segunda-feira, 26 de outubro de 2020

26 DE OUTUBRO DE 1944

 

ROTEIRO DA FEB

24 de outubro de 1944:
ocupação de Sommocolonia. A primeira fase do ataque foi bem-sucedida, com a tomada de Sommocolonia, Lama di Sotto e Monte San Quirico, chegando as tropas brasileiras a apenas 4 km de Castelnuovo di Garfagnana.

25 de outubro de 1944:
ocupação de Trassilico e Verni.

PÁGINA 150

26-10-44-5ªfeira- Pizza _ Chove a valer – diarréa – Andei de Herodes pª Pilatos para esclarecer situação com o Cel Wood e Capt. Nurse Miss Almond – O major Ary mandou me chamar e eis a grande acusação por escrito e boletim e punição: Detida por 4 dias! Verdadeira aberração – enfim assinei o monstro sem lhe dar o menor valor – isto não fere a minha consciência porq. expliquei tudo e não aceitaram – Como é triste não saber falar o inglês para expor tudo aos americanos _ Deus é grde _ hei de me reabilitar  - não conseguirão vencer-me _ compreendo perfeitte onde eles querem chegar _ Levamos a manhã toda a modificar a tenda  Helena coitada pouco dormiu _ encontrei em minha mesa 1 caixa vasia de Coty só c/ sabonete, pasta e chocolate (penso que me abafaram as outras cousas q. o Posto me mandou). As 12hs almoço – Depois o Capt. alto brasileiro (das calças) esteve conversando c/ Berta até 15hs qdo ela saiu pª serviço – As 15,30 PX. cigarretes – choc – sabonete – escovas e pasta dente + a ração de Dr. Rupi. Só ás 16,30 foi que falei c/ Miss Almond por intermedio Berta _ Hoje tudo q. fazia não saia bem (talvez aborrecto e nervoso contido) _ mostrei minhas compras só pª Helena e paguei a ela os cigarretes só falto 5 pac,




PÁGINA 151

Dr. Cid foi transferido pª a base ante hontem e deixou a cafeteira e lembranças _ Estou escrevendo uma longa carta para Nenê – Talvez Olga possa levar pessoalmente _ Não tomei banho – Escrevi uma carta pª o Cel M.P. e aguardo portador confiança _ 18hs jantar _ Só deitei me até 22hs,00 – antes Carmem veio cobrar 26 lrs atrasadas de Pepino (o porco) _ Dr Ornellas me fez o grde favôr de receber por mim e hoje no almoço me entregou 7.353 Lrs – referentes a 2 mezes – até q. enfim resolveram – destes pouco me restará pois devo a todos _ Ás 23hs,00 serviço na O.R. – um ferido brasileiro operado pelo Dr. Godofredo _ fiz a anestesia venosa _ Depois púz em dia meu diário pois não o levei pª Florença _ Jura já dorme Tudo calmo _ chove _ Bob e eu escrevemos _ 2,45 – Vou deitar-me também si tiver onde. Nota: O ferido Silva Celso B. (ferimento de bala na coxa) moreno gaúcho disse q. os brasileiros iam atacar hoje pela madrugada – Consegui 1 mesa e 2 cobertores e deitei-me até 6hs.




          TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

26-10-44-5ªfeira- Pisa:- Chove a valer. Intestinos descontrolados. Andei de Heródes para Pilatos para esclarecer a minha situação com o Cel. Wood e Miss Almond mas, eles disseram que nada tinham a ver com o caso. – O Major Ary mandou-me chamar e, eis a grande acusação por escrito, punição em boletim secreto (que muitas assinaram?): detida por quatro dias. Verdadeira aberração dos sentimentos – Onde estamos– com quem estamos? Meu Deus? Onde está a consideração dos próprios brasileiros para com um punhado, um cadinho da mulher brasileira, que tudo deixou, tudo sacrificou e tudo tem feito para elevar o nosso conceito perante os povos extrangeiros? Enfim, assinei o monstro, sem lhes dar o menor valor – isto não fere a minha consciência, porque expliquei tudo e não aceitaram. Como é triste não saber falar direito o inglês, para expor tudo aos norte-americanos (não com o intuito de fugir à culpa, mas com o propósito de me desculpar perante o comando dizendo: que não foi um ato de indisciplina e desrespeito às ordens, mas sim uma confusão de transportes, pois jamais em tempo algum de minha longa jornada profissional deixará de ser pontual e cumprir meus deveres. Deus é grande - hei de me reabilitar - não conseguirão me destruir- compreendo perfeitamente onde eles querem chegar. – Soube até que haviam insinuado que, por ser viúva, tinha ido à Florença, com a mala cheia de roupas para me distrair? (quando a levei quase vazia para trazer as compras). Que tristeza em ver tanta baixeza!

Levamos a manhã toda a modificar a tenda- Helena, coitada, pouco dormiu. Encontrei em minha mesinha uma caixa vazia de Coty, só com sabonete, pasta e chocolate (penso que me abafaram as outras coisas que o Posto 23 me mandou). Às 15,30 P.X.: cigarros, chocolates, sabonete, escova, pasta de dente e mais a ração de Dr. Rupi.

Só às 16,30’ foi que falei com Miss Almond, por intermédio Berta- ela ficou horrorizada com a minha situação. Hoje, tudo que fazia não saia bem (talvez aborrecimento e nervoso contidos. -Mostrei minhas compras só para Helena e paguei a ela os cigarros (só faltam 5 maços).

Dr. Edilcino Gutérres Cid foi transferido para a Secção Brasileira de Base (em Livorno), ante ontem – deixou de presente, a cafeteira para nós e lembranças.

Estou escrevendo uma longa carta para Nenê – talvez Olga possa levar pessoalmente. Também escrevi para o nosso Comandante do S. Saúde e aguardo portador de confiança- Sofro calada e de cabeça erguida, sem nada dizer.

Carmem veio cobrar 26 lrs atrasadas de Pepino (o porco).

Primeiro pagamento de campanha

Dr Ornellas fez o grande favor de receber por mim e hoje, no almoço, me entregou 7.353 Lrs – referentes a 2 meses – até que enfim resolveram. Lentamente tudo vai se normalizando. Destes, pouco me restará, pois devo a todos.

Até o Captain Stanton W. Pickens (da Secretaria do Hospital), veio me fazer uma visita de pesar, pela minha lamentável situação – Esteve sentado no banquinho – quase não falou (porque o meu inglês é pobre), mas compreendí o seu silencio, lhe fiquei muito agradecida e confortada com esta demonstração sincera .........................

Às 23hs,00 serviço na O.R. – um ferido brasileiro SILVA CELSO B. (bala na coxa), operado pelo Dr. Godofredo- fiz a anestesia venosa. Disse-me o paciente (moreno gaúcho), que os brasileiros iam atacar hoje pela madrugada .....................

Depois coloquei em dia meu Diário pois não o levei para Florença- Jura, já dorme-tudo calmo – chove- Com Bob (nurse loira amável) escrevemos. São 2hs,45’ – Vou também me deitar, se tiver onde. Consegui uma mesa e dois cobertores e só me levantei às 6hs,00 .....................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.



Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.



Nenhum comentário:

Postar um comentário