quarta-feira, 9 de setembro de 2020

09 DE SETEMBRO DE 1944

 


Conteúdo do layout do Kit de Primeiros Socorros do Prisioneiro de Guerra nº 4

Disponìvel em : https://www.med-dept.com/articles/ww2-american-prisoner-of-war-relief-packages/

PÁGINA 64

9-9-44- Sabado - 38th S. Luce Levantei-me cêdo fui ao café e tornei a me deitar - depois ajeitei-me 12 hs almoço: tomate macarrão, frios - pão - geleia morangos - refresco abacaxi (comecei a tomar Polivitaminas) - 13hs serviço na O.R., mas voltei a tenda para 1 café de Olga - Eu e Luiza Henry com mal estar do calôr - Aqui na S.O. tenho ventilador, assim mesmo continúo tonta. São 14,30 e resolvi tomar 2 comprimidos de "Acid Acetyloalicylic que o italiano me medicou. Fui a tenda levar umas roupas q. passei - comi qquer cousa e voltei. Escrevi pª Aymoré - 18hs jantar - 18,40 preparar a S.O. pª 1 apendicectomia brasileira - Ás 19hs,00 deixei o serviço para Carmem - Aborrecida c/ a atitude de Dr. Ernestino - Dei 1 volta com Helena pelo campo - depois escrevi até dormir- 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

9-9-44-sábado -38th: Levantei-me cêdo para o café. Comecei a tomar Polivitaminas. Tornei-me a deitar. Ás 13,00 serviço na O.R. Eu e Luiza Henry estamos nos sentindo mal com o calor. São 14,30 e resolvi tomar 2 comprimidos de "Acid Acetyloalicylic" que o italiano medicou.Durante o dia preferi ficar na O.R. apesar de estar tudo calmo, pois tem ventilador. Assim mesmo contiinuo tonta. Escrevi para o mano Aymoré. Após o jantar preparae a S.O. para uma apendicectomia (doente brasileiro). Ás 19,00 terminei meu plantão mas quiz ficar lá para ajudar Carminha que estava atrapalhada mas o Major Ernestino me obrigou a sair dizendo: "Ela é enfermeira ou não é?" Dei uma volta com Helena pelo campo  Á noite, sinais luminosos semelhantes a estrelas de 3 em 3 brilhavam no céu, recoberto de myriades de estrelas. Soube depois que eram da "R.A.F." e "F.A.B.". Depois escrevi até vir o sôno....................................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 


É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário