domingo, 6 de setembro de 2020

06 DE SETEMBRO DE 1944




                        Frasco de Inseticida para o corpo usado por Altamira na II Guerra - Acervo do CD II Guerra APV

 PÁGINA 58

6-9-44 - 4ª feira - S. Luce - 6 1/2 levantei-me com preguiça e fui correndo pª o café ás 7hs atrazada e levei 2 ovos pªestrelar _ Que  vale q. na S.O. começa o serviço + tarde e eu cheguei ainda antes delas, americanas. Frio- Assim q. terminamos de preparar as mesas operatorias, começou a chover - A chief me mandou calçar galochas. Fui correndo com 1 coberta de embrulho na cabeça - a terra aqui é barro grudento - só andando nos caminhos de pedras brancas _ Que pena, engraxei tão bem ontem á noite os meus sapatos. Voltei com a capa e capús e anotações e flashlight para concertar. Fui a privada = latrine, assim mesmo, debaixo da chuva - fica longe! Gostaram da minha capa _ Continua sem serviço _ aproveitei para fazer tradução de ferros _ já são 11hs,30 - chove ainda - estou com fome - Ouve-se o radio da ward = Enfria visinha (em inglês). Os americanos muito me ajudaram mostrando ferro por ferro. Tem também 1 servente italiano, muito bom q. vive sempre triste e pensativo. As enfermarias têm luz electrica, mas é observado rigoroso black-aut. Soubemos hontem que os americanos aliados já penetraram nas fronteiras da Alemanha - Temos caminhado muito _ estamos nas terras de Pizza (alta Italia). Nas tendas temos vélas que umas roubam das outras qdo. não estão, porq é difícil de se obter. não se póde escrever após o jantar (ainda dia claro); fóra da tenda por causa dos mosquitos. De manhã e durante o dia quasi não se póde mexer nem falar nas tendas (silêncio até 14hs,00) porq. temos diversos horarios _ umas dormem _ outras 




PÁGINA 59

se cuidam com o maximo cuidado _ assim mesmo barulho! outras trabalham _ Os horarios são: 7 as 13 - 13 as 19 - 19ás 24 ou 1 - de 24 ou 1 ás 7 _ Não é permitido se afastar das imediações sem licença p´revia e assinar nos livros _ Voltar até 24hs,00 - usar bibico qdo sair _ cuidado c/ as minas! Chegar as horas certas ao mess 6 1/2B _ 12hs D. - 18hs supper - 23hs, ceia (só para o serviço da noite); e nas enfermarias tbem. Tsto para mim e Olga não é novidade, mas com as outras tem dado falhas e repreensões - O mess da noite ás 23hs,00 e só para os q. trabalham de 19 as 24 ou 1 e de 24 as 7. Os americanos não cortam o sete 7=(7)_ Havia muitos apendices e saiu a ordem no boletim diário _ Os brasileiros têm dado que fazer com a disciplina! As 12hs,00 saí para o almoço chove sempre _ encontrei 2 brasileiros sem saber por que estrada seguir c/ 1 grde caminhão _ a estrada está intransitavel - a grde ladeira _ O almoço péssimo = mingáu de milho - salchicha - cenouras picadinhas - limonada (mas eu prefiro a agua mesmo chlorada), pão e geleia e uvas. Dr. Ary me pediu a escala de viagem. Voltei à tenda - fui á "Latrine Nurse Only", que outro dia quasi q. voou com o vento e hoje está escorada por cordas. Quasi q. não aguentava os pés tal o peso do barro grudento q. se prendeu nas galochas _ Não se póde andar _ hoje está bom p ªdormir _ sinto ter prometido para sair _ O sólo é todo cretado com o sól, cheio de orifícios por onde surgem milhares de largatixas e mil bichos mais. Helena teima q. viu 1 cobrinha _ fiz a relação pª o Major Ary e só consegui en- 






PAGINA 60

contra-lo lá na Secretaria, com toda a lama. É para o meu histórico no exercito _ Na volta passei pela Red-Cross e apanhei papel de cartas; depois, pela tenda de Olga - encontrei lá o reverendo do 6º R.I. Noé Pereira, com uniforme de campanha (farda verde oliva - nada de batina, com 1 belo crucifixo no cinturão) braçal amarelo c/ cruz azul = Chaplain _ depois veio á nossa tenda e conversou com todas: Fás vótos para festejarmos o Natal no Brasil - ele é muito alegre e gosta de todos, desde o comandante até o ultimo praça _ ele é moreno forte - estatura normal - cabelos pretos rentes - usa óculos. Ás 14hs,35 estourou 1 mina _ a prosa está ferrada _ Saíu o reverendo - continuo a escrita _ As 15hs,30 +- fui ao banho com toda a chuva e lama. Todas nos vestimos aguardando os brasileiros para sair porém chove tanto que a minha vontade é não sair _ Chegou ás 18hs,00 fui jantar aqui mesmo = pure batata - petit-pois c/ cenouras, carne ensopada, geleia. Voltando a tenda veio 1 americano 2 vezes procurar a Bertha e só na 3ª vez foi q. a encontrou e estão conversando - eu escrevo - Helena e Jacyra sentadas na minha cama conversam - Acendi a vela e aproveito a fraca luz - 21hs,30 chove muito - Bertha e Jacyra sairam com Tte Sobowe Oscar _ Ficou o Tte Confucio e o praça Noélcide (vulgo Malagueta) (cantor de improviso) P.R.F.A. = Radio cultura de Campos). A vela está acabando __ Ás 24hs,15 +- chegou a turma do barulho - acordei e custei a dormir - chove sempre _




TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

6-9-44-4ªfeira-S.L.:-Às 6 ½, com muita preguiça, fui correndo para o café e levei 2 ovos para estrelar e quase que chego atrasada no

O que vale é que na O.R. começa mais tarde e eu cheguei ainda antes delas, americanas. Frio- Assim que terminamos de preparar as mesas, começou a chover. A chief me mandou-me calçar as galochas. Fui correndo com uma coberta de embrulho na cabeça - a terra aqui é barro grudento - só andando nos caminhos de pedras brancas. Voltei com a capa e capuz brasileiros – dei uma fugida até à “Yvone” -fica longe! As nurses gostaram muito da minha capa. Aproveito o tempo para fazer anotações e tradução de ferros. Os americanos me ajudaram mostrando um por um. Tem também um servente italiano muito bom, que vive sempre triste e pensativo.

As enfermarias têm luz eletrica, mas é observado rigoroso black-aut. Soubemos ontem que os Aliados já penetraram nas fronteiras da Alemanha. Temos caminhado muito! Nas tendas, temos velas, que umas roubam das outras, quando não estão, porque é difícil de se obter. Não se pode escrever após o jantar (ainda dia claro- pois o sol se põe lá pelas 20hs00),fora da tenda por causa dos mosquitos. Pela manhã e durante o dia quase não se pode mexer, nem falar(silêncio até 14hs,00) porque temos diversas escalas:- umas trabalham- outras dormem - outras se cuidam com o máximo cuidado. assim mesmo, sempre cai uma coisa! outras trabalham _ Os horários são de: 7hs.às 13 - 13 às 19 – 19 às 24 ou 1 - de 24 ou 1 às 7hs.-Não é permitido se afastar das imediações sem licença prévia e assinar nos livros _ Voltar até 24hs,00 –Usar gorro de pala (bibico), quando sair- Cuidado com as minas! -Chegar as horas certas ao Mess:-6 ½ B-12hs dinner- 18hs supper - 23hs ceia (só para o serviço da noite; e nas enfermarias também. Isto para mim e Olga, não é novidade (já conhecemos este regulamento), mas com algumas outras tem dado falhas e repreensões. O Mess da noite às 23hs,00 é só para os que trabalham de 19 as 24 ou 1 e de 24 às 7hs. Havia muitos apêndices excedentes e saiu a ordem limitativa no Boletim diário _ Os brasileiros têm dado que fazer com a disciplina! Saí para o almoço péssimo:- mingau de milho, salchichas, cenouras picadinhas, limonada, mas eu prefiro água (mesmo chlorada), pão, geleia e uvas. Chove sempre. Encontrei dois brasileiros sem saber por qual estrada seguir, com um grande caminhão – a ladeira está intransitável. Dr. Ary me pediu a escala de viagem (esqueci de mencionar a parada em Tunis). A nossa “Yvone” outro dia, quase que voou com o vento e hoje está escorada por cordas. – Mais um pouco e não aguentaria os pés, tal o peso do barro=fango grudento que se prendeu nas galochas. Não se pode andar. Quando vem o sol, o solo incontinente fica todo cretado, cheio de orifícios por onde surgem milhares de lagartixas e outros bichos mais. Helena teima que viu uma cobrinha. Fui na Secretaria, apesar da lama, entregar a relação. Na volta, passei pela Red-Cross, apanhei papel de carta; depois pela tenda de Olga: encontrei lá o reverendo do 6º R.I. NOÉ PEREIRA, com uniforme de campanha (farda verde- oliva, com um belo crucifixo no cinturão - braçal amarelo com a cruz azul –Chaplain), nada de batina. Depois ele veio à nossa tenda e conversou com todas: faz votos para festejarmos o Natal no Brasil - muito alegre e gosta de todos, desde o comandante até o ultimo praça. Ele é moreno, forte - estatura normal - cabelos pretos rentes - usa óculos. A prosa está ferrada. Às 14hs,35’ estourou uma mina- Saiu o padre. Continuo na escrita. O jantar esteve ótimo! Bertha, com visita; Helena e Jacyra, sentadas na minha cama, conversam. Acendi a vela e aproveito a fraca luz. Os tenentes: Sólon, Oscar, Confucio e o praça Noelcide (vulgo Malagueta), cantor de improviso da “P.R.F.A.”. - Radio Cultura de Campos), estiveram visitando seus amigos brasileiros. As colegas saíram- chove muito. A vela está acabando- Às 24hs,15’, mais ou menos chegou a turma do barulho - acordei e perdi o sono - chove sempre..............

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário