sábado, 10 de outubro de 2020

10 DE OUTUBRO DE 1944

 


Florença destruída: Ponte Vecchio – ao fundo Via Por Santa Maria
https://guiaflorenca.net/florenca/a-segunda-guerra-mundial-em-florenca/

PÁGINA 126

10-10-44-3ª feira – Florence – Hotel – Descemos eu e Helena ás 8hs,30 pª o breakfast e saímos pª compras – em meio do caminho cada 1 tomou rumo sosinha – Só hoje foi q. descobri a verdadeira cidade – foi pena porq. o tempo voava – ainda não havia encontrado a mala pª compar – andei de Herodes pª Pilatos – desanimei Voltei pª o almoço ás 12hs e tornei a sair – comercio fechado até 15hs – Andei como louca e finalmente comprei 1 mala de 1.500 lrs = 300 cruzeiros – chovia – eram já 18hs – voltei ao Hotel – Guido foi me convidar para ver as compras dele e sair depois do jantar – No jantar o major me convidou para sair + tarde _ Estive com Guido (3ª 169) e depois com John (1º) 10-93 (2º) – Helena resfriada – pela 1ª vez consegui dormir de verdade – sem tempo pª descançar – nem escrevi meu diário – Pedimos café no quarto e deitamos sossegadas e crentes ______

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

10-10-44-3ªfeira–Florença:- Novamente, nós duas (eu e Helena) saímos para compras e, mais adiante, cada uma tomou rumo sozinha. Só hoje foi que descobri o centro da cidade – foi pena porque o tempo voava. Andei de Herodes para Pilatos, desanimada, à procura de uma mala e só depois do almoço foi que encontrei uma regular: 1.500 Lrs = 300 cruzeiros!, na via Parione 28-Casa “Silvio Luti” - Chovia – Já eram já 18hs,00 quando voltei – Guido me convidou para ver as compras dele e o maj. John para dar um passeio. Consegui do primeiro, um distintivo de Engenharia e do segundo a estrela de major e ainda, um precioso distintivo alemão, justamente do prisioneiro, que o feriu no braço, para o meu mostruário de guerra.

Helena resfriada. Nem tive tempo para escrever meu diário. Pedimos café no quarto pela manhã e deitamo-nos sossegadas e crentes..........................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário