domingo, 20 de setembro de 2020

20 DE SETEMBRO DE 1944

 

Esta fotografia, feita por Margaret Bourke-White for Life Magazine durante sua visita ao acampamento entre Riardo e Vairano, mostra a lama com a qual o pessoal do 38º teve que lutar durante o inverno de 1943-1944. A enfermeira que está atravessando a rua é a tenente Violet Burgess.
Fonte: https://www.med-dept.com/unit-histories/38th-evacuation-hospital/

PÁGINA 84

20-9-44 Quarta-feira:- Choveu a noite toda e vae chuver o dia todo também. Não fui tomar café _ Graziela trouxe para mim: café_pão e 2 ovos fritos – Fiquei deitada parte da manhã e também 1 pouco de arrumação. Ás 12hs,00 almoço Falei com Cel Marques Pôrto e ele vae telegrafar pª saber noticia de Papae. Fui ao P.X. e ganhei cigarretts – pedi caixotes mas não tinha. Depois ajeite 1 mesinha pª Carmita. Durante o dia esteve conosco uma brasileira velha Tereza Puccini que casou-se aqui pela 2ª vez com um nobre italiano nos trouxe pasta de dente e levou roupa pª lavar. Móra na Via Chessanelo 36 (Praça Sta Catarina). Prometeu fazer 1 café pª mim. Foi com Lucia e Tte Braz pª Pizza num gip de baixo de chuva. De baixo de chuva consegui 2 caixotes e estacas o italiano Pepino armou meu cabide e amanhã armará

 


PÁGINA 85

meu mosquiteiro. Nem tomei banho hoje _ Chove dentro da tenda (lona gasta) cama e roupas molhadas. 18hs- jantar: tomate macarrão, petit-pois, bife , pão, café, pera (doce) (Tirei o pae da forca. Levei jantar pª Mª José q. está doente. Munida de glakes_ capote – capa borracha e galochas entrei em serviço as 19hs com Juracy, na O.R. Tudo em função 1 ferido nosso brasileiro _ medico (ferimento de frontal direito atingindo o osso e a cavidade ocular (1 pena – belo moreno de olhos pretos!) e ainda com ferimento de perna. Foi operado a um tempo só pelo Dr. Ernestino  e Breno (perna) e Dr. Alipio e Breno (cabeça). Depois foi tudo serenando. Mais tarde entrou 1 americano que foi operado pelo Major Cadwell e Dr. Santos – anestesiado pelo Cap. Nowacki (fratura total do pé esquerdo), gostaram do meu serviço e qdo entrou outro ferido eu fiz a minha 1ª anestesia (venosa = pentotal) orientada pelo Cap. americano  - Nowaki. Tudo correu bem e eu fiquei muito contente. Ás 23hs,00 fomos ao Mess (eu, Juracy Dr. Contreiras – Santos e Rodrigues) o caminho pura lama – Graças a Deus a minha eficiência agóra está vencendo todos os mosquitos obstáculos. A 1 ½ +- fui c/ Juracy em plena lana e completa escuridão visitar a Yvone e na volta tomamos agua chlorada =”Watter Drink only” – Ao pular um barranco perdi meu relogio mas felizmente encontrei-o de bruço no barro. Juracy deitou-se e já está dormindo. Ela é enorme perto de

 


PÁGINA 86

qquer um porém está muito resfriada e desanimada moralmente. Eu sou 1 pigmeu mas fliste vou vencendo tudo com firme confiança, fé no Futuro e protegida pelos meus bons amigos  (Nenê sabe bem a quem me refiro) – São 2,30 – estou escrevendo junto á lareira (porq. está frio) em cia da Nurse Violet Burgess. Ás 3h +- deitei-me numa mesa  mas não consegui dormir – muito frio – As 6hs preparamos luvas – Ás 7 Break _.

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

20-9-44 Quinta feira:- Choveu a noite e vai chover o dia todo também. Graziela trouxe café para mim. Na hora do almoço, falei com o Sr. Cel. M. Porto e ele prometeu telegrafar para saber de Papai. Ganhei cigarrettes no P.X.. Durante o dia, nos visitou uma brasileira idosa Tereza Puccini, que se casou aqui, pela 2ª vez com um nobre italiano- Mora na Via Chessanelo, 32 (Praça Sta Catarina). Fui com Lucia, num jeep à cidade, debaixo de chuva. Com toda a chuva, consegui arranjar 2 caixotes e estacas, para o italiano Pepino armar: mesinha, cabide e mosquiteiro. Chove dentro da tenda- lona gasta. Cama e roupas molhadas. Trouxe jantar para Zezé que está doente. Às 19,00 entrei em serviço na O.R., com Juracy. Tudo em função. Um ferido brasileiro: ferimento de frontal direito atingindo o osso e a cavidade ocular. Uma pena! Belo moreno de olhos pretos e, ainda com ferimento membro inferior. Foi operado a um só tempo, pelo Dr. Ernestino (perna) e Dr. Alipio c/ Dr. Breno (cabeça). –Depois, foi tudo serenando. -Mais tarde entrou um americano que foi operado pelo Major Cadwell e Dr. Santos, anestesiado pelo Cap. Nowaki (fratura total do pé esquerdo). Gostaram de minha técnica e, quando entrou outro ferido, fiz a minha primeira anestesia -( venosa-Pentotal), orientada pelo Cap. americano Dr. Nowaki. Tudo correu bem e eu fiquei contentíssima. Ás 23,00 fomos ao Mess (Drs. Conteiras – Santos, Jura, eu e Rodrigues). Em plena escuridão e pura lama - na volta tomamos agua chlorada =”Watter Drink only”. Ao pular um barranco soltou meu relógio mas, felizmente o encontrei debaixo do barro. Juracy é enorme, perto de mim, porém está muito resfriada e desanimada moralmente. Eu, sou um pigmeu mas, vou vencendo tudo com firme confiança e Fé inabalável, protegida por Deus! -São 2hs,30’ – escrevo junto à lareira, ao lado da Miss Violet Burgess. Ás 3 horas, tentei dormir numa mesa operatória mas não consegui– muito frio. Antes de deixar o plantão, preparamos luvas.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário