sexta-feira, 4 de setembro de 2020

04 DE SETEMBRO DE 1944


https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Chesterfield_cigarettes.JPG

 PÁGINA 55

4-9-44-2ª feira:-38th S. Luce Dormi mal a noite com os mosquitos e o frio. 6hs,45 café – 7hs ás 13hs serviço na O.R.- Escovei e preparei 9 mesas de mayo orientada por uma nurse Name:Sara Moran. Nada de operações _ tudo muito simples e sem novidades para mim _ cada 1 faz uma cousa: cosem – lavam – passam – escrevem cartas – esterelisam material os enfermeiros serventes – A capitã chief nurse faz o balanco ferros – eu tiro copias e procuro traduzir as listas de ferros – Fumam – jogam baralho – fazem tudo com a maior naturalidade_ Não perdem tempo – vivem de bom humor pois não se recalcam. Agóra, qdo tem serviço é a perfeita disciplina e eficiência_ Escrevi para minha sogra (Mª Bastos Valadares) , Nenê e Jim. Saí ás 12hs para o almoço e de lá voltei para a tenda. A Legião Brasileira de Assistencia me presenteou com 1 sweter verde lã – mandou pela

PÁGINA 56

colega Neusa. Fiquei contente. Durante o dia escrevi um pouco. Marquei o sweter. Hoje ás 15,30 hora do P.X. ração de cerveja e amendoim – cedi para Carminha – Ganhei 1 masso de cigarros Chestefield e 1 pacote de fosforos e 1 caixote de madeira pª minha penteadeira. Depois fui ao banho e achei no caminho 1 lenço branco bordada a letra G. em cores: não encontrei a dona – lavei-o e vou guardar até qdo.  Achar. Banho aqui é 2ª 4ª e 6ª feiras para as nurses e 3ª 5ª e sábados para os officiaes (chuveiro qte.) A sobremesa tbem é servida no mesmo prato. Há dias q. não servem café no jantar- sinto a falta. Comprei belas uvas e ovos por vela, cigarros e sabão. Lavei a cabeça (os meus cabelos estão caindo muito sob a ação do chloro na agua – o sabão se coagula). Fui jantar e qual não foi meu contento. Quando vi biffe c/ batatas fritas – me fartei a valer até tirei do prato de Heloisa. Depois consegui 1 vela com 1 doente bras. capitão _______ da Ward 9. Lavei 1 saco branco para arrumar minha penteadeira de caixote- Dr. Paula capt. Veio buscar o Capt medico Dr. Mirandolino _ Assisti a 1 extração de 1 bala no glúteo direito, de 1 dte bras., feita pelos nossos médicos Drs: Rupi e                       - á noite algumas colegas sempre saem _ outras vão trabalhar e outras ficaram proseando no escuro deitadas sobre seus cobertores na relva e mosquitos no ar. O Dr. Rupi e demais oficiaes nossos estavam com elas e levaram minhas cartas para 1ª DIE. São 21hs,45 – Terminei a escrita e pretendo dormir. A noite passada fez muito frio – vou calçar as meias e vestir o pijama azul e me cobrir c/ 2 cobertores. Bôa noite. Eles a

PÁGINA 57

convidaram para 1 jantar no acampto. Bras. 4ª feira.

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA 

4-9-44-2ª feira-38th S.L.: Dormi mal com o frio e os mosquitos. Serviço de 7hs ás 13hs -O.R. Pela primeira vez, escovei e preparei 9 mesas de Mayo, além da geral, orientada pela nurse: Sara M. Moram. Nada de operações: tudo muito simples e sem novidades para mim.

     Cada um faz uma coisa: cosem, lavam, passam, escrevem cartas, fumam, jogam baralho; fazem tudo com a maior naturalidade. Não perdem tempo – vivem de bom humor, pois não se recalcam. Agora, quando tem serviço, é a perfeita disciplina e eficiência! Os enfermeiros serventes, esterilizam material. A chief nurse  faz balanço ferros. Eu, tiro cópias e procuro traduzir as listas: Escovação e Preparo Mesas. Este trecho à parte. Deixei o serviço após o almoço.

     Escrevi para casa. Ganhei um sweater de lã verde, da “Legião Brasileira de Assistência”. Mandou-me pela Neuza. Meus agradecimentos, gostei muito. Cedi a ração de cerveja e amendoim, para Carminha; fiquei com o masso de cigarros “Chestefield” e um pacote de fósforos. Não me conformo com a sobremesa servida no mesmo prato ou bandeja (entorna e mela tudo). Há dias que não servem café no jantar.

Capitão médico Dr. Paula Chaves, veio buscar o Capitão medico Dr. Mirandolino.

     Assisti uma extração de bala, no glúteo direito, de um brasileiro, feita pelo Dr. Rupi e...............?

     À noitinha, algumas colegas, sempre saem _ outras vão trabalhar e outras ficaram proseando no escuro, deitadas sobre seus cobertores, sobre a relva, expostas aos mosquitos. Durante a noite, esfria muito. Vou me agasalhar bem. Boa noite.........


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário