quinta-feira, 3 de setembro de 2020

03 DE SETEMBRO DE 1944

Enfermeira usando capacete para lavar as mãos
(Acervo do CD II Guerra APV)
 

PÁGINA 53

3-9-44-Domingo – 38th S. Luce Levantei-me ás 6hs,30- fui ao café e as 7hs voltei para a cama as 8hs. O vento continua – não se póde fazer nada. Berta dá o contra porq. não pode dormir – óra são os italianos – ora o sargento procurando cobertores – ora o scientista americano pesquisando a mosca da febre_ Há muitas nas en-

 

PÁGINA 54

-fermarias durante a tarde e á noite, com a luz eletrica, e o mato q. cresce. Elas são minusculas e picam céleres, deixando 1 dor profunda, mas não marcam conforme pensam. Passando o repelente “Scaf”, nas pernas e braços, não é tanto. Houve missa catolica e protestante. Tenho horario de 13 ás 19hs na O.R.=S.O. Vou levar roupa para passar e o caderno para escrever, caso não haja nada e com licença da chief Shipp. As italianas lavam e passam mal as roupas; cobram caro e vivem aborrecendo a gete com uvas_óvos-pêcegos, scarpetos= sapatos, lenços=fasoletos, bianchere, sapone, cigarrets, o diabo! Continúo com urticária nas pálpebras, por causa da alimentação mixta =italiana e americana. Que fazer, não posso deixar de me alimentar; quando consigo engulir o que não gósto. Tambem disfórro nos tomates, pures de batatas, massas, uvas e pecegos qdo posso. O sal não salga e o assucar não adoça. Sinto muita falta de agua, do café arroz e feijão brasileiros. Ás 12hs,00 almoço – Depois arrumei minha cama de outro módo pôrq. tive que devolver 2 cobertores, fiquei com 3. Ás 13hs,00 entrei em serviço _ nada q. fazer _ 2 doentes americanos que apresentavam luxação na perna e o outro na mão, foram visto pelo major médico e aplicadas as compressões por ataduras pelo enfermeiro. A nurse lavou a cabeça, fez cachinhos e ondas – os enfermeiros americanos escrevem cartas – Eu faço me diário atrazado. -Outro passa roupa – Fui buscar 1 pijama e 1 vestido e aproveitei o ferro – é dificil de passar este tecido – As 16hs,00 preparamos luvas. Está quente_ passou o vento _ Tomei agua gelada_ Estão ligando o ventilador. A S.O. tem a forma de 1 cruz +

 

PÁGINA 55

Um brasileiro nos disse que algumas Cias nossas já entraram em combate: morreu 1 e captaram 60 +- alemães (sic.) _ a minha pele esta horrivel – Comprei uns preparados americanos e estou fazendo uso – parece melhor_ As enfermarias americanas estão repletas de feridos: muitas fraturas e aparelhos gessados _ Já escrevi que fazemos parte do 5º Exército Americano sob o comando geral do Gel. Clark. Tenho esperanças de ir a França, apesar de todos os aborrecimentos, entre colegas e má orientação de serviço. Têm horas q. a vontade é voltar para o Brasil. Escrevi 1 carta para Aida. Ganhei hoje o capacete que para nós tem multiplas aplicações = banheiro – lavar roupa e, proteção. Graças á Deus pois estava usando 1 pequena cuba de rim! verdadeiro milagre.

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

3-9-44-Domingo-38th.-S.L.:- Muito cedo de pé; mas o vento continua, não se pode fazer nada. Bertha dá o contra porque não pode dormir (chegou a vez dela). Ora, são os italianos – ora o sargento procurando os cobertores (tivemos que devolver 2 e fazer a cama de outro modo).ora o cientista americano, pesquisando a mosca da febre. Há muitas nas enfermarias, durante a tarde e à noite, com a luz elétrica, e o mato que cresce. Elas, são minúsculas e picam céleres, deixando uma dor profunda, mas não marcam conforme pensam. Passando o líquido “Repellent Scraf”, nas pernas e braços, não é tanto, porém desagradável.

     Houve missa católica e protestante.

     Os italianos lavam e passam as roupas mal: cobram caro e vivem aborrecendo a gente com – uvas, ovos, pêssegos em troca de scarpetos=sapatos – fassoletos=lenços, biancherie=roupa, sapone=sabão cigarretes=cigarros, o diabo!

     Continuo com urticária nas pálpebras, por causa da alimentação mista (italia x américa). Que fazer, não posso deixar de me alimentar. Faço esforço para engolir o que não gosto. Tambem desforro nos tomates, purês de batatas, massas, uvas, pêssegos, quando posso. O sal, não salga bem e o açúcar não adoça bem. Sinto muita falta de água, do café de casa.

     Estou de serviço de 13hs,00 ás 19hs,00, na O.R. – Tudo calmo, apenas 2 doentes americanos que apresentavam luxação na perna e o outro na mão; foram visto pelo major médico e aplicadas as compressões por ataduras pelo enfermeiro. Nas horas vagas, cada um cuida de si. Passou o vento – está quente - estão ligando o ventilador.

     Preparamos luvas – Gloves. Os pacotes são de 12 pares de um só numero, amarrados com gaze, ataduras ou cadarço. As luvas inutilizadas, ainda são aproveitadas para fazer alças, que servem para fixar pacotes etc. o secador de luvas é muito simples e prático. Consiste numa armação quadrada de madeira, com varias carreiras de dentes de arame, ligeiramente inclinados para cima, sobre um cavalete. As luvas, são colocadas pelo dedo, em cada dente e a água escorre rapidamente. O desenho figurará a parte do trabalho técnico.

     A S.O. = sala de operação, tem a forma de uma cruz, quatro extremidades; uma delas, reservada para preparo e deposito material; outra, se comunica com a tenda “Sala de shock”, de onde vem os feridos e, as duas outras, destinadas às mesas operatórias (geralmente 5 de cada lado).

     Um brasileiro me disse que algumas Cias nossas já entraram em combate; morreu um e capturaram uns 60 alemães (sic.) As wards estão repletas de feridos. Muitas fraturas, muitos gessados. Apesar de todos aborrecimentos inesperados, tenho esperanças de ir a Linha de Frente. Ás vezes a vontade é de voltar para o Brasil.

     Ganhei hoje o capacete completo de aço e fibra, que para nós teve múltiplas aplicações e serventias, além de sua finalidade própria. Serviu de banheiro – para lavar roupa e proteção. Graças à Deus, pois estava usando uma pequena cuba de rim! verdadeiro milagre.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário