terça-feira, 13 de outubro de 2020

13 DE OUTUBRO DE 1944

 


PÁGINA 129

13-10-44 6ª feira- 38th Pizza:- As 6hs,10 clarim – Breakfast- Frio- lama _ As 7hs,00 O.R.: muito serviço – operaram a noite toda – seguramente umas 50 intervensões _ assim continuou o dia todo _ Foram suspensas todas as ordens de saída e trabalho continúo de 12hs, sem descanço. Preparei mesas e +

 


PÁGINA 130

mesas assim mesmo com 1 queimadura na mão (calcei 2 luvas). As 12hs,00, almoço, voltei para O.R. até 13hs,30 e a nurse me mandou embora porque hoje é o me P.M – apezar do serviço e ter querido ficar lá. Vim para tenda e como sempre arranjando muitas caixetas e caixotes. Soube que Olga se aborreceu hontem com intrigas e o Major e o Cel MP. resolveu o caso_ Banho chuveiro frio – Bertha depois do almoço foi dormir noutra tenda  - foi bom porque mexi e mexi. Pouco antes do jantar eu, Sylvia e Bertha fomos á tenda do Major Ary, ler o 1º boletim; ordens sobre uniformes – Transferencias – Carmem foi destituída do cargo de chief nurse – Aguardamos 2ª ordem – Não sei o q. houve, como foi – As colegas e eu ficamos surpresas – aqui ha muita onda e intrigas _ Tivemos que assinar o tal boletim _ O Dr. americano me deu o tal artigo e eu fiquei muito contente – ficará no meu diário _ Após o jantar- voltei pª tenda – Helena resfriada ainda – Dr. Cid sempre vem conversar um pouco – Bertha e Carmita saíram pª a O.R. – aniversário de Neuza – Durante o dia Sylvia por milagre e surpresa minha, veio conversar comigo _ Já não estou calma _ escrevi meu diário _ sem disposição pª fazer umas cartas _ ainda não tive noticias certas de Papae_

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

13-10-44-6ªfeira-PiSa:- Toca o clarim...Frio e lama. Às 7hs na O.R.- Muito serviço – operaram a noite toda – seguramente umas cinquentas intervenções. Assim continuou o dia todo. Foram suspensas todas as ordens de saída. Trabalho contínuo de 12 horas, sem descanso. Preparei mesas e mais mesas, assim mesmo com uma queimadura na mão (calcei dois pares de luvas). - Às 13,30’ a nurse me mandou embora porque hoje, na escala é o meu P.M= folga post-morning, apesar do serviço e ter querido ficar lá. Vim para tenda.- Soube que Olga ontem se aborreceu, com intrigas e o Major resolveu o caso com o nosso comandante Cel.M.P.– Bertha, depois do almoço foi dormir noutra tenda. Foi bom porque mexi e remexi, arranjando caixetas e caixotes.-Pouco antes do jantar, eu, Sylvia e Bertha, fomos à secretaria do Major Ary, ler o 1º boletim: ordens sobre uniformes – transferências – Carmem ou Carminha, foi destituída do cargo de chefe – Aguardamos 2ª ordem. Não sei o que houve, como foi? As colegas e eu ficamos surpresas – aqui há muita onda e intrigas. Tivemos que assinar o tal boletim. Heis meus amigos, a justiça dos homens de Deus! O Dr. americano me deu o tal artigo; fiquei muito contente, pois constará no meu Diário. Agora não o encontro – vejo que o consumiram?!.............

Durante o dia, Sylvia, por milagre e surpresa minha, veio conversar comigo.......... _ Já não estou calma, sem disposição para fazer umas cartas. Ainda não tive noticias certas de Papai. Helena, ainda resfriada. Dr. Cid vem sempre conversar um pouco. Aniversário de Neuza. Bertha e Carmita foram trabalhar.


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário