domingo, 27 de setembro de 2020

27 DE SETEMBRO DE 1944

 

Foto da chegada dos pracinhas brasileiros na cidade italiana de Massarosa - Itália - Set 1944
https://en.wikipedia.org/wiki/Italian_campaign_(World_War_II)#/media/File:Massarosaw.jpg

PÁGINA 98

27-9-44 – 4ª feira- Pizza 38th Fui dormir na cama de Olga mas mesmo assim os inconvenientes continuam. O major não resolve nada __ Ás 12hs,30 +- Virginia trouxe pª mim 1 pessimo almoço (me desabafei num bife de hontem que guardei). Sinto um peso na cabeça (é porque a chica devia chegar, mas hontem fui obrigada a tomar banho frio) Fiquei deitada até 14,30 – fui ao banho frio chuveiro – tomei 1 cabiaspirina _ Ás 15,30 fui ao P.X. Cerveja e amendoim = ração = 50 lrs _ dei ao rapaz da O.R. Soube q. o Cel MP. Esteve aqui _ q. pena! A Tereza hoje me trouxe 1 travesseirinho de pena por 2 maços de cigarros e 2 cx fosforos.
Tambem comprei do Pepino (italiano que nos serve na tenda) 2 escovas de unhas por 3 maços cigarros. Paguei  á Virginia as 12liras mensaes do servente e dispensei-o; prefiro fazer o q. é meu. Ás 18hs jantar: desforrei: puree batata, croquet – salada tomate cebola e pimentão _ chá – pão – abacaxi compota

 

PÁGINA 99

Que saudade do café _ Foi servido chocolate . estou com 1 espinha no queixo _ sinto-me febril – é exgotate. Tenho trabalhado muito – a minha menstruação ainda não veio _ Ás 19hs entrei em serviço O. R. serviço até a alma – Fui assistente de 3 enucleações – Feridos a valer e ferimentos quasi q. idênticos – corpo quasi todo inutilizado: amputações – cegueiras etc. é 1 horror – corpo negro de sujo e coberto de pontilhados e perfurações de estilhaços. Tem chegado mais italianos e negros americanos. Quasi todos cegos de ambos os olhos. Agora temos 3 lareiras na O.R.; o frio endurece a gente. Ha feridos que são operados a 1 tempo só por 3-4 e 5 medicos fóra os assistentes – aparelhos gessados não tem conta. Hoje teve + 1 nurse para ajudar; o serviço é demais. O peior é que de dia não tenho onde dormir sossegada. Estou sumindo _Ás 23,30 fui ao mess _ nada de café... A cobra está fumando feio e forte _ Os médicos operam com rapidez, saber e bom humor _ Está chovendo – As 4,30 +- da madrugada foi que pararam um pouco pª tomar uma refeição: chocolate, torrada com geleia morango e patê. Todos devoraram com ansiedade: médicos

 


PÁGINA 100

enfermeiras e sargentos. Queimei os dedos na lareira e não posso escrever direito. Temos muito que fazer ainda pª deixar tudo O.K.

 

 TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

27-9-44 – 4ª feira- Fui dormir na cama de Olga mas, mesmo assim os inconvenientes continuam; o Sr. major não resolve nada- Virginia trouxe um almoço para  - agradeci a boa vontade- estava péssimo (me desabafei num bife de ontem que guardei). Sinto um peso na cabeça. Dei minha ração de cerveja e amendoim = 50 liras, do P.X.,para o rapaz da O.R.

Soube que o nosso Comandante do S.S., Cel.M.Porto esteve aqui, em revista. Tereza me trouxe um travesseirinho de penas, por cigarros e fósforos. Também comprei do Pepino (italiano que nos serve nas tendas) 2 escovas de unhas por 3 maços cigarros. Paguei a Virginia as 12 liras mensais do servente e o dispensei; prefiro fazer o que é meu. Sinto-me febril, tomei uma cafiaspirina- Creio que é esgotamento – tenho trabalhado muito.

Ás 19,hs00 na O. R. -Serviço até a alma. Começa logo o Capt. Jenine a chamar: brazilian nurse, brazilian nurse! Fui assistente em três enucleações. Feridos a valer e ferimentos quase que idênticos: corpo quase todo inutilizado, negro de sujo e coberto de pontilhados e perfurações de estilhaços; fraturas completas, perfurações oculares. É um horror! Tem chegado mais italianos e negros americanos - quase todos cegos de ambos os olhos.

Ha feridos que são operados a um só tempo por 3, 4 a 5 médicos fora os assistentes. Aparelhos gessados não tem conta, pois que são sempre aplicados para facilitar a evacuação dos feridos, protegendo-os melhor dos transportes, além de sua verdadeira necessidade.- Hoje teve mais uma nurse para ajudar - o serviço é demais. O pior é que de dia não tenho onde dormir sossegada- estou sumindo .............

A “cobra está fumando feio e forte”. Os médicos operam com rapidez, saber e bom humor- Está chovendo. As 4hs,30’ da madrugada foi que pararam um pouco para tomar uma refeição: chocolate, torrada, geleia de morango e patê. Todos devoraram com ansiedade: médicos, enfermeiras e sargentos. Temos muito que fazer ainda para deixar tudo O.K.- Queimei os dedos na estufa e não posso escrever direito ...


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário