quarta-feira, 7 de outubro de 2020

08 DE OUTUBRO DE 1944

 


Cópia do memorandum de autorização para as enfermeiras se hospedarem no Hotel Anglo Americano  (Florença- Itália), das 12:00 horas do dia 08/10 até as 12:00 horas do dia 11/10

PÁGINA 121

8-10-44

acordei pela manhã as 6hs,10’ com o toque do clarim e com ligeira epistaxi – Preparei-me para a viagem (uniforme lã – galocha –capa) pois estava chovendo – Desci para o mess – pessimo café! Despedi-me das colegas e ofereci pª compras _ Eu e Helena oficialmente apresentamo-nos ao mj. Ary porq. o mj. E. operou a noite toda e estava dormindo – Só ás 8hs,20_ após assinar no livro da portaria do hosp.  e receber o memorandum oficial, foi que partimos eu e Helena e + 2 nurses americanas, numa ambulância Ist.Lt.Annette M. Heaton N.730622, A.N.C.- Ist Lt.

 


PÁGINA 122

Charlotte J.Webber, N.742335, ANC.- Eu e Charlotte com muito sono, nos acomodamos da melhor maneira possível e tiramos 1 cochilo _ Não apreciei a viagem porq. não me sentia bem – deixei para descreve-la na volta _ Em meio do caminho reparti em 4, 1 pera gostosa para nós e comemos chocolate – Ás 11hs,20 exatamente 3hs de viagem chegámos ao Anglo-Americano Hotel  onde teremos tudo durante 7200 hours mediante Authority: Verbal Orders, Surgeon, Fifth Army. – Infelismente não conseguimos aposentos no 1º andar e fomos parar no 3º (sem elevador) escadas e + escadas – Belo Hotel – optimo Room 176 aposento com banheiro anexo – stove – candelabro – abat-jour – telefone, campainha – Penteadeira – movel grde pª vestes poltrona e cadeiras stofadas – tapetes – biombo florido, sacada – camas cromadas – colchão Hollywod – roupas de linho (1 verdadeira metamorfose da nossa tenda (perfeito ambiente para recrear o corpo e o espirito – Estou muito nervosa esquecida e febril – arrumamos tudo – Olga veio nos visitar – muito contente e disposta – Desceu para o almoço e pro

 


PÁGINA 123

 meteu reservar 1 meza pª nós _ Descemos atrasadas 12hs,30 e não gostei da refeição- so do ambiente – flôres – serviço completo – musica com orchestra e canto_ Depois passamos pelo qto de Neusa e Olga e vimos as belas cousas q. compraram – já estavam prontas pª partida ás 14hs, esqueci minha carteira lá na cama dela enqto vim ao meu qto buscar a capa – Felismente a camareira achou e entregou a elas q. já haviam descido – Sai c/ H pª dar 1 volta _ vi uma bela queda dagua do rio Arno que passa num canal e resolvemos voltar porq. não sabíamos nada _ Qdo – chegamos tinha 1 bela italiana vendendo langeries belíssimas mas muito caras! Ficamos conhecendo diversos milicos: um deles Paulo Capit. se apegou a H e o mj. Maj. John  M. Phillips – HQ. II Corp – APO 19 USA. Infantry- comigo – fingi que bebi e fumei 1 cigarro na sala ouvindo orchestra – subi apanhei minha bolsa e sai 1 pouco com J. ele (alto- claro- louro- magro- olhos azuis- bigodinho- óculos) tomou muito drink e voltei logo Levei 1 tombo e machuquei meu pé

 


PÁGINA 124

- não encontrei H. Vesti a gabardine e desci só pª o jantar _ melhor porem pouco comi apezar da fome _ Sinto-me triste e cançada 1 capt e 1 mj. sentaram á minha mesa conversei 1 pouco e prometi sair 3ª feira – pedi  licença e vim pª o qto – vesti meu pijama – anotei meu diário – São justamente 21hs,00 – Pretendo deitar-me hoje e não sair – descançar bem pª aproveitar amanhã e depois – Não consigo dormir; +- á 1 h da madrug. bateram na porta – era John = falei com ele no corredor – Helena dormindo – Hotel Via Giuseppe Garibaldi nº e voltei a deitar-me _ sem banho _ luz pessima.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

- FÉRIAS EM FLORENÇA -

8-10-44-Domingo: Pisa e Florença ou Firenze:- Cedinho acordei com ligeira epistaxi. Pronta para a viagem, com uniforme de lã (brasileiro), pois está chovendo. Eu e Helena oficialmente nos apresentamos ao Sr.Major Dr. Ary, porque Dr. Ernestino operou a noite toda e está dormindo. Só às 8,20’, após assinar no livro da Portaria do hospital e receber o memorandum oficial, nº127 (abaixo transcrito), foi que partimos, numa ambulância, em companhia de mais duas nurses: Annette M. Heaton e Charlotte J.Webber. Eu e Charlotte, com muito sono, nos acomodamos da melhor maneira possível e tiramos um cochilo. Não apreciei a viagem porque não me sentia bem – deixei para descreve-la na volta. Em meio do caminho, reparti em quatro, uma pera gostosa para nós. Às 11hs,20’ exatamente, três horas de percurso, chegámos ao Anglo-Americano Hotel ou Fifth Army Officers Rest Hotel, situado na Via: Giuseppe Garibaldi, nº9, próximo à ponte do Fiume Arno (Rio Arno), onde Dante encontrou a fascinante Beatriz!

Infelizmente só conseguimos quartos no 3º andar (sem elevador), escadas e mais escadas. Belo hotel, luxuoso aposento ou Room 176, com banheiro anexo. Stove, candelabro – abat-jour – telefone- campainha – penteadeira – movel enorme para as vestes- poltrona e cadeiras estofadas – tapetes – biombo florido- sacada– camas douradas – colchão hollywod – cobertas de linho- enfim, uma verdadeira metamorfose da nossa tenda; perfeito ambiente para recrear o corpo e o espirito.

Estou muito nervosa, esquecida e febril. Olga veio nos visitar, contente e disposta. Desceu para o almoço e prometeu reservar uma mesa para nós. Chegamos ao Dinning Room= Refeitório, atrasadas 12hs,30’ e não gostei da refeição, só do ambiente: serviço completo, flores, orquestra e canto. -Sai com Helena à passeio pelo extenso canal e vimos bela queda d’agua do rio Arno. Resolvemos voltar porque não sabíamos nada. Encontramos no hall do hotel, uma dama italiana, vendendo belíssimas langeries, mas muito caras! Ficamos conhecendo diversos militares: um deles, cap.Paulo, simpatizou-se com H. e o outro, maj. John  M. Phillips (II Corpo Infantary), comigo. Ele, alto, louro, magro, olhos azuis, bigodinho e óculos. Ambos estavam no Salão de Musica, junto ao Bar.  Fingi que bebia e depois saímos juntos para dar uma volta mas, voltei logo, porque notei que ele havia tomado muito drink e andava com dificuldade. – Vesti a gabardine e desci para o jantar – melhor, porém, pouco comi, apesar da fome. -Sinto-me triste e cansada. Dois oficiais sentaram à minha mesa: conversei um pouco – pedi licença e vim para o quarto. – Anotei meu Diário. São justamente 21,00 – pretendo me deitar cedo - descançar bem, para aproveitar amanhã e depois. Sem banho _ luz pessima.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário