terça-feira, 22 de setembro de 2020

22 DE SETEMBRO DE 1944

 

Mulheres classificando a correspondência durante a Segunda Guerra Mundial.
https://www.hypeness.com.br/2014/08/cartas-de-amor-da-ii-guerra-mundial-chegam-a-seu-destinatario-quase-70-anos-depois/

PÁGINA 87

22-9-44 6ª feira 38th Pizza – Muito sono e cansada – Felizmente consegui dormir, com todo o calor e movimento


PÁGINA 88

na tenda. Não fui almoçar. Pela manhã tomei o Breakfast: 2 ovos pão – café – leite etc. Ao meio dia Mª José trouxe sandwiche de salchichas e com geleia. Dividi com Lucia. Ela tem chorado muito porque deu galho o seu namoro c/ o Tte Braz. Vae transferida para Napoles, com Graziela e Dr. Breno talvez amanhã. Escrevi pª ele 1 longa carta – Ganhei dele 1 miniatura da Torre de Pizza. Consta que Nair não foi pª o Brazil e virá agóra c/ Sylvia. Senti não ter ido ao almoço porq. soube q. o Cel M. Porto esteve aqui _ Ás 16hs,00 tomei 1 qte banho de chuveiro _ Ás 18hs,00 jantar – puree _ galinha, petit-pois, pão, geleia, salada frutas em compota e café. Enchi meu cantil de agua e calcei minhas meias de lã. Fiquei muito contente porque hoje as 18,30 chegou 1 carta (a 1ª) de casa: da Nenê do dia 14-8-44. Diz q. esteve em S.Paulo e deixou Papae no mesmo. Está recebendo tudo direitinho e vae indo bem – graças a Deus _ Ás 19hs entrei em serviço na O.R. A mesma correria: feridos por todas as mesas e aquelle corre corre. Hoje tivemos 3 feridos brasileiros_ Fiz 2 anestesia Tudo corre bem e a fama vae crescendo .... Ás 23hs,00 fomos ao Mess: 1 bom bife com pão e café quente – Deixei Dr. Godofredo operando 1 americano

 

PÁGINA 89

e o Dr. Rupi fez anestesia por mim. Trouxe 1 lunch q. o Dr. God e Dr. Breno Mascarenhas repartiram. Lavei luvas _ Juracy lavou ferros _ Agóra são 24,30 _ Jura escreve e eu também junto á lareira. Os majores Drs Alipio e Ernestino fizeram 1 gde op. de torax num brasileiro _ Tudo correu bem. Dr. Rupi me aconselhou q. estudasse os fenomenos dos diversos processos de anestesias pª qdo voltar ao Brazil fazer carreira – gosto muito – Vou me aprofundar nisto pª ser util aqui, mas não pretendo depois trabalhar + em enfermagem. Agora está tudo O.K. Pretendo escrever pª Papae e Nenê e depois tirar 1 soneca si Deus quiser.... Tive q. parar de escrever porq. chegaram + 4 feridos – depois de tudo terminado eu e Jura fomos dormir um pouco na secção de shock _ acordei assustada ás 6hs,30 da manhã.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

22-9-44 6ª-feira:- Muito sono e cansada –consegui dormir com todo calor e movimento. Zezé por camaradagem, trouxe sanduiche de salsichas e com geleia – reparti com Lucia. Ela tem chorado muito porque “deu galho” o seu caso. Vae ser transferida para Nápoles, com Graziela e Dr. Breno talvez amanhã. Ganhei uma linda Torre de Pisa em mármore (tamanho maior – pretendo utiliza-la como abat-jour de cabeceira (no Brasil). Senti não ter ido almoçar pois o nosso comandante do S.S. esteve aqui.

Fiquei tão contente pois recebi a primeira carta do Brasil, da querida mana Áurea do dia 14-8-44. Diz que esteve em São Paulo e deixou Papai no mesmo. Está recebendo tudo direitinho e vai indo bem, graças à Deus! Às 19,00 em serviço. A mesma correria: feridos por todas as mesas e aquele corre, corre. Tivemos três feridos brasileiros. Fiz duas anestesias. Tudo vai bem e a boa impressão vai crescendo. Deixei Dr. Godofredo operando um americano e o Dr. Rupi fazendo anestesia. Trouxe um lanche para eles e Dr.Breno Mascarenhas; repartiram. Lavei luvas e Jura, os ferros. Agora são 24,30’- escrevemos junto à estufa. Os majores Drs. Alípio e Ernestino fizeram uma grande intervenção de tórax, num brasileiro. Correu tudo bem. Dr. Rupi me aconselhou que estudasse os fenômenos com os diversos processos de anestesias, para quando voltar, fazer carreira. Gosto muito – Vou me aprofundar nisto para ser útil aqui mas, não pretendo depois trabalhar mais em enfermagem.- Tudo “O.K”.- Pretendo escrever para Papai e Nenê. Eis o texto da 2ª e última carta para Papai:-

“Italia-6ª- feira

                            Meu querido Papae:

Deus, Paz e Amor esteja sempre em seu coração, junto a todos de casa.

Vou indo bem, só ansiosa por notícias, principalmente do senhor, até pedi ao Exmo. General para telegrafar sabendo o seu estado. Ando preocupada consigo.

Só hoje foi que tive a grande satisfação de receber a primeira carta de Nenê, datada de 14-8-44 e, de mais ninguém. Vou mandar esta anexada à da mana, para o Rio, porque não sei o endereço certo da Altina.

Papai, peço à Deus sempre para o conservar vivo e com forças até a minha volta pois, tenho muito que lhe contar. Passei pelo norte todo da Africa (Deserto do Sahara), Casablanca etc. Na Itália tenho feito o meu rodízio e visto muitas cousas célebres. Tenho trabalhado um pouco e já recebido elogias dos médicos norte-americanos. Eles são muito bons e pacientes. Também procuro falar italiano e inglês, na medida do possível. Fica sossegado que nada de grave me sucederá. Tenho tudo que é possível se ter na situação em que estamos, só sinto muitas saudades do senhor, de todos e de tudo. Vou parar aqui porque chegaram mais pacientes. Depois continuarei ...................

Estou trabalhando à noite. Está frio. São 2 horas da madrugada. Sala de Operações.

Espero que o senhor esteja passando bem. Também queria que esta chegasse no dia 25 deste (seu aniversário), mas sei que é impossível. Desejo-lhe muitas felicidades, saúde e longa vida..............

Tendo tempo escreverei a todos porém, nem sempre isto é possível, apesar da vontade. Conto receber cartas suas e de todos. É a minha única alegria.

Aqui faz muito frio durante a noite e muito calor durante o dia. O inverno se aproxima. Escrevo junto à estufa. Estou com meias de lã e calças compridas.

Vou pontear aqui e passarei a escrever para Nenê. Beijinhos para todos os sobrinhos e afilhados. Abraços aos manos e cunhados. Lembranças aos parentes e amigos. –Para o senhor um forte abraço e sincero beijo da filha que lhe pede a benção,

                            Altamira

P.S.: Agora sou 2º Tenente- espero ser promovida. O meu número de correspondência é 419 e não mais 250, poré, isto não impedirá que chegue às minhas mãos. Espero que esta não seja censurada.

2º Tenente Enfermeira

Altamira Pereira Valadares

419-F.E.B”

Tive que parar aqui porque chegaram mais quatro feridos. Depois de tudo terminado, Jura e eu fomos tirar um cochilo, na secção de Shock - Acordei assustada às 6hs,30 da manhã.........................



 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário