terça-feira, 27 de outubro de 2020

DIA 27 DE OUTUBRO DE 1944

 


Bambino italiano - Acervo do CDAPV

PÁGINA 151

27-10-44- 6ª f. Pizza: As 7hs Break. depois dormir até 11 hs _ chegou Bertha Elita e por sôrte o grande amigo americano que fala português, correspondente guerra Assot Press – Henry W.Bagley

 

PÁGINA 152

fez a nossa reportagem _ Tomou  café q. B. fez_ Prometeu si informar sobre a Familia de meu cunhado Giovanni e também vae levar uma carta em mão para Lutero Vargas q. escrevi hoje pedindo minha transferencia para Aeronautica _ Juracy vae levar para mim uma carta em mão pª Olga e o Dr. Lyra Tte vae levar uma outra pª p Cel M.Pôrto. que escrevi depois do almoço – Dr Rupi veio buscar parte dos cigarros de sua ração _ Tambem nos visitaram o Dr. Bandeira Mello – Souto e Ornellas. Terminei uma carta pª Nenê. Durante o dia não choveu _ Ás 18hs jantar _ Depois deitei-me até a hora do serviço – Chove outra vês _ Resfriada _ Tem um bambino no shock para ser operado – aguardo a chegada dele – sinto sono – Durante o dia se ouviu o troar constante de combate. Encontrei na sala uns 3 feridos já operado: amputação etc – morreu 1 no shock _ acabaram de operar ás 2hs +- - O sargento ficou tomando conta da transfusão e eu ás 3hs deitei-me um pouco_ Sinto-me mal (intestino – utero etc?) Deixei o serv. ás 7hs _______

 


 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA NO PÓS GUERRA

27-10-44-6ªfeira:- Às 7hs,00 breakfast- depois dormir até 11hs,00- Chegaram Berta, Elita e por sorte o grande amigo nosso (que fala corretamente o português) correspondente de guerra, já conhecido Henry W.Bagley, ex-diretor do “Bureau” da Associated Press, no Rio de Janeiro. Fez a nossa reportagem - tomou café - prometeu se informar sobre a família de meu cunhado Giovanni e também vai levar uma carta em mão para Dr. Luthero Vargas, companheiro de turma do Helio,(que escrevi pedindo a minha transferencia para Aeronautica.

Juracy vai levar para mim uma carta para Olga e o Dr. Lyra vai levar a do Cel. M.Porto. Dr Rupi, parece que acordou, veio buscar parte dos cigarros de sua ração, para pagar a lavadeira, pois elas não aceitam Liras. Também nos visitaram: Drs. Bandeira Mello, Soutomaior e Ornellas (fazemos uma família brasileira – unidos pela saudade). Chove outra vez, justamente na hora do plantão- estou resfriada – Serviço de 23,00 às 7 horas na O.R. – Fomos ao mess – pouco comi.

Tem um bambino no shock para ser operado – aguardo a chegada dele. Sinto sono. Durante o dia se ouviu o troar constante de combate. Encontrei na sala, três feridos, já operados: amputação etc, –Morreu um no shock. Acabaram de operar às duas horas mais ou menos. O sargento ficou tomando conta da transfusão e eu, às 3hs, deitei-me um pouco. Sinto-me mal (abdômem?) Deixei o serviço às 7hs.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.



Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário