segunda-feira, 21 de setembro de 2020

21 DE SETEMBRO DE 1944


Vista do Monte Prano, que a FEB inicia missão de conquista a partir de 21 de setembro

Em 20 de setembro de 1944, o General Zenóbio emitiu a Ordem Geral de Operações nº 6, externando a intenção de conquistar Monte Prano para enfraquecer o dispositivo defensivo nazista. Durante as seis jornadas dos dias 21 a 26 de setembro de 1944, canhões e carros de combate americanos realizaram a base de fogos para reduzir a capacidade defensiva do inimigo, e, nos dois últimos dias, proporcionaram a cobertura para a ação de patrulha do pelotão comandado pelo Tenente Mário Cabral de Vasconcelos, do 6º Regimento de Infantaria.

Fonte: http://elianevelozo.com/redescobrindo-a-jornada-de-meu-pai-5/


 


PÁGINA 86

21-9-44-5ªfeira: Muito calor na tenda e toda a hora entra e sae colega sem consciencia. Não consegui dormir 1 minuto _ Ás 12hs fui ao Mess: tomates _ galinha _ repolho (salada) cebolas_ queijo, pão, geleia_ limonada – levei 1 sandwiche pª Lucia e limonada no cantil. Tomei multi-vitamina – Estou outra vez 1 pilha. Ás 16hs,+- tomei banho chuveiro quente e na volta estourou 1 mina quasi no meu nariz _ voou terra pelos ares indo cair nas tendas visinhas _ Lucia foi á Pizza e trouxe para cada 1 uma cestinha de palha (fiquei com a de frizo vermelho) Já temos luz eletrica na tenda; graças a Deus. As 18hs, jantar  e com grde surpresa e alegria: arroz, carne assada, vagens, molho, pão geleia _ café _ Levei meu cantil com agua. O nosso majôr Dr. Ernestino me disse que fui muito elogiada pelos médicos

 


PÁGINA 87

americanos. Pedi a Carmem uma tenda pª dormir e falei sobre a alimentação das corujas. Ás 19hs entrei em serviço _ varias  operações _ já estou com frio _ são 22,15 tudo calmo_ Os médicos americanos jogam baralho, os sargtos amer. Conversando _ outro faz esterilização, eu e Juracy escrevemos. São todos muito bons _ tenho pena das nurses que estão quasi todas de cabeça branca e expressão de sono. Os nossos médicos disseram que os nossos brasileiros entraram hoje ao meio dia em combate e q. já morreram 4. Penso que + pela madrugada teremos que fazer. E foi o que previ. As 23,00 após a ceia começou a função grossa e foi até a hora de sahir às 7hs já perdi a conta do numero de feridos militares e até civis que foram operados (ferimentos de toda natureza: fraturas, estilhaços- balas, perfuração do globo ocular _ aparelho gessados etc. todo o mundo corre vieram + médicos a e b _ Penso q será preciso + nurses conforme vae indo o acréscimo de feridos. Muito frio mas o correr pª lá e pª cá aquece. Já são 6,10 _ Toca o clarim. Deixe o serviço às 7hs- e com 1 doente ainda na mesa.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

21-9-44-5ªfeira:-Muito calor na tenda e toda a hora entra e sai colega (sem o menor cuidado). Não consegui dormir um minuto! Estou uma pilha elétrica. Levantei para o almoço. Quando voltava do banho, estourou uma mina quase no meu nariz! - voou terra pelos ares indo cair nas tendas vizinhas. Lucia foi a Pisa e trouxe uma cestinha de palha para cada uma da nossa tenda (fiquei com a de friso vermelho). Graças à Deus já temos luz elétrica! Também o jantar foi uma surpresa e alegria: arroz, carne assada, vagens, molho, pão-geleia, café! O nosso chefe Dr. Ernestino me disse que fui muito elogiada pelos médicos americanos. Aproveitei a oportunidade e sugeri que armasse um tenda só para as corujas (enfermeiras do serviço da noite), e que uma das refeições fosse servida, mandada para nós durante esse período de serviço (S/N) Ás 19hs entrei em serviço _ Várias operações - São 22h e 15’- Tudo calmo- Já estou com frio. Enquanto os outros aproveitam o tempo, Jura e eu escrevemos. São todos muito bons. Tenho pena das nurses que estão aqui: quase todas de cabeça branca e expressão de sono. Os nossos médicos disseram que os nossos brasileiros entraram hoje ao meio dia em combate e que já morreram quatro. Penso que mais pela madrugada teremos que fazer.- Foi o que previ. As 23hs após a ceia, começou a função grande e foi até a hora de sair. Já perdi a conta do número de feridos militares e até civis, que foram atendidos. Ferimentos de toda natureza: fraturas, estilhaços, balas, perfurações oculares, aparelho gessado, etc. Todos em franca atividade. Vieram mais médicos: americanos e brasileiros. Penso que será preciso mais nurses, conforme vai indo o acréscimo de feridos.- Muito frio, mas o correr para lá e para cá aquece. São 6,10’ _ Toca o clarim. Deixei o plantão às 7hs,00 e ficou ainda um paciente na mesa.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário