segunda-feira, 28 de setembro de 2020

28 DE SETEMBRO DE 1944


Mapa do avanço da FEB em campanha na Itália
Fonte: http://www.eb.mil.br/web/imprensa/resenha/-/journal_content/56/18107/6173016?refererPlid=18115#.X3ET33lKjIU


PÁGINA 100

28-9-44 Pizza – 38th 5ª feira – As 7hs café – tonta de sono. Tempo fresco e chuva. Deitei me na cama de Olga. Graças a Deus consegui dormir. Comprei 1 tapete de palha de Pepino por 1 maço cigarros. Não fui almoçar – comi 1 bife de hontem, com pão e pão dôce. Tomei vitaminas 2 compdos. Fiquei na cama até 16hs,00- Depois fui correndo receber umas peças da Intendencia Brasileira: 1 saco lona amarelo, 2 cobertores, e pares meias escossia e 2 pares de lã, 3 calças (azul, salmão e rosa) 3 aventaes e 2 toucas azues (verdadeiros monstros). O Tte me emprestou 1 ceroula de lã dele (enorme) mas estou sem agasalho _ até hoje não recebi as calças compridas! Parece mentira! Felismente o meu catamenio veio hoje á tarde. Chove Fui ao banho chuveiro +- qte. Ás 18hs, jantar (felizmente o jantar sempre salva a fome, só que ha muitos dias que não servem café: é chá ou chocolate. Ás 19hs, serviço O.R. Tudo calmo_ aproveito para ajeitar 1 pijama de flanela listado de azul – Bertha finalmente apareceu aqui e fez um delicioso café á brasileira – Todos tomaram – matei as




PÁGINA 101

 saudades. Começou a entrar doentes- deixei a costura. Ás 23,00 mess: chocolate e panqueca com calda e manteiga. Os americanos levaram + de 3 hrs para resolver o caso de 1 ferido (coxa – nadega) Já eram 3hs qdo. resolvi tirar uma soneca – muito frio – Todas as camas do shock ocupadas – só 1 lá junto á porta – Nenhum cobertor – custei a arranjar agasalhos e deitei-me _ pouco dormi – muito frio __ As 6hs arrumação e ás 7hs deixei a O.R.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

28-9-44- 5ª feira – Tonta de sono. Tempo fresco e chuva. Graças a Deus consegui dormir. Não fui almoçar – comi um bife de ontem, com pão doce - Tomei vitaminas. Fiquei na cama até 16hs,00.

Recebemos umas peças da Intendência Brasileira:

1   Saco lona amarelo

2   cobertores

2pares meias, escossia e de lã

3   calcinhas

Agora, os 3 aventais e 2 toucas azuis, não poderemos usá-los. Foi golpe errado terem sido feitas etc etc etc

     O Sr. Tenente me deu uma ceroula de lã(enorme!) – que fazer, estou sem agasalho. Até hoje não recebi as tais calças compridas! Parece mentira. Trabalho de noite, tremendo de frio- as nurses me olham de lado – Sinto-me envergonhada ainda por cima, sou brasileira e não quero dar má impressão do meu país.

O jantar sempre salva a fome, só que há muitos dias que não servem café- é chá ou chocolate.

19horas- Tudo calmo na O.R. Bertha apareceu aqui e fez um delicioso café à brasileira – Todos tomaram – matei as saudades.

Começou a entrar feridos. Os americanos levaram mais de três horas para resolver um caso (coxa e nádega). Já eram 3hs,00 quando resolvi tirar uma soneca - todas as padiolas ocupadas – só uma lá junto à porta – nenhum cobertor – custei a arranjar agasalhos - pouco dormi, muito frio...As 6hs,00 arrumação e ás 7hs,00 deixei o plantão.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário