terça-feira, 29 de setembro de 2020

29 DE SETEMBRO DE 1944

Posto de Troca mediante cartão - PX

PÁGINA 101

29-9-44 – 6ª feira – 38th Pizza – Ás 7hs café – depois de arranjar tudo deitei-me na minha cama muito frio e vento pouco dormi – toda a hora entra e sae colega (principlte Bertha) é 1 caso sério! Não fui almoçar – comi 1 sandwiche de carne e 1 pedaço de bôlo de chocolate de hontem do jantar – Soube que houve reunião: amanhã, visita do nosso ministro da Guerra uniforme (vestido americano e meias compridas) – cada um no seu serviço. Já sei que não dormirei. Comprei + 1 tapete de esteira. Ás 14,30 banho chuveiro qte. As 15,30 PX cigarros fosforos, chocolate e sabonetinho – Fui á capela pª ensaiarmos para a missa de Domingo, mas Elza não estava lá – foi á Pizza. Ás 16,00 chegaram Carmem e

 


PÁGINA 102

Toni de Florença: compraram coisas lindíssimas! – gastaram tudo que tinham, saquearam banco e pediram emprestado: Florença é a cidade afamada dos melhores couros e palhas: cestas e bolsas de fina palha; estojos carteiras, bolsas e malas de couro acetinado – feltro pelúcia pª chapéu – perfumaria cadernos de notas, pasta pª mesa – tudo 1 encanto 1 amôr- pulseiras históricas etc. hoje pela manhã seguiram + 2 colegas pª lá: Virginia e Ignacia. Penso q. irei na 3ª turma agóra – só sinto não ter recebido ainda nada de vencimento. Vou pedir emprestado. Ás 17,30 procurei falar c/ o  Mj Ernestino sobre as tendas mas só consegui no jantar. Estamos sem luz hoje – o motor não funciona – As mesas com velas; me aborreci porq. o mj. não resolve nada e ainda por cima interpreta mal as cousas – A minha vontade e deixar isto e falar com Cel M.P. Fiz 1 sandwiche de carne pª meu almoço amanhã. Chegou o correio mas não veio  nada. Muito frio –Dei 1 volta com Helena e ás 19hs, entrei em serviço. Uma mulher vitima de explosão mina – falei melhor com Major – não vamos ter mais hospital – Tudo difícil. Os nossos médicos fizeram a intervenção – amputação e debridamento – transfu-

 


PÁGINA 103

são e anestesia. Durante a operação apagaram as luz: foi com flashlight e velas – Depois tudo terminou o féto prematuro do Tte medico Dr. Waldemar Santos deu o téco querendo se sobresair  e nos depreciar – Juracy e eu respondemos a altura e aguardamos amanhã a parte dele: grande coisa!... daí!!!! Nem ligo. Heloisa continua doente na 6ª Ward. muito frio – tudo serenado – São quasi 23hs estou escrevendo junto á lareira. O numero de doentes aumenta dia a dia consideravelmente. Ás 23hs fui ao mess: pão, croquet – café e pecego – engraxei meus sapatos – lavei meu pijama que manchou de merthiolate (cor laranja)- fiz minhas unhas – tudo aparentemente calmo. O luar está lindo – claro, não se precisa de luz – Fiz 2 esfregões para banho de 1 toalha velha de rosto – São 1h,45’ – Chegou 1 paciente (ferimento braço. __ cousa pouca atendido pelos enfermeiros. O ferido prisioneiro de guerra alemão – penso que foi pª a enfermaria dirette. Tudo calmo –  Fiz 2 passadores pª café. Ás 3,30+- foi que resolvi aninhar-me mas não tinha cama nem cobertores – Deitei-me no chão junto á nurse Violet perto da lareira – Pela manhã me levantei

 


PÁGINA 104

 


PÁGINA 105

e ainda fiz 1 cafezinho que Jura e Elza tomaram – Deixei o serv. ás 7hs,00.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

29-9-44 – 6ª feira –Muito frio - pouco dormi – todo instante entra e sai colega (principalmente Berta); é um caso sério! Comi um sanduíche de carne e um pedaço de bolo de chocolate de ontem. Soube que houve reunião: amanhã, visita do nosso Exmo. Sr. Ministro da Guerra. Uniforme americano e meias compridas e, cada um no seu serviço. O PX de hoje distribuiu: cigarros, fósforos, chocolate e sabonetinho.

     As duas colegas voltaram de Florença: compraram coisas lindíssimas! Gastaram tudo que tinham - sacaram Banco e pediram emprestado!  Pela manhã seguirão: Virginia e Inácia. Penso que irei breve. Sinto não ter recebido meus vencimentos (terço de campanha). Vou pedir emprestado. Estamos sem luz hoje – o motor não funciona. Estou aborrecida porque o major não resolve nada e ainda por cima interpreta mal as coisas. A minha vontade é deixar isto e falar com o sr. Cel. M.Porto. Chegou o Correio, não veio nada...

Plantão – Entrou uma mulher, vítima de explosão de mina. Os nossos médicos fizeram a intervenção: amputação e debridamento – transfusão e anestesia. Durante a operação, as luzes se apagaram - foi com flashlight e velas que terminaram.

Houve um incidente desagradável com Jura e eu, provocado pelo DR. Waldemar.

Heloisa continua doente, na Ward 6.- Muito frio –o luar está lindo. Tudo aparentemente calmo. Quase duas horas - chegou um paciente: ferimento membro superior (coisa pouca), atendido pelos enfermeiros. O ferido alemão, prisioneiro de guerra, penso que foi diretamente para a enfermaria. Ás 3hs,30’, resolvi aninhar-me. Deitei-me no chão, junto à nurse Violet perto da estufa. Pela manhã,

ainda fiz cafezinho que Jura e Elza tomaram.

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário