quarta-feira, 30 de setembro de 2020

30 DE SETEMBRO DE 1944

 

Assinaturas do Ministro da Guerra Eurico Gaspar Dutra, do General Mascarenhas, e do Cel Marques Porto no diário de Altamira

PÁGINA 105

30-9-44 – Sabado. Pizza – 38th . Fui ao café – Depois eu e Jura fomos á tenda do Mj E. esclarecer sobe as medalhas do Genl Italiano (soube q. Elza Cansação me acusou de ladra) qdo o Gel se rehaver a medalha deve a mim pois as outras (q. não vi) se foram.... Juracy falou com Mj. E., sobre a atitude do Dr. Waldemar _ não apreciei muito porq ele nada havia dado a conhecer ao Mj. Procurei dormir em minha tenda, mas com a preocupação de estar pronta pª a visita do nosso Ministro da Guerra as colegas fizeram muito barulho _ não fui almoçar (comi 1 sandwiche e frutas) As 14hs,00 banho qte – chuveiro – me vesti conforme a ordem: vestido, meias compridas e casaquinho cinza de lã (americano uniforme) Mudei a roupa minha cama e apertei um pouco meus badulaques _ Só as 16hs,00 +- foi que a comitiva chegou: eu muito aborrecida: cumprimentamos 1 a umas o Ex.º Ministro E.G.Dutra, o General Mascarenhas, o Cel M.P. estado maior americano e demais oficialidade brasileira _ falei rapidte com o Cel M.P. que queria ir embora e sobre o telegrama de papae. Também consegui por seu intermédio as 3 assinaturas ao lado

 


PÁGINA 106

figuras máximas no Serviço de Guerra Brasileiro junto ao 5º Ex. Americano. Foram filmados diversos trechos e num deles saí cumprimentando c/ aperto de mão o Genel M. G. Eurico Gaspar Dutra. Vae sair publicado em jornaes, revistas e film. Já pela manhã os correspondentes estiveram tirando diversas impressos da vida nossa aqui com todas as colegas, menos eu, q. estava  deitada. Terminada a cerimonia – com as devidas continências se afastaram ficando de voltar daqui 3 dias _ Vou ver si levam algumas cartas minhas _ depois  fui á capela ensaiar uns cânticos pª a missa= massa, amanhã ás 8hs,30. As 17,00 eu e Jura tivemos q. ir a tenda do Mj. Alípio para declarar sobre acidente Dr. W o q. não fui, pois não havia apresentado queixa, só ela ficou _ voltei pª a capela = chapel. Estou muito aborrecida – até a Olga parece não me conhecer e duvidar de mim – em fim é esta a vida – venenos e + venenos, invejas – paciência e vejamos até onde chegaremos. Muito frio _ Mudei todo o uniforme. As 18hs,00 jantar – Houve uma mesa separada pª os aniversariantes do mez e bôlo – Ás 19hs entrei em serviço na O.R. – atenderam 1 civil italiano (acidente bicicleta) Depois entraram + 2 pacientes (1 parece abcesso – drenaram) outro: apendicectomia:

 


PÁGINA 107

me instrumentei. Agora mudaram as nurses – deixamos tudo em ordem – passei meu pijama – Ás 23hs fui ao Mess: bife- pão, café fruit salada – Lindo luar – muito frio – fomos á Yvone – Escrevo minhas impressões do dia e agora pretendo dormir. Tudo calmo. Como sempre custei encontrar cama e agasalho  - muito frio – pouco dormi _ Levantei-me ás pressas ás 6hs,00. Deixei o serviço ás 7hs.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

VISITA DO NOSSO MINISTRO DA GUERRA

30-9-44–Sábado-: Fomos à tenda do nosso chefe, esclarecer sobe a medalha do Gal. italiano (soube que E.C.) me acusou de ladra) quando o Gal. se conseguiu rehavê-la, deve a mim, pois as outras, se foram, para onde? Não vi...

Jura falou sobre a atitude do Dr. W.- não apreciei muito, porque afinal ele não havia dado parte ao major. Não foi possível dormir; todo em preparativos para a visita do Ministro.

Só as 16hs,10’, foi que a comitiva chegou:-cumprimentamos uma a uma, o Exmo. Sr. Ministro, Gal. Eurico Ggaspar Dutra, Gal. Mascarenhas, Cel. Marques Porto, Estado Maior Norte-americano: Gal. Mark-Clark e demais oficialidade brasileira. Falei rapidamente com o Sr. Cel., que queria ir embora e sobre o telegrama de Papai. Também consegui por seu intermédio, os autógrafos de: Gal. E.G.Dutra, Ministro da Guerra – Gal. Mascarenhas, Comte. Força Expedicionária – Marques Porto, Cel. Méd., Comte. do Serviço de Saúde da “FEB”. –Henry W. Bagley, War Correspondent, A.P.. Foram filmados diversos aspectos e num deles saí cumprimentando, com um aperto de mãos, o nosso M. G. - Vai ser publicado em jornais e revistas e filme. Já pela manhã, os correspondentes estiveram colhendo impressões da vida nossa aqui, com as colegas (menos eu - estava deitada). Terminada a cerimônia, com as devidas continências, se afastaram, ficando de voltar daqui três dias. Vou ver si levam algumas cartas minhas para o Brasil.

Fui à capela=chapel, ensaiar uns cânticos para a missa= massa, amanhã.

Jura e eu tivemos que ir a tenda do major Alípio, para declarar sobre o caso de Dr. W. mas, eu não o fiz, pois não estava envolvida no assunto. Estou aborrecida – até a Olga parece não me conhecer e duvidar de mim – enfim é esta a vida: veneno e mais venenos- invejas – paciência e vejamos até onde chegaremos...

Muito frio. Houve mesa separada para os aniversariantes do mês e, bolo.

Às 19hs,00 plantão-  Atenderam um civil italiano (acidente bicicleta). Depois entraram mais dois pacientes (um, parece abcesso – drenaram), outro, apendicectomia: me instrumentei. Agora mudaram as nurses. – Deixamos tudo em ordem. Tudo calmo, lindo luar, muito frio ... Escrevo minhas impressões do dia.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário