domingo, 4 de outubro de 2020

04 DE OUTUBRO DE 1944

 

Ingresso para a Torre de Pisa
Acervo do CD II Guerra APV

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4-10-44-4ª feira 38 P_ Ás 7hs, mess – depois acendi lareira tomei 1 otima L.V_ajeitei meu uniforme de lã para sair mais tarde _ pouco dormi porq. veio o americano verificar a stove e colocou 1 folha de flandres isolando o mastro de madeira central. As 11hs,30 me vesti ás pressas e fui almoçar – não gostei – Ás 13hs,00, eu Jacyra, Helena Ramos e o Tte médico Dr. Cid saímos com destino á Lucca, mas não tivemos condução; então resolvemos aproveitar 1 grde gip dos americanos e fomos á Pizza _ Jacyra lógo comprou 1 vassoura por 22 lrs e andou

 


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pela cidade toda com ela _ parece q. deu sorte pois fizemos bôas compras sem gastar 1 só lira _ tudo por 6 maços de cigarettes que levei escondido no lenço de cabeça – Deixamos o Dr. e Helena numa casa de Objetos mármore e fomos com o praça brasileiro José Moraes de Barra de Pirahy – da Cia Manutenção – subir a Torre de Pizza – jacyra pagou o nosso ingresso sendo 5 lrs cada

“OPERA DELA PRIMAZIALE

PISA

X  X  X 

Biglietto d’ ingresso al

Campanile

                       Ordinario L.5

            N.2315” guardei de lembrança _ lá de cima á vista muito bela_ Escrevi meu nome e a data dentro do maior sino no qual está escrito o seguinte

                                                    

“SERVATORIS . HOWORI . ET . GLORIE

ET. PSTRIE . INCOLVMITATL . RESTITUTA

COMITE . FRANCISO . ALEXANDRO . DEL . TESTA

DE . TINIOSO . DE . GAMBACVRTIS . FE DITVO

ANNO . D.GID . ID . CCC . XVIII

SANTI . GUALANDIO . PRATENSI

AERI _ FLANDO _ FERUNDO”

Em torno do sino diversos símbolos em relevo sendo a Corôa de

 


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Italia e a de Cristo as + importantes. Um dos excursionistas (também militar tocou o sino de repente e eu levei um grde susto! Descemos com cuidado pois as escadas de mármore estão gastas e escorrega-se muito. Lá fóra comprei 1 coleção das vistas da cidade por 1 pacote de cigarros, de 1 bambino _ Fomos em seguida para a Catedral: Jacyra e José Moraes passaram os olhos pelo interior da igreja e em seguida foram pª o batistério; eu me detive mais com 1 cicerone que tratei por 1 maço cigarros ele se chama Castela Agos, italiano nato em Pizza – Tomei nota de tudo num belo caderno de couro marron que também havia comprado antes por 2 maços cigarros ou seja 100 lrs, numa casa de papeis_ São os seguintes dados:-

                                   Catedral construída em 1.063 em estylo romanico lombardo _ Tem a fórma da basílica romana incendiata em 1596 e restaurata pela Familia del Médici de Florence em 2.600 _ Dentro dela segue-se: Capela del Santissimo Sacremanto com altare em argento oxidato (prata), opera=(obra) de Giovanni Baptista Foggim feita pelo oraco=(orives) de Firenze e escultura di Francisco Moscade Siena _ no fundo, centro em relevo Adão e Eva no celebre quadro do Pecado – dos lados – Annunciacion (Parei aqui são 21,50 porque ouvimosuns estrondos e saímos toas pª ver =um grande ataque anti-aerea penso q. em Pizza emfrente nossa tenda – as balas vermelhas seguem dire-

 


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diversas mas parecem 1 esquadrilha de aviões estouram no ar _ quasi no nosso nariz (tem-se esta impressão); parece q. atraz também atiram canhões possantes dando o reflexo claro de estrelas. O major Fleming médico infelismente saiu há pouco de nossa tenda disse que ia ao Club em Pizza _ Jacyra está preocupada – foi de quem amputou o Gel italiano _ gostei da sua palestra _ fala + o italiano e deixo aqui o espaço para o seu autografo _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ Continuando a discrição da catedral __” Il coro” parte originale de la Chiezza com grande mosaico de chinabre, pelo famoso maestro Giotto: representando o: Senhor – Madona e São João _ as pinture al mure= (parede), de Doménico Girlandaro __ Grande cruxifixo em bronzo de Giambologna em 1.600 anos. Na frente os 6 castiçaes em bronze representado os 6 angelis sobre altare, do prof. Poliagli que ha fato anche a 1.000 anos la grande porta Del Duomo_ Os estalis (bancos) são de madeira 1.536 feitos por Chervelhera (artista) – O altare maijore é em marmo lapis lazule, malaquite e brocatelo =spanlobo __ La empola de la catedral méde 160 pés ou 51 metros de altura, representa: Assencione de Maria por Horacio   Riminaldi em 1.600 _ Famoso Pendulo de Galileu 1564 quando naltro Pizza _ Vemos em seguida a Capela de San Ramiéri com il tumulo del Santo em 1.600 com uma encoronação de la madona em um sulo bloco de mármore branco de Francisco Môsca _

 


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- Depois em coluna betíssima a Agua Santiéra de Stagio Stagi (aluno de Miguel Angelo em 1.500, com marmore de carrara _ Coberto por saquins de areia, entrincheirado, o púlpito de Giovanni Pizzano 1.300 él pio interessante que existe em tuta Italia _ Os enormes quadros coloridos que contornam e cobrem totalmente as paredes de la galeria feitos de 1.700 a 1.800 representam a historia religiosa _ Le portes em bronze de la entrada principal sono opera de Giambologna _ Construcione  la Chiezza tem a forma de la Cruze latina com 100 metros de longeza de la Voltra principale e 70 ms de transeto _ contornada de grande matrona que se usava no tempo antigo (são ás galerias e colunas) per la grande dama nobile. Terminada estas anotações – o praça veio me chamar _ não visitei o cemitério ao lado porque está minado proibida entrada senti muito porq. sei q. é muito interessante.

            Reuni-me ao meu grupo e seguimos pelas ruas de Pizza estreitas, sujas _ destruídas _ sem comercio, sem vida – nota-se no todo deste povo a miséria, a falta de higiene, o horror da guerra, a desconfiança pelo olhar, a suspeita e digámos também, a traição e a vingança _ Estivemos em algumas casas de objetos de mármore; por sorte encontrei 1 pequena e bela estatueta branca de buscuit de 1 bela dama romana (o Dr. Cid está com olho nela e já ma roubou 2

 


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vezes, mas tornei a recupera-la) – 2 vasinhos escuros de alabastro e 1 outro + claro pª joias _ 1 bela madona em bronze = a lagrima – Amarrei tudo no meu lenço estampado – Todos contentes – eu corria sempre na frente de Jacyra pois ela via tudo de melhor com os seus grandes olhos de lynce! era uma pandega – Na volta tivemos a sorte de encontrar 1 caminhão brasileiro de transporte de defuntos (sente-se 1 vago cheiro deles) não fizemos caso e chegamos em casa = hospital 38th, as 16hs,20 – Helena comprou 2 imagens de Cristo muito bonitas e Jacyra ganhou o dia só com 1 chaleirinha chineza. Mostramos tudo ás colegas – Mª Luiza me pediu o meu belo cachimbo = Milano para oferecer hoje ao seu querido, com a condição de me comprar outro. Fomos correndo pª o banho chuveiro _ Sempre frio e ameaçando chuva – mandei as 4 cartas que havia escrito por intermédio de 1 oficial conhecido de Antonieta _ Fui para o jantar as 18hs,00 ainda com o uniforme de lã – Soube q o major havia ido ao Q.G. e procurei saber algo (sobre papae e dinheiro) nada. Á noite desocupei minha mala pª a próxima viagem á Florença e depois escrevi até ás 22,30, junto á lareira o Major Fleming. As 21,50 strondos esteve palestrando c/ a Jacyra. Carmem veio me avisar q. o mj. E. quer falar comigo (fiquei pensando o q. fosse) Após o bombardeio começou a ventar e chuver _ Deitamo-nos – Ás 2hs, da madrugada acordei assustada (pensei q. estava na

 


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O.R. – Tornei a dormir

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

VISITA A PISA

 

4-10-44-4ª-feira:- Acendi a estufa – assim é melhor. Não pude dormir porque veio o americano verificar a stove e colocou uma folha de flandres, isolando o mastro de madeira central.

Às 13hs,00, Jacyra, Helena, Dr. Cid e eu, saímos com destino à LUCCA mas, não tivemos condução; então resolvemos aproveitar um grande jeep dos americanos, e fomos à Pisa.

Jacyra comprou logo uma vassoura e andou pela cidade toda com ela _ parece que deu sorte, pois fizemos boas compras sem gastar uma só lira - tudo por maços de cigarretes que levei escondido no lenço de seda. Deixamos o Dr.Cid e Helena numa marmoraria e fomos com o praça José Moraes (de Barra de Pirahy), da Cia. Manutenção, subir à torre. São 14hs,00 – Jacyra pagou nosso ingresso que guardei de lembrança:___________________________________

“OPERA DELA PRIMAZIALE

PISA

X  X  X

Biglietto d’ ingresso al

Campanile

N.2315- Ordinario L.5”

___________________

 

 

Lá de cima a vista é muito bela. Escrevi meu nome e a data, dentro do sino maior, no qual está escrito o seguinte:

 

“SERVATORIS . HONORI . ET . GLORIAE

ET. PATRIAE . INCOLUMITATL . RESTITUTA

COMITE . FRANCISCO . ALEXANDRO . DEL . TESTA

DE . TINIOSO . DE . GAMBACURTIS . FE DITVO

ANNO . D.GID . ID . CCC . XVIII

SANTI . GUALANDIO . PRATENSI

AERI _ FLANDO _ FERIUNDO”

 

Entorno do sino, diversos símbolos em relevo sendo: a Coroa de Itália e a de Cristo, as mais importantes. Um dos excursionistas (também militar), tocou o sino de repente e levei um grande susto!- Descemos com cuidado pois as escadas de mármore estão gastas e escorrega-se muito. Lá fora, comprei uma coleção das vistas da cidade, de um bambino. Em seguida, rumamos para a Catedral- Jacyra e José Moraes, passaram os olhos pelo interior da igreja e foram para o batistério. Eu, me detive mais, com um cicerone, que tratei por um maço de cigarros. Ele se chama Castelli Agos, nato em Pisa. Tomei nota de tudo, num belo caderno de couro marrom que havia comprado. São os seguintes dados:

     Catedral construída em 1.063 em estylo românico-lombardo. Tem a forma da basílica romana incendiata em 1596 e restaurata pela Familia del Médici de Florence em 2.600.- Dentro dela segue-se: Capela Del Santissimo Sacremanto com altare em argento oxidato=prata, opera=obra de Giovanni Baptista Foggini, feita pelo oraco=orives de Firenze e escultura di Francisco Moscade Siena _ no centro, bem no fundo, em relevo, Adão e Eva, no celebre Pecado – dos lados – Annunciacion __” Il coro” parte originale de la chieza, com grande mosaico de chimabue, pelo famoso maestro Giotto, representando o Senhor – Madona e São João. Pinture al mure=parede, de Doménico Girlandaro - Grande cruxifixo em bronze de Giambologna em 1.600 anos- Na frente os seis castiçaes em bronze, representado os seis angelis sobre altare, do Profsor. Poliagli que ha fato anche a 1.000 anos la grande porta Del Duomo.- Os stabis=bancos são de madeira, feitos pelo artista Chervelhera em 1.536. O altare maggiore é em marmo-lápis-lazule, malaquite e brocatelo =spanholo- La cupula de la Cattedrale mede 160 pés ou 51 metros de altura, representa: Assencione de Maria, por Horacio Riminaldi em 1.600.-Famoso Pendulo de Galileu em 1564. Vimos em seguida a Capela de San Ramiéri com il tumulo del Santo em 1.600, com uma encoronação de la Madona em um sulo bloco de mármore branco de Francisco Môsca.- Depois em coluna belíssima, a Agua Santiéra de Stagio Stagi (aluno de Miguel Angelo),em 1.500, com mármore de carrara. -Coberto por saquins de areia, entrincheirado, o Púlpito de Giovanni Pisano em 1.300; él pio interessante que existe em tuta Italia. Os enormes quadros coloridos, que contornam e cobrem totalmente as paredes de la galeria, feitos de 1.700 a 1.800, representam a historia religiosa. Les portes em bronze, de la entrada principal, sono opera de Giambologna _ Construcione  la Chiezza tem a forma de la Cruze Latina com 100 metros de longeza de la volta principale e 70 metros de transeto, contornada de grande matronal que se usava no tempo antigo. As galerias e colunas per la grande dama nobile.

Terminadas estas anotações, o praça veio me chamar- não visitei o Cemitério ao lado, porque está minado, proibida entrada; senti muito porque sei que é muito interessante. Reuni-me ao meu grupo e seguimos pelas ruas da cidade; estreitas, sujas, destruídas, sem comercio, sem vida. Nota-se no todo deste povo, a miséria, a falta de higiene, o horror da guerra, a desconfiança pelo olhar, a suspeita e, digamos também, a traição e a vingança.- Estivemos em algumas casas de objetos de mármore; por sorte encontrei uma estatueta branca de buscuit de uma bela dama romana. O Dr. Cid está com olho nela e já ma roubou duas vezes, mas tornei a recupera-la. Comprei mais dois vasinhos escuros de alabastro e um outro mais escuro (para joias) _ Uma bela madona em bronze- “A lagrima”.  Amarrei tudo no lenço. Todos contentes – eu corria sempre na frente de Jacyra, pois ela via tudo de melhor com os seus grandes olhos de lynce - era uma pandega! Na volta tivemos a sorte de encontrar um caminhão brasileiro de transporte de defuntos- sente-se um vago cheiro deles- não fizemos caso e chegamos em casa-hospital às 16hs,00 – Helena comprou duas imagens de Cristo, muito bonitas e Jacyra ganhou o dia, só com uma chaleirinha chinesa. Mostramos tudo às colegas. Maria Luiza me pediu o meu belo cachimbo-Milano, para oferecer hoje a um aniversariante, com a condição de me comprar outro. Fomos correndo para o banho-chuveiro- Sempre frio e ameaçando chuva. Mandei quatro cartas por intermédio de 1 oficial conhecido de Tony. Fui para o jantar às 18hs,00 ainda com o uniforme de lã. Soube que o major havia ido ao Q.G. e, procurei saber algo (sobre papai e dinheiro), nada. À noite, desocupei minha mala, para a próxima viagem de férias e enquanto Jacyra conversa com o major Fleming, escrevo. São 21hs,50’- ouvimos uns estrondos e saímos todos para ver: um grande ataque anti-aereo, penso que da outra extremidade de Pisa, bem em frente à nossa tenda; as balas vermelhas seguem do ponto central, abrindo no trajeto (como feitio de gigantesco leque), e estouram no ar _ parece uma esquadrilha de aviões - quase no nosso nariz (tem-se esta impressão).Parece que atrás, também atiram canhões possantes, dando o reflexo claro de estrelas. Jacyra está preocupada com alguém que foi à cidade... Carmem me disse que o major chefe, E. quer falar comigo.

Após o bombardeio começou a ventar e chover, 22 horas. Às 2hs da madrugada acordei assustada (pensei que estava na

O.R. e, tornei a dormir)...................

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


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