sábado, 17 de outubro de 2020

17 DE OUTUBRO DE 1944

 

Saco B dos pracinhas e enfermeiras
Fonte: https://jornalismodeguerra.wordpress.com/2018/03/16/confira-10-expressoes-que-os-pracinhas-falavam-na-2-guerra/

PÁGINA 134

17-10-44 – 38th Pizza – 3ª feira: - Assim mesmo resfriada, triste fui para o breakfast _ falei com o major Ernestino avisando-o do passamento de Papae: dispensou-me do serviço, mas assim mesmo fui para o O.R. avisei a chief capt. Shipp _ escovei com Carminha e ensinei-a. Depois Miss me mandou embóra (era mesmo dia de P.M) Tencionava ir á Pizza com Olga mas tudo mudou para mim. Chove muito _ muita lama _ Berta em vez de dormir está escrevendo – como sempre mexi nas malas reli as cartas – li o jornal “Globo” – Escrevi concorrendo para o Concurso: Qual o fim de Hitler? = (Será eliminado pelos próprios alemães vencidos!) Deitei-me um pouco – Ás 12hs, fui almoçar= péssimo! vivo de sandwiches e chocolate! eu que não comi estas cousas! mas a fôme obriga. Ás 16,30 tomei banho de bacia aquecido na lareira – Levantei o cabelo para cima como mamãe e fui jantar: todo o mundo se admirou! O major Ary disse que queria falar comigo . O Mj

 


PÁGINA 135

 Ernestino disse que falou com a Chief Nurse para me dispensar 8 dias de nojo regulamentar – Agradeci mas não gostei – prefiro trabalhar, mas tenho que obedecer – tomei estas notas – chegaram + brasileiros oficiaes e também a bagagem dos q. já estavam aqui – consta q. o nosso saco B vem por ahi! Nem acredito, só vendo! Elza disse que esteve 1 rapaz louro me procurando mas não fiquei sabendo quem é. Fiquei triste. O Dr. Godofredo veio nos fazer 1 ligeira visita. Depois veio o Capitão Floriano (noivo de Virgínia) e ela nos visitar – gostou muito de nossa tenda _ ele é do typo mignon exato do Miranda em tudo por tudo. Ficou de falar com o Dr. Luiz Ribeiro e Palomo _ depois fui dormir.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

 

17-10-44–3ª feira: - Assim mesmo, resfriada e triste, fui para o breakfast e, lá falei com o Major Ernestino, avisando-o do passamento de Papai: dispensou-me do serviço mas, assim mesmo fui para o O.R. Avisei a chief capt. Shipp.

Carminha se escovou comigo e orientei-a na preparação das mesas. Depois a Miss, me mandou embora (era mesmo dia de P.M).

Tencionava ir à Pisa com Olga, mas, tudo mudou para mim...

Chove muito e faz lama. Bertha, em vez de dormir, está escrevendo.

Como sempre, mexi nas malas reli as cartas. Escrevi para “O Globo”, concorrendo no Concurso: Qual o fim de Hitler? – Formulando a minha frase: Será eliminado pelos próprios alemães vencidos!

Deitei-me um pouco. Às 12hs., almoço-péssimo! Vivo de sandwiches e chocolate, eu, que não comia estas coisas! Mas a fome obriga! Banho de bacia, aquecido na lareira. Levantei os cabelos para cima, como mamãe fazia e fui jantar: todo o mundo se admirou!

O major Ary me transmitiu a ordem do major Ernestino: Falou com a Chief Nurse para me dispensar 8 dias de nojo regulamentar. Agradeci mas não gostei, prefiro trabalhar, mas, tenho que obedecer.

Tomei estas notas: chegaram mais brasileiros oficiais e também a bagagem dos que já estavam aqui. Consta que o nosso Saco B vem por aí, nem acredito, só vendo!

Elza disse que esteve um rapaz louro me procurando mas não fiquei sabendo quem é. Deixou-me triste e apreensiva?

Dr. Godofredo veio nos fazer uma visita e depois, o capitão Floriano. Este, ficou de falar com o Dr. Luiz Ribeiro Gonzaga e Palomo, pois se conhecem.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário