sábado, 19 de setembro de 2020

19 DE SETEMBRO DE 1944

 


PÁGINA 82

19-9-44-3ª feira 38th Pizza: - Hontem à noite chegou mais 1 equipe de médicos nossos. 6 ½ café (horrivel) 7hs O.R. preparei as mesas e depois passar meus uniformes – Ameaçando chuva. Por enq.to nada de operações. Á noite trabalharam 1 pouco. Ás 9,30+- começou a função -  escovei novate

 

PÁGINA 83

para 1 grande operação de intestino: operaram o dia inteiro – feridos por todas as mesas entra e sae- dia e noite mesas e mesas – medicos brasileiros e americanos. Não tenho + tempo pª nada. Sem noticias de casa e sem tempo pª escrever. Nem a cama fiz serviço de 12 hs seguidas. Ás 12hs,10 almoço – atrasada (quasi q. não sobrou nada pª mim) partiram o bôlo de noiva – Voltei pª a O.R. As 16hs,00 P.X. comprei o pouco q. tinha pois fiquei no fim da fila. Cedi cerveja pª o quimico da O.R. e a ração de chocolate pª Olga. Falei com Carmem pª escalar Olga e outras colegas + competentes pª a O.R. Ás 17hs,00 banho quente de chuveiro – está chovendo. Ás 18hs,00 jantar – Voltei a OR. para coser 1 chort de Virginia mas tinha muito serviço e acabei ajudando + 1 pouco. A chief capt Shipp mudou minha escala: Trabalhar a noite novate no logar de Virginia (q. não tem muita pratica) Falei com Carmem. Vae haver barulho no chatõ e muita mudança. O Cel M. Porto esteve aqui, mas eu não pude falar-lhe, estava escovada. Falei com o Major Dr. Ernestino  pª providenciar noticias de meu pae. Já deve ser

 


PÁGINA 84

tarde. Estou escrevendo da O.R. aproveitando a luz. Estou fazendo esterilização de autoclave a noite – material esgotado – radio tocando (estação alemã). Os ferros constantetes reesterilisados a vapor (fervura). Creio hoje 295 liras PX e + 185 lirs  de 1 pijama de lista azul, de flanela que comprei de Virginia. 20,20 ha qquer cousa de anormal. Parece lança chamas – Tudo desligado. Vou ver si durmo pois amanhã tornarei ao serv. da noite.

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

19-9-44-3ª feira:- Pisa 38th Evac. Hosp.- 6hs,30’ café (horrível).7hs,00 O.R. À noite trabalharam um pouco. Preparei as mesas. Ameaçando chuva. Ás 9,30’ mais ou menos, começou a função. Escovei novamente para uma grande operação de intestino. Operaram o dia inteiro – feridos por todas as mesas, entra e sai- dia e noite. Mesas e mesas. Médicos brasileiros e americanos. Não tenho mais tempo para nada, nem a cama fiz. Sem notícias de casa e sem tempo poder escrever. Pedi ao Chefe, Major Dr. Ernestino para providenciar notícias de meu pai.

12 horas de serviço. Cheguei atrasada para o almoço (quase que não sobrou nada para mim). No P.X. comprei o pouco que tinha, pois fiquei no fim da fila. Gastei 295 liras. Cedi a cerveja para o químico da O.R., e a ração de chocolate para Olga. Falei com Carmem para escalar a Olga e outras colegas mais competentes em O.R.-

Banho quente de chuveiro – está chovendo... Após o jantar tinha muito serviço e acabei ajudando mais um pouco.  Miss Shipp mudou minha escala- Trabalhar novamente à noite no lugar de Virginia (que deve sair da Sala). Creio que não fazem 20 dias que fiz pernoites... Falei com Carmem - vai haver barulho no chateaux e muita mudança.

O nosso comandante do Serviço de Saúde, Cel M. Porto esteve aqui, mas não pude lhe falar- estava escovada. Já deve ser tarde- aproveito a luz da O.R. para escrever um pouco.

Estão fazendo esterilização de autoclave à noite. Os ferros, constantemente reesterilizados em ebulição(fervura). Material esgotado. Radio tocando (estação alemã). São 20,20’- há qualquer coisa de anormal- parece lança chamas?  Tudo desligado. Vou ver se durmo, pois amanhã tornarei ao S/N.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário