sábado, 3 de outubro de 2020

03 DE OUTUBRO DE 1944

 


PÁGINA 110

3-10-44 – 3ª feira P. 38_ Ás 7hs café – depois tentei dormir mas não conseguí porque hoje os americanos e italianos trabalharam o dia todo em nossas tendas, colocando as lareiras (estufas – stove). Ás 16hs,00 recebi a 2ª carta de Nenê com todas as noticias – diz que Papae vae mal – que notícias e retratos nossos sairam nos jornaes e muitas cousas mais – Não fui almoçar – Fiquei contente e triste – não ri, mas chorei – Hontem á tarde vi na estrada da tenda uma figura branca de 1 velhinho (parecido c/ Papae Noé); pensei lógo que fosse boas noticias – Ás 16,30 fui ao banho chuveiro qte meu catamênio terminou sem sentir – Ás 18hs,00 jantar Ás 19hs,00 entrei em serviço – Algumas operações – lavei minha cabeça com agua da chuva – amarrei 1 gazes em turbante e fui logo me escovar – preparei muitas mesas de ferros que foram logo usadas muitos feridos (+ de cabeça – parecem negros, porem são brancos) Todos trabalham – Ás 23,hs20 fui ao mess – Voltei – operaram até 2hs da madrugada – Miss Sara tabem

 





PÁGINA 111

lavou a cabeça e eu ajeitei os cachos – Agóra estou escrevendo – miss Clark está junto a mim perto da lareira lendo o jornal do dia- Traz 1 fotografia de 1 soldado nosso de artilharia Francisco de Paulo “A cobra está fumando The snake es smoking” e também a noticia do Exercito, no front – Ela var me dar os recortes. Queria tanto escrever muitas cartas mas acho que não o farei Esta é a ultima noite desta escala – as horas estão voando ...Conseguí fazer uma lista das cartas e telegramas que passei, escrevi e recebi pª controle. Já são quasi 4hs Talvez vá deitar um pouco. Não dormi. Ás 6hs me levantei – fui á Yvone – levei 1 comadre da 6ª Ward pª a tenda e enchi o meu saco com agua esterilizada bem quente. Ás 7hs, deixei o serviço – Ultima noite – muito frio e sono.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

3-10-44–3ªfeira:- Não dormi nada porque hoje os americanos e italianos trabalharam o dia todo, colocando as estufas– stoves, em nossas tendas.

Às 16hs,00, recebi a 2ª carta de Nenê, com todas as notícias: diz que Papai vai mal e que retratos nossos, sairam nos jornais e muitas coisas mais. Não fui almoçar –contente e triste – não ri mas, chorei. Ontem à tarde vi na estrada da tenda, uma figura branca de um velhinho (parecido com Papai Noel), pensei logo que fossem boas notícias...........

Às 19hs,00 plantão- algumas operações. Fui logo me escovar – preparei muitas mesas de ferros, que foram usadas imediatamente. Muitos feridos (mais são ferimentos de cabeça); parecem negros, porem são brancos. Todos trabalham. Operaram até às duas da madrugada. Eu e mais Sara, lavamos as cabeças. Agora estou escrevendo perto da estufa, ao lado de Miss Clark. Ela está lendo o jornal do dia “The Stars and Stripes” Tuesday,October 3,-44.Traz uma fotografia de um soldado brasileiro, sobre: “A COBRA FUMANDO” e também a notícia do comando do nosso Ministro – os quais transcrevo aqui, na íntegra:

- “BRAZILIAN WAR MINISTER GIVEN COMMAND AT FRONT:-

WITH THE 5TH ARMY, Oct.2- Maj. Gen. Eurico Gaspar Dutra, Brazilian Minister od War, has been assigned to temporary command of a sector of the 5th Army front, according to na announcement late yesterday by Lt. Gen. Mark W. Clark. He will command American and British troops as well as the Brazilian Expeditionary Force, headquarters said. After completion of this command, General Dutra will return to Brazil.”


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário