quarta-feira, 23 de setembro de 2020

23 DE SETEMBRO DE 1944

 

O batataense Antônio Teodoro de Lima, ferido em missão no dia 23 de setembro de 1944 e atendido por Altamira, recebe a condecoração "Sangue do Brasil" pelo presidente da República Getúlio Vargas - no Hospital do Exército do Rio de Janeiro

PÁGINA 89

23-9-44 Sábado – 7hs fui ao Breakfast. Depois tentei dormir _ a tenda pega fogo e eu me derreto nela _ a minha cabeça pesa e o sangue nas veias está tenso _ 9hs,30 +- chegou a Tereza velha com roupa das meninas – fiquei c/ 1 cabide por 1 masso cigarros _ ela ficou na prosa c/ Lucia

 


PÁGINA 90

e eu não pude dormir _ Não fui almoçar e Mª José nada trouxe pª mim de sal só uvas e peras que não gosto _ Passei o dia com fome – A tenda está uma desordem com a bagagem de Lucia pelo caminho. Fiquei na cama até 16hs,30 _ Fui ao banho de chuveiro _ ajeitei a cama e me  preparei pª o jantar. – 18hs- Jantar: o mess hoje está uma beleza! – Tudo novo: pratos de louça branca – canecas de esmalte em cores _ Tijelinhas brancas bules enormes (tipo chaleira / em esmalte em cores – cestinhas de palha pª o pão – pensei até q. fosse dia de festa: o menu foi o seguinte: arroz – carne ensopada, mingáu de milho _ geleia _ pão _ limonada café – pão doce com recheio de passas. Ás 19hs,00 entrei em serviço _ Olga recebeu hoje um telegrama em código. A O.R. em função; tiveram também muito serviço de dia. Tivemos 2 casos graves porém tenho a impressão que se salvem pois creio que Deus está nas mãos desses bravos e competentes médicos americanos _ A cobra está fumando fortete Ás 23hs,00 lunch no Mess da noite: bife, pão, café, leite e doce de pera. Cuidei das luvas e procurei por em ordem as mesas. Agóra são 23,50 e escrevo

 


PÁGINA 91

um pouco. Soube que Lucia Graziela e Dr. Breno seguiram pela madrugada pª Napoles. Vou ver si consigo dar 1 fugida pª me despedir deles. São 1,30 da madrugada escrevi pª Nenê e Papae e pretendia dormir mas chegaram os 4 primeiros feridos brasileiros de guerra e vamos ter muito q. fazer (crâneo – 2 e outros casos). Os médicos brasileiros fizeram 3 operações e os casos do craneo aguardam o desenlace (fratura de craneo e 2 ferimentos tórax lado esquerdo-coração-estado de sock _ Lima Antonio T. (Sgt.) Nº26.7597 só as 5hs foi q. tudo serenou. Fiz uma anestesia Pentotal 20 cc em 15’.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

23-9-44–Sábado:– Após o café tentei dormir- a tenda pega fogo e me derreto nela- a minha cabeça pesa e o sangue nas veias está tenso. Chegou a velha Tereza com roupa das meninas. Fiquei com um cabide por um masso de cigarros. Ela ficou na prosa com Lucia e eu não pude dormir. Zezé sempre gentil- trouxe para mim, uvas e peras (que não gosto), pois não tinha nada de sal no almoço. Passei o dia com fome. A tenda está uma desordem com a bagagem de Lucia pelo caminho.

O refeitório hoje está uma beleza! Tudo novo: pratos de louça– canecas de esmalte em cores- tijelinhas brancas- bules enormes (tipo chaleira), em esmalte colorido– cestinhas de palha para o pão. Pensei até que fosse dia de festa. Quando tudo corria, num ritmo normal, poderíamos ter o refeitório com tudo de melhor e bem disposto, conforme as duas fotos que aproveito o ensejo para ilustrar a seguir. Mas, nem sempre tínhamos este conforto, conforme terão oportunidade de verificar nas páginas vindouras.

Ás 19hs,00 entrei em serviço- A O.R. em função. Também trabalharam muito de dia. Tivemos dois casos graves, porém, tenho a impressão que se salvem, pois creio que Deus está nas mãos desses bravos e competentes cirurgiões americanos. A cobra está fumando fortemente. Cuidei das luvas e procurei recompor as mesas. Soube que Lucia e os demais citados seguirão pela madrugada, tentarei dar uma fugida para me despedir deles. Quase duas horas- chegaram os 4 primeiros brasileiros feridos em ação e vamos ter muito que fazer: crâneo, tórax e outros casos! Nossos médicos fizeram três operações e aguardam o desenlace do caso do crâneo em estado gravíssimo de shock. No entanto procuraram melhorar suas condições, com: plasma, transfusão etc. O ferido é Dr. Antônio Theodoro de Lima, filho de minha terra natal, Batatais. Como o mundo é pequeno e como deus é grandioso! – Mais adiante, no final dessa história, ilustrarei a foto desse bravo enfante. Fiz uma anestesia Pentotal – 20cc em 15 minutos Foi tudo serenando pela manhã e deixei o serviço com o bravo inconsciente, porém com esperanças de vida................................

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário