segunda-feira, 7 de setembro de 2020

08 DE SETEMBRO DE 1944

 


PÁGINA 62

8-9-44- 6ª feira: 38th S. Luce Serviço de 7 as 13hs S.O.= O.R.; nada que fazer - apenas 1 medico operou 1 paciente americano (cousa ligeira = gluteo esquerdo), anestesia = Pentotal (venosa) por Nurse _ Ás 10hs,10 chegou 1 novo (acidente - gip capotou - atingiu região lomba, gluteo) brasileiro Augusto Pereira da Silva, atendido pelo Dr. Rupi (nosso). Ficou internado na Ward 9 (cirurgia). Escrevi o tempo todo fora disto e do cabelo que ajeite us lavou a cabeça c/ agua da chuva! nurse q. scismou q. eu sabia. Ás 12hs,00 dinner e depois até 13hs _ Hoje está frio - Durante o dia ajeitei a cama e meias 15,30 banho chuveiro _ Vesti saia calça lã e camisa e gravata. Olga e Tony fizeram 


PÁGINA 63

café na Ward tenda e serviram num jarro - Foi 1 sucesso - todo mundo correu doutors e enfermeiras cada 1 com copo, caneca ou latinha vasia - gostei muito! Fui ao P.X. Supplay e consegui com o português Fernandez: sabão grosso 2 pilhas eletricas - vidro vitaminas - 18hs - jantar - tudo florido! despedida de solteiros de 1 nurse americana q. vae se casar (o + interessante é q, o noivo está internado numa enfermaria com ectericia) Os americanos desde cêdo q. estão bebendo e festejando _ Tudo bonito, alegre - muitas bebidas - Jantei a valer! _ purée batata - tomate - petit-pois - carne, pão, manteiga - sobremesa de damasco - o café está melhor hoje, só tem 1 incoveniente: é servido antes como agua e esfria todo. Depois um grde sorvete de creme = Ice-cream - dá pª toda a família - Á noite o baile, no mess - obrigatório o nosso compareto pelo major Cel Er.tino (ele está cabsbaixo) mas ele mesmo não fui e + alguem! Cruz crédo! que vida intragavel. Os nossos oficiaes de Vada vieram nos visitar: o Capt. Meira Matos (ex instrutor de fisica) está diferente: alegre, menos gordo, cabelos rentes, olhos salientes, mais accessivel. algumas colegas vão dar 1 volta c/ ele no jip _ A assistente da Chief Nurse está meio tocada: gostou da minha saia-calça de lã - aproveitei o momento e pedi 1 folga de semana e ela deu: que bom! Também lá no P.X. (onde fornecem objetos pª nós ou gratuitos ou por liras) me perguntaram si eu era general porq. os americanos que 


PÁGINA 64

usa 1 estrela é general! Está frio - devem ser uma 19hs,30 - acho que vou vestir a tunica. temos que usar 1 flor nos cabelos hoje á noite - as minhas murcharam c/ o calor da tenda. às 20hs,30 fomos pª o dancing: uma pandega - drinks 1 atraz do outro - Bôlo que a noiva repartiu a todos - Por fim já estavam todos no periodo porco e tratamos de sair mas infelizmente qdo fugia deles, estava escuro fóra tropecei nas cordas e caí com 1 lata de assucar me machuquei e sujei toda - Dancei um pouco e ri muito - Vou dormir _


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

8-9-44- 6ª feira-38th:- Serviço de 7 às 13hs,00 na O.R. -Nada que fazer. Apenas um paciente americano, operado pelo americano (cousa ligeira - glúteo esquerdo); anestesia - Pentotal (venosa) por nurse. Ás 10hs,10 chegou um outro, desta vez brasileiro: AUGUSTO PEREIRA DA SILVA, que foi atendido pelo nosso Dr. Rupi. Causa: acidente; o jeep capotou e atingiu a região lombar e glúteo. Ficou internado na Ward n.9 (cirurgia), nurse Radigan. fóra disto, escrevi o tempo todo. Uma nurse lavou a cabeça com água da chuva! Hoje está frio. Vesti saia-calça de lã camisa e gravata. Olga e Tony fizeram café na tenda e serviram num jarro. Foi um sucesso! Todo mundo correu: doutores, enfermeiras; cada um com: copo, caneca ou latinha vazia. Gostei muito! Fui ao Supplay e consegui com americano Fernandez: sabão grosso, 2 pilhas eletricas e um vidro de vitaminas. O mais interessante foi que depois de tentar fazer o meu pedido em inglês ele, se virou para mim e me disse: pode pedir em português, pois ou descendente de Portugal. fiquei surpresa e com raiva dele, porque ficou calado tanto tempo, virado de costas me ouvindo, para depois vir com esta!

    18hs,00-Jantar- Tudo florido! Despedidas de solteiros, de uma nurse que vai se casar. O mais original é que o noivo está internado numa enfermaria com ectericia. Os americanos, desde cedo que estão bebendo e festejando. Tudo bonito, muitas bebidas. O jantar foi coroado com um enorme sorvete que dava para uma família toda. Os nossos oficiais de Vada vieram nos visitar: o Cap. Meira Matos está diferente: alegre, menos gordo, cabelos rentes, olhos salientes, mais acessivel. Algumas colegas vão dar uma volta. A assistente da chief-nurse está meio tocada: gostou muito da minha saia-calça e fez com que eu abrisse bem as pernas , para ela ver melhor o feitio. Aproveitei o momento e pedi uma folga de semana e ela m'a deu, que bom! Também lá no P.X.  me perguntaram se eu era general porque os americanos que usam uma estrela, são generais.

Está frio - devem ser 19,30' - acho que vou vestir a tunica. Temos que usar flores nos cabelos á noite, durante o baile. As minhas murcharam com o calor da tenda. O major Ernestino nos obrigou a comparecer no Mess, para o dancing. Ele estava cabisbaixo, mas ele mesmo não foi e .........Cruz crédo! Que vida intragável! tem-se que vir, quando o coração está despedaçado!Ás 20,30 começou a festa.Uma pandega: drink, um atrás do outro (que ia jogando fora no mato).Bolo que a noiva repartiu a todos. Apesar da tristeza que sentia, procurei disfarçar : dancei um pouco e ri muito. Por fim, já estavam todos no "período porco" e tratamos de sair mas, infelizmente quando fugia deles (estava escuro fora),  tropecei nas cordas e estacas da tenda e caí com uma lata de açúcar. Sujei toda de lama e me machuquei.Vou dormir..................................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário