segunda-feira, 23 de novembro de 2020

23 DE NOVEMBRO DE 1944

 

Altamira (braço á direita) auxiliando na Sala de Operações  do 32nd Field Hospital em Valdibura
Acervo do CDAPV

PÁGINA 196

23-11-44- 5ª feira Field Hospital – Valdiburra (Porreta): Levantamo-nos as 7hs atrasadas pª o breakfast – Descemos correndo – uniforme sobre o pijama – Desde de Pizza q. só uso lã e calça comprida – Oper Após o café subi lógo – Operaram a noite inteira Jura desceu pª o B e foi dormir – A sala numa desordem

 


PÁGINA 197

horrivel – terminado 1 gessado e preparando o nosso ferido pª grde intervenção – foi uma dificuldade preparar tudo – falta material – espaço e urgencia do caso: tórax – abdomem – bala – fratura perna e outros c. ext. Instrumentei e aguentei firme c/ 1 vontade de ir á Yvone _ Chegou o Cel M P. todo alinhado e ficou observando – tudo corria bem e quase no fim – só faltava a fratura o paciente faleceu as 12hs,10 – ficamos todos tristissimos e vi q. meus olhos choravam: era o sold. José Serafim do 1º R.I Sampaio (de côr). Almoço hoje só as 15hs dia de festa pª os americanos. Tudo usado e contaminado – Tratei logo de preparar todo o material  e só as 19hs +- foi que terminei e vim sentar-me pª escrever tudo desde hontem a hora da partida – O almoço foi de arromba: perú-recheiado – petit-pois, batata inglesa – molho – legumes – dôce cerejas etc – café 2 bolinhos – na mesa ainda tinha – balas – manteiga – azeitonas _ nozes – Tórta etc: francamente não dei conta do recado – era demais. Todas contentes! Durante o dia o edificio tremeu (bombas – minas?) Ás 17hs o céu todo rubro – lindo, interessante – nos chamou a atenção a mim e a Carmem q. muito me ajudou

 

PÁGINA 198

era o entardecer e lógo escureceu _ Fecharam-se as janelas e completo black-aut. Dr. Godofredo esteve redigindo um elogio a todos do grupo _ Ouvimos o Radio – programa americano _ Os americanos escrevem sempre: Cartas e + cartas – O sistema aqui é o mesmo de bandejas – mesa etc – cigaretes _ Cada vez tudo vae ficando mais escasso e + simplificado apesar de os casos serem sempre graves (geralmente só operam casos de tórax e abdomem que não podem esperar, dado a gravidade e urgencia) é uma correria e dura longas horas. Poucos se salvam. Escrevi pª M.P Tudo O.K fui deitar-me com a condição de me chamarem caso haja + operação – 22hs,50 – Subi sosinho a estrada de breu e lama sobre o contínuo troar do front. No quarto nem agua para escovar os dentes _ deitei assim mesmo _ Tósse –

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

32nd FIELD HOSPITAL

(B-PLATOON)

(A.P.O. 464)

REGIÃO DE VALDIBURA - PORRETA

23-11-44-5ªfeira- Levantamo-nos às 7hs,00 atrasadas para o breakfast. Descemos correndo. Uniforme sobre o pijama. Desde Pisa que só uso lã e calça comprida. Após o café subi logo.

Operaram a noite inteira. Jura desceu para o café e foi dormir. A sala numa desordem horrível. Terminado um gessado e preparando o nosso ferido para grande intervenção. Foi uma dificuldade preparar tudo– falta material– espaço e urgência do caso: tórax, abdômen, balas, fratura membro inferior e outros corpos estranhos. Instrumentei e aguentei firme, com uma vontade de .............. Chegou o Cel. M. Porto, todo alinhado e ficou observando. Tudo corria bem e, quase no fim, só faltava a fratura, o paciente faleceu às 12hs,10’ – ficamos todos tristíssimos e senti que meus olhos choravam...era o soldado: José Serafim, do 1º R.I Sampaio (de cor). Comecei mal. Todos os nossos esforços foram inúteis e perdidos...

Almoço hoje, só às 15hs,00- dia de festa para os americanos.

Tudo usado e contaminado. Tratei logo de preparar o material e só às 19hs,00 mais ou menos, foi que terminei e vim sentar-me para escrever tudo, desde ontem a hora da partida.

O almoço foi de arromba: peru recheado, petit-pois, batata inglesa – molho – legumes – doce cerejas etc, café- bolinhos. Tudo misturado à vontade. Na mesa ainda tinha: balas, manteiga, azeitonas, nozes, torta etc. Francamente não dei conta do recado– era demais. Todas contentes!

Durante o dia, o edifício tremeu (bombas– minas explosões?).

Às 17hs,00, o céu tornou-se todo rubro– lindo, interessante– nos chamou a atenção, a mim e a Carminha, que muito me ajudou. Era o entardecer e logo escureceu. Fecharam-se as janelas, e completo black-out.

Dr. Godofredo esteve redigindo um elogio a todos do grupo. Ouvimos o rádio: programa americano. Os americanos escrevem sempre: cartas e mais cartas.

O sistema aqui é o mesmo de bandejas – mesa, etc. cigarretes. Cada vez tudo vai ficando mais escasso e mais simplificado, apesar de os casos serem ao contrário, sempre mais graves. Geralmente só operam casos de tórax, abdômen, amputações, rupturas de grandes vasos, que não podem esperar, dado a gravidade e urgência. É uma correria e duram longas horas, 5,6. Poucos se salvam. Escrevi para ..

Tudo O.K., fui deitar-me, com a condição de me chamarem, caso haja mais operação. 22hs,50’ – Subi sozinha a estrada de breu e lama, sobre o contínuo troar no front. No quarto, nem agua para escovar os dentes. Deitei-me assim mesmo. Tosse.............................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário