a Ward; as meninas resolveram ir logo para suas tendas. Bertha e E.M. foram ao 38th Evac.e Tony foi à Florença. Helena trabalha. Estou só– procuro reduzir minha bagagem- Ouve-se o bombardeiro surdo. Muita lama e chove muito. Às 17hs,40’ jantar, já muito escuro.

Agóra faço esses assentamentos. Às 19hs,15’ chegou o Cap. Martins (do 10º andar Q.G. serviço americano), falei com ele e entreguei-lhe as cartas para levar a Olga (caso seja possível). Ás 19hs,30 serviço na O.R. até 23hs,30’. Chove muito, frio e lama. Só fizeram uma pequena operação. Às 23hs,00 Mess. Depois fui para Ward 10. Passamos uma noite terrível - tudo alagado - frio, vento e barulho - Bombardeio etc. uma coisa horrorosa!.....................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário