quinta-feira, 22 de outubro de 2020

22 DE OUTUBRO DE 1944

 



O ciclamino é uma flor muito apreciada desde 1600, quando foi usada pela primeira vez nos jardins europeus. Pode ser encontrado andando na floresta. Na Itália as espécies alpinas são encontradas em bosques sombreados (misturados com bosques de faias), perto de arbustos ou lugares gramados em solos leves, mas também entre carvalhos e bétulas.


PÁGINA 141

22-10-44-Domingo – 38th Pizza-  Pisa – Frio e chuva não fui tomar café no mess – Sempre acomodando o que é meu – caixotes e caixetas de baixo da cama – Ganhei outra calça de lã: de Bertha – Só hoje foi que Carmita – M.L.Henry e M. José foram! Antes do almoço fui visitar Olga = melhorzinha – irá para (64th Hosp. Ardenza) fazer os exames necessários e talvez seja recambiada para o Brazil (por isso vou escrever quantas cartas puder para ela levar em mão). Depois do almoço ainda fiquei com Olga ao mesmo tempo que mudava os botões da calça q. ela me deu – Depois deitei-me um pouco até 16 hs +- - Bertha saiú com o Capt. Meira Matos e na volta me trouxe 5 cartas = 1 de Gabizo – Guiomar – sogra e João – 2 de Aurêa (incluso 3 postaes coloridos do Rio = Botafogo – Pão de Assucar – Praia de Copacabana) a nossa amada extremecida terra. Nenê me mandou uns recortes com anedotas = ri e chorei – Nisto chegou uma moça italiana (enfermeira de guerra e professora de  creanças mentaes em tempo de paz = Lidia Questa,Via: Montelopio di Peccoli/Pisa/ fina moça= trouxe-nos um delicado vaso com a bela planta il fiore= “Il ciclamino” as folhas são cmo das violetas e a flor cíclame em forma de “boca leão” Pouca agua de vez em qdo (abrem-se + à noite




PÁGINA 142

Bertha não para _ Eu e Helena demos a ela o pouco que tínhamos = cigarretes, sabonetes – chocolate – cerveja. Ela me deu 1 lindo sino (broche) com o pendulo móvel em perola, antes por superstição me espetou o braço, em agradecimento dei-lhe a picula medalha de Sta Terezinha que trazia no cordão _  Extreiei a calça com a tunica= ficou bem – Trouxeram-nos 2 armarios a trôco de  cigarretes (o Pepino italiano que trabalha na O.R. e trouxe também a pórta de madeira que será colocada amanhã. A tenda está numa desordem horrível. Ás 18hs ganhei também 1 distintivo do 4º corpo q. o Cel. Paulo Y. Maddox me mandou – devagar vou fazendo minha coleção pª meu mostruário de guerra – Cada dia que passa vejo qto sou querida pelos meus q. deixei no Brasil – Todos me animam e se sentem orgulhosos – Se puder guardarei as cartas para depois fazer a coleção – Depois do jantar vim pª a O.R. fazer estas anotações e escrever cartas porém os feridos foram chegando e ocuparam todas as mezas – mostrei os postaes aos americanos e eles ficaram encantados _ Voltei para a tenda – Estou só – Preparei-me pª viajar amanhã ás 8hs _ São 21,30 – Escrevo agóra enqto aqueço na lareira , 1 sandwiche de galinha _ Sinto frio e fome – comi o sand e toca a procurar mais o q. satisfazer – por todos os cantos – achei no chão, junto á cama de Bertha um embrulho



PÁGINA 143

rasgado com ameixas cheias de formiga – Não tive duvida – mandei-as pª dentro – quasi q. foram tbem os caroços – Por milagre de Deus hoje estou só e + sossegada Dormi ____

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA NO PÓS GUERRA 

- Trasnsferências de colegas -

22-10-44-Domingo:- Frio e chuva. Não fui tomar ao Mess. Sempre acomodando o que é meu: caixotes e caixetas, debaixo da cama. Ganhei outra calça de lã da B.

Só hoje foi que Carmita, Mª Luíza Henry e Mª José, se foram......

Antes do almoço fui visitar Olga, melhorzinha; irá para o (64th Hosp.-Ardenza), fazer os exames necessários e talvez seja recambiada para o Brazil- Por isso, vou escrever quantas cartas puder, para ela levar em mão. Durante o dia ainda fiquei com ela, enquanto ageitava meus uniformes.

Bertha saiu e na volta me trouxe 5 cartas: 1 de Gabizo – Guiomar, sogra e 2 da querida mana Áurea (inclusos 3 postais coloridos do Rio - Botafogo – Pão de Açúcar e Praia de Copacabana), a nossa amada extremecida terra. Nenê, ainda incluiu uns recortes com anedotas: ri e chorei.

Nisto chegou uma fina moça italiana - enfermeira de guerra e professora de crianças débeis mentais, em tempo de paz, Lidia Questa, residente na Via: Montelópio di Peccioli-Pisa. Trouxe-nos um delicado vaso com a bela planta il fiore- “Il Ciclamino”. As folhas são como as das violetas e a flor cíclame em forma de “Boca de leão” – Alimenta-se com pouca água, de vez enquando e, só abrem-se as flores á noiteinha. Eu e Helena demos a ela o pouco que tínhamos: cigarros, sabonetes, chocolates, cervejas. Ela me deu um lindo broche em forma de sino, com o pendulo móvel em perola, mas, antes por superstição me espetou o braço. Em agradecimento dei-lhe a pícula medalha de Sta. Teresinha, que trazia no cordão.

 Pepino trouxe a porta de madeira que será colocada amanhã e 2 armários que compramos com cigarros.

Ganhei também um distintivo do 4º Corpo que o Cel. Maddox me mandou; devagar vou fazendo minha coleção para meu mostruário de guerra.

Cada dia que passa vejo quanto sou querida pelos meus que deixei no Brasil. Todos me animam e se sentem orgulhosos.

Depois do jantar vim para a “OR”, fazer estas anotações e escrever cartas porém, os feridos foram chegando e ocuparam todas as mesas. Mostrei os postais aos americanos e eles ficaram encantados. Voltei para a tenda. São 21,30’ – Escrevo agora enquanto aqueço na lareira um sandwiche de galinha. Sinto frio e fome. Comi o sandwich e toca a procurar mais o que satisfazer, por todos os cantos. Achei no chão, junto à cama de Bertha um embrulho rasgado, com ameixas cheias de formigas; não tive dúvidas, mandei-as para dentro – quase que foram também os caroços. Por milagre de Deus hoje estou só e mais sossegada. Dormi ......




INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário