sexta-feira, 16 de outubro de 2020

16 DE OUTUBRO DE 1944

 

Envelope da carta recebida no dia 16 de outubro
Acervo CD II Guerra APV

PÁGINA 132

16-10-44- 38th P.2ª feira: Dormi bem á noite _ chuva serviço ás 7hs –10 – 13 ás 19hs na O.R. +- calmo – frio – resfriada – descansei de 10 ás 13hs (peor horario)- OR. 13 as 19hs tudo calmo – aproveito para preparar meus uniformes. Estou com sono. Já tudo quasi o suficiente de cigarrettes, chocolate – sabão- fósforo – rações de carne – biscoitos etc _ caramelos etc para efetuar a troca dos

 


PÁGINA 133

objetos que escolhi em Florença  - mandei hoje duas cartas para as casas comerciaies de lá por intermédio de 1 sargento americano Goodyear que foi lá. As 15hs +- começou a chegar feridos – ingleses- americanos – tedescos – italianos; lógo chegou a Carminha com um bôlo de cartas: dividimos as duas e fomos separando com ansiedade: tinham 5 cartas para mim; fiquei louca de alegria, mas não tive tempo de le-las, só vi os remetentes: Aurêa, Carlos, Altina, Gilda, Ainda; muito serviço; nisto tive o prazer de falar com o Mario (da Familia Lyra) nosso visinho do 43 na via Souza Franco; imagina só, trabalhando já ha 5 dias no Raio X, junto á mim e não me havia encontrado – Quasi na hora do jantar tive que me escovar para 1 cistotomia (ferido alemão com fratura espinha) _ grave em shock, eu os médicos Dr. Godofredo Freitas e Dr. Breno Mascarenhas perdemos o jantar _ Terminada a operação as 19,30, fomos ao mess da noite e lá  só nos deram 1 sandwich e grape fruit = horrível – foi bom não ter jantado porque quando me puz a vontade na tenda fui ler as cartas e com grande dor soube que meu pae havia

 


PÁGINA 134

falecido no dia 7 de agosto, parece, nem sei direito  _ não acabei de ler a carta _ chorei e escrevi ligeiramente estas notas – estou com dor de cabeça – me escovei resfriada com corysa e com uma queimadura na mão direita _ Helena me confortou muito e leu as cartas delas _ Creio que todas as colegas estão radiantes hoje _ menos eu.

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

16-10-44-2ªfeira Pisa:- Passei bem a noite _ chuva-Serviço de 7 às 10 e de 13 ás 19hs.(pior horário).O.R. mais ou menos calma. Frio– resfriada. Pelas 15hs,00 começou a chegar feridos: ingleses, americanos, tedescos e italianos. Logo chegou Carminha com um bolo de cartas. Dividimos as duas e fomos separando com ansiedade. Tinham 5 para mim; fiquei louca de alegria mas, não tive tempo de lê-las, só vi os remetentes. Muito serviço. Nisto tive o prazer de falar com o MARIO (da Familia Lyra), nosso vizinho, na rua Souza Franco, nº43:- imagina só, trabalhando ha 5 dias no Raio X. da Sala de Shock, junto á mim e, não me havia encontrado! Outra vez, como o mundo é pequeno! -Quasi na hora do jantar, tive que me instrumentar para uma cistoctomia (assim mesmo com corisa e queimadura na mão direita). Ferido alemão, com fratura coluna vertebral, grave, em shock.- Drs. Godofredo, Breno e eu, perdemos o jantar. Terminada a intervenção, fomos ao Mess da noite e lá, só nos deram: um sandwich e grape-fruit, horrível!

Notícia falecimento meu querido Pai

 Foi bom não ter jantado, porque quando me puz à vontade, na tenda, fui ler as cartas e, com grande dor, soube que meu Pai havia falecido no dia 7 de Agosto (três dias após minha partida), há três meses passados! Parece que morreu, nem sei direito, não acabei de ler (no escuro, com auxilio do flash-light e em silêncio), pois as colegas estavam dormindo.- Neste momento fiqui confusa e com a memoria fraca nem me lembrava ao certo quem era D.Minduta? (apelido de minha santa mãe, falecida há vinte anos), era minha mãe mesmo?!_ A carta era da mana mais velha, Ainda e veio censurada num trecho (ignoro o que seja).Dentre as várias noticias extraí o seguinte, transcrito, pelo qual, cheguei à dolorosa conclusão, e por cúmulo trazia a data de aniversário dele 25 de 9:

“Batatais, 25 de setembro de 1944

- Após intermináveis dias de incertezas e preocupações hoje felizmente tive o grande prazer de receber a tua esperada cartinha, vinda de tão longas paragens. Deves estar satisfeita com isto, pois conseguiste, não é verdade? – temos fé em Deus que o sol da liberdade está muito próximo e a vitória será nossa, porque a justiça é Deus quem faz.

Graças à Deus por aqui agóra está tudo se normalizando. Todos os vizinhos sempre perguntam por você e os conhecidos também. –A última novidade é qu a D.Minduta veio buscar o esposo dela o m~es passado, dia 7.Ele não estava si dando bem com o clima; agora, felizmente melhorou... Não quero que fiques triste por ter demorado em te escrever. Fique tranquila, que agora irás receber muitas cartas de todos.Altina também vai mais sossegada. Esta carta está um labirinto, pois não sei escrever à máquina, cato as letras com um só dedo, imaginas; faz quase uma hora que comecei! Será que entendestes alguma coisa? Diga-me sim? Mas não me comprometas, sejas forte e resignada que um dia haveremos de colher os frutos de nossas ações.

Um grande abraço e saudoso beijo da tua velha mana cumadre e amiga do coração, que fica esperando anciosa o teu breve regresso, coberto de honras e glórias.

                            Ainda”

 

 Chorei pouco. Helena me confortou muito. Creio que todas as colegas estão radiantes hoje, menos eu.Sinto um peso na cabeça.














INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário