quarta-feira, 21 de outubro de 2020

21 DE OUTUBRO DE 1944

 

Enfermeira Olga Mendes

PÁGINA 140

21-10-44 – 38th – Pizza  Pisa- Sabado – Não fui tomar café e o Dr. Cid me deixou na mão_ Pouco dormi ha noite porq. fêz muito frio – Agóra vejo o meu abatimento – São passados 4 dias e eu não fui pª lado nenhum _ nem descansei – nem escrevi cartas – Conferi o meu saco B aberto, cadeado lá no fundo – lata de talco aberta, sujou tudo! tudo amassado, mas felismente, chegou é o que interessa! _ procurei o Major E. para falar sobre meu caso e não o encontrei – Fui visitar a Olga  que baixou á enfermaria as 2hs da madrugada com 1 forte crise de angina (pectoris?) dor precordial – angustia e edema da mão esquerda – Juracy já esta melhor, porem muito pálida – Ás 12hs almoço – Finalmente a Chief Nurse marcou minha viagem pª 2ª feira pela manhã – na condução do correio _ Respirei fundo e agóra é que vou socegar um pouco – me deitei _ Carmita com a bagagem pronta – A tenda numa desordem – Bertha saiu com De Cello _ Helena tambem deitou – vae trabalhar de noite – Ás 16hs o Xde apareceu e já me exaltei  - muito frio – sai pª o banho chuveiro – resfriada _ As 18hs jantar – A chuva caiu forte e tivemos que esperar a estiada – Apanhei capa e voltei a ver as doentes – Vi o que Olga precisava e agóra ás 20,40 faço estas notas – Aniversario Elza Cansação – a tenda dela florida e cheia de gente – não fui lá! Estou só e

 


PÁGINA 141

escrevo junto à lareira – pés molhados – A bagagem cresce – Carmita me deu 2 uniformes de brim e 1 camiseta branca – Neuza veio aqui mudar de roupa porq. sua tenda está repleta – Vou deitar-me cedo hoje –

 

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

COLEGAS ENFERMAS

21-10-44-Sábado:– Não fui tomar café e me deixaram na mão. Pouco dormi à noite porque fez muito frio. Agora vejo o meu abatimento – São passados 4 dias e não fui para lado algum - nem descansei, nem escrevi cartas – Apenas conferi o que veio: tudo amassado, o cadeado, lá no fundo, mas felizmente, chegou, é o que interessa!

Fui visitar a Olga que baixou à enfermaria às 2hs da madrugada com uma forte crise de (falsa angina pectoris?), sentindo dor precordial, angustia e edema da mão esquerda.

Juracy já esta melhor, porém muito pálida.

Finalmente Miss Almond marcou minha viagem para 2ª feira, pela manhã, na condução do Correio - Respirei fundo e agora é que vou socegar um pouco.

Carmita com a bagagem pronta. A tenda numa desordem. Bertha saiu. Eu e Helena procuramos repousar - ela vai trabalhar à noite. Muito frio, estou resfriada- Durante o jantar a chuva caiu forte e tivemos que esperar a estiada. Apanhei a capa e voltei a ver as doentes: vi o que Olga precisava e agora 20,40’ faço estas notas.

 Aniversario de Elza Cansanção: a tenda dela florida e cheia de gente. Não fui lá. Estou só e escrevo junto à stove com os pés molhados.

A bagagem cresce. Carmita me deu 2 uniformes e uma camiseta. -Neuza veio aqui mudar de roupa porque sua tenda está repleta. ---


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário