sábado, 26 de setembro de 2020

26 DE SETEMBRO DE 1944

 

                          Carmem Bebiano e Juracy (a aniversariante do dia 26/09)

nesta foto elas estão no 105th Hospital em 1945 - acervo CDII Guerra APV

PÁGINA 96

26-9-44- 38 P 3ª feira – Tomei meu café – depois fui pª a 3ª Ward mas a chief de clinica não consentiu q. dormisse lá. Fui dormir na cama de Olga. As 11hs,40 acordei toda molhada de suor – me vesti e fui pª o almoço. Hoje é aniversario de Juracy: ela está triste e tem chorado muito (tão grande, mas parece 1 bebesinho). Depois do almoço falei com o major sobre o incidente da manhã e insisti sobre 1 tenda pª  as corujas e nº de colegas nas tendas 2 ou 3 no máximo _ Ele prometeu falar com o Cel. Wood (mas não tenho esperanças. Depois fomos pª a tenda dele e recebemos 1 par de sapatos pretos ( tive q. ficar com 1 nº 32

 


PÁGINA 97

Até o 33 chegar. Hoje pela manhã Carmem e Antonieta foram pª Florença com direito a 3 dias de repouso e após elas, seguirão em ordem as outras – Que bom! Preciso de descanso depois deste serviço. Até hoje ainda não recebemos vencimentos. Também recebemos hoje 1 par de luvas cinza e 1 cama rolo. Já não sei onde guardar tanta tranqueira. Tentei dormir durante o dia mas fizeram barulho e tiveram q. desarmar a tenda de Olga. Voltei pª a minha cama. As 17,00 fui ao banho de chuveiro mas agua estava muito fria e tomei 1 banho de gato _ me vesti e as 18hs Jantar: bife, batata frita etc. (graças a Deus, pois o almoço estava infame. Ás 19hs,00 entrei em serviço – Juracy – chorando dei a ela 1 pasta de dente em estojo. Os médicos procuraram anima-la. Começou a entrar feridos – operaram até 23,30 dei 1 anestesia. Ás 23hs,00 fui ao Mess: chocolate e croquet com pão (muito salgado/ e salada de frutas em compota. Fiquei com remorso e entreguei ao Luciano a medalha pª ele dar ao Gel ou á Família. O paciente que Dr. Waldemar operou esta passando mal (demoraram muito na operação e deram muita anestesia geral. O Dr. Americano mandou aplicar coramina – Plasma e Penicilina – ele está agitado (grde explosão de mina = corpo todo negro de

 


PÁGINA 98

terra e estilhacinhos. Está muito frio. Escrevo junto á lareira. Pensei que estivesse +- terminando e pedi pª deitar-me 1 pouco (morta de sono e frio); acordei com a Miss Burgess me chamando já era tarde, fiquei triste e aborrecida; muito serviço ainda Ás 7hs deixei o serviço com operandos ainda na mesa.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

26-9-44- 38 P 3ª feira – Depois do café fui para a Ward 3, mas a chief de clinica não consentiu que dormisse lá – Deitei-me então na cama de Olga - acordei toda molhada de suor. Hoje é aniversario de Juracy: ela está triste e tem chorado muito (tão grande mas parece um bebezinho chorão). Após o almoço, falei com o nosso major Dr. Ernestino sobre o incidente da manhã e insisti numa barraca para as corujas e na limitação de colegas nas tendas 2 ou 3 no máximo, conforme as nurses. Ele prometeu falar com o Comandante do Hospital Cel.Dr. Wood (mas não tenho esperanças).

Recebemos do Ex.B., um par de luvas de lã cinza,

uma cama rolo e

um par de sapatos pretos.

Tive que ficar com o nº 32, até chegar o 33- já não sei onde guardar tanta cousa!

Pela manhã, Carmem e Antonieta foram a Florença, com direito a três dias de repouso e, após elas, seguirão em ordem de escala, nós outras. Que bom! Preciso de descanso depois deste serviço, mas até agora não recebemos vencimentos! Tentei dormir durante o dia mas, tiveram que desarmar a tenda de Olga e fizeram muito barulho – acabei na minha cama. O chuveiro tão gelado que me disfarcei como um gato. O jantar compensou (graças a Deus), pois o almoço estava infame.

Entramos em serviço às 19hs,00- Jura, chorando- Dei a ela um presentinho insignificante (guerra- tudo desaparece). Os médicos procuraram animá-la.

Começou a entrar feridos. Dei uma anestesia. Entreguei ao Luciano a medalha para ele dar ao Gal., ou à Família. O paciente que Dr. Waldemar operou está passando mal, muito agitado. O Dr. americano mandou aplicar-lhe: Coramina-Plasma e Penicilina. Foi ferido numa grande explosão de mina- o corpo todo negro de terra e estilhaços. Estes casos são mesmo morosos, requer muita paciência e exigem muita anestesia, pelo tempo que levam.

Mais ou menos calmo – escrevo junto à estufa – estou morta de sono e frio – pedi para recostar-me um pouco - acordei com a Miss Burgess me chamando- já era tarde; fiquei triste e aborrecida- muito serviço- devia ter me chamado imediatamente. Deixei o plantão às 7hs,00, com operandos na mesas ainda.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário