domingo, 25 de outubro de 2020

25 DE OUTUBRO DE 1944

 


PÁGINA 148

25-10-44-4ª feira- Florença: 9hs Break. Avisei portaria sobre condução – Saí e ainda consegui 1 porta retrato – 2 gravuras históricas e 1 guia Florence por 2 massos cig. e 1 pac. fosforo L.100 _ L.15 + 15 _ L.100 _ Chove e faz frio – Voltei e agora escrevo. São 10hs,30 deitada conforte. 11hs,30 belo banho – preparei bagagem e desci pronta pª partir – Cel Paulo providencia minha condução _ enqto espero escrevo – tenho receio q. surja aborrecimento – Dei meu endereço a francesca e tomei o dela e de Angela (ambas da portaria) _ Os grdes e finos comerciantes de Florença ocupam aqui no hotel 4 mesas repletas de

 


PÁGINA 149

lindas cousas! Verdadeira tentação pois nada posso comprar – estou sem liras (Tudo tão caro!) assim mesmo gastei Lrs 3.000 e ganhei em troca de cig. etc. outras mercadorias avaliadas perto de Lrs.6.500 – 1:300$ - a minha mala está cheia _ Nada de condução _ Subi e deitei-me ás 18hs +- me chamaram telefone- gente portaria – desci correndo: era o Dr. Godofredo q. viera me buscar – graças a Deus! Nos preparamos para o jantar  _ tomamos vinho e as 19hs,30 partimos – Chuva e frio _ Chegamos em Pizza ás 22hs,00 – me apresentei ao Major E. = ele me fez as maiores e absurdas repreensões e não aceitou minhas desculpas _ disse-me q. seria punida em boletim _ mandou-me deitar e q. levantasse caso tivesse serviço pois agóra faço parte da equipe de Dr. Godofredo horário de 23 as 7_ muito aborrecida – Tudo modificado! Tenda com porta – tudo virado! Um horror! As 24hs chegou Berta – ambas nervosas não conseguimos dormir _ A chuva e o vento parecia alagar e carregar pelos ares a nossa tenda – Berta disse-me q. Olga foi embora para o 64 Station no mesmo dia q. parti – Agóra eles estão satisfeitos pois conseguiram abater as profissionais – Verdadeiros cégos e inconscientes!

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

25-10-44-4ªfeira, Florença:- Avisei portaria sobre condução. Saí e ainda conseguí gravuras históricas e outras coisas mais- chove e faz frio. Voltei e agora escrevo deitada confortavelmente- são 10hs,30’ preparei bagagem e desci pronta pª partir. Cel. P.M. providencía minha condução. Enquanto espero, escrevo. Tenho receio que surja aborrecimento. Os grandes e finos comerciantes de Florença, ocupam, aqui no hotel, quatro longas mesas, repletas de lindas mercadorias! Verdadeira tentação, pois nada posso comprar, tudo tão caro! Assim mesmo, fiz ótimas compras, gastei tudo que tinha e ainda cambiei tudo que levei armazenado- a minha mala está cheia. -Nada de condução- Subí inquieta. Só pelas 18hs,00 foi que me chamaram pelo telefone: gente na portaria – desci correndo; era o Dr. Godofredo (todo enlameado), que viera me buscar graças à Deus! – Às 19hs,30’, após o jantar, partimos no jeep aberto – expostos à chuva e ao frio!

 Chegamos no acampamento às 22hs,00, na escuridão e na lama me apresentei ao Major E. –Ele, me fez as maiores e absurdas repreensões e não aceitou minhas desculpas. Disse-me ainda que seria punida em boletim (secreto). Mandou-me deitar e que levantasse, caso tivesse serviço, pois agora faço parte da equipe de Dr. Godofredo- Horário de 23hs,00 às 7,00. Contive-me e me recolhi muito aborrecida. Tudo modificado, tenda com porta, tudo virado, um horror! À meia-noite chegou Berta – ambas nervosas, não conseguimos dormir. A chuva e o vento parecia alagar e carregar pelos ares a nossa tenda. Berta disse-me que Olga foi embora para o 64th Station no mesmo dia que parti. Agora eles estão satisfeitos pois conseguiram (aparentemente), abater as profissionais – verdadeiros cegos e inconscientes!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.



Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário