segunda-feira, 5 de outubro de 2020

05 DE OUTUBRO DE 1944

 


Enfermeira Carmem Bebiano
Acervo CD II Guerra APV

PÁGINA 117

5-10-44 – 5ª FEIRA – e por azar só acordamos ás 7hs, muito atrasadas, não ouvimos o clarim – chuvendo muito e fazdo frio – Fiz o meu breakfast e fui correndo pª a O.R. falei c/ a chief nurse miss Shipp=(navio) – Ás 9,30 ela me mandou embora – fui falar c/ o Mj. E.: ele queria saber o q. eu queria do Q.G.= falei sobre papae e o dinheiro q. mandei pedir ao Cel; disse-me q. si não conseguir q. ele mesmo me esprestará pª a viagem do dia 8 – agradeci e saí – na tenda enchi as latas de agua e deixei 1 pª colher agua da chuva – arrumei minha cama, cobri a de Bertha c/ lona pois está chuvendo nela, acendi a lareira e procurei por em dia meu diário – Ás 12,30 vieram chief Nurse Miss Almond e Carmem revistar as tendas e ela acho bem e disse: Very Nice! eu disse Thank you. Agóra temos o maximo de conforto possível num estado de guerra: luz eletrica – aquecimento _ 1 italiano para portare agua, tute giorno e polire os scarpes (menos os meus porq. sou muito enjôada e gosto de tudo bem feito). O meu cabelo ficou ótimo: fino, cedoso, macio e ondulado, com o Shampoo da chuva. São 11hs,00 – gostaria bem de dormir – estou com o sono atrazado mas vou preparar cochetes no pijama verde de lã e depois ás 12hs almoçar porq.- ás 13hs, deverei voltar ao serviço até 19hs

 




PÁGINA 118

Olga e Neusa seguiram hoje ás 8hs para Florença – vão descançar 3 dias _ Berta e Carmita deverão chegar ás 16hs +- quero só ver as belas compras! __ Chove e faz muito frio – voltei para O.R. as 13hs de em quando entra 1 paciente que vão sendo operados por americanos – não fiz quasi nada – aproveitei a agua da chuva e lavei peças de lã (camiseta azul-marinho – ceroula – e 1 pijama azul marinho) foi otimo! Ás 15,30 teve PX – comprei tudo que era permitido e gastei 350 lrs (não achei q. correspondesse – Ás 17,30 +- esteve aqui o Cel M. Porto e dei 1 fugida pª lhe pedir 10.000 lrs – ele caiu pª traz e comentou sobre nossos vencimentos. Prometeu mo arranjar alguma cousa. Dr. Santos aplicou 1 aparelho gessado num brasileiro – a nurse foi jantar e eu fui depois _ Carmita e Bertha chegaram – Bertha entrou no serviço da noite na O.R. Elas compraram muita cousa bela e gastaram +- 9.000 lrs cada uma: pastas – quadros paredes – castiçaes – talheres históricos – toalha de chá em linho beije – fogareiro eletrico – jogo de bandeja em argila levissima colorida. Dr. Cid esteve conversando até 21 +- e eu morta  - Qdo ele sair entraram: 1 copo de drink – pularam, dançaram, cantaram , gritaram e brindaram a Carmita pelo seu sucesso em Florença (arranjou 1 boy q. quer se casar com ela); mas a meu ver as colegas

 

PÁGINA 119

estavam mesmo embriagadas _ Beberam muito – Só muito tarde foi q. deitei e infelizmente não consegui dormir – fiquei a olhar no escuro os buracos claros da tenda- agóra troquei o dia pela noite: (de dia morro de sono e de noite não durmo) Levantei-me as 6hs,10 com o clarim.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

5-10-44 –5ªfeira – Por azar só acordamos ás 7hs,00, muito atrasadas, não ouvimos o clarim. Chuvendo muito e fazendo frio.Fui correndo para a O.R. Às 9hs,30’, Miss Shipp (navio), deu-me licença para falar com meu chefe: Pedi-lhe que, se fosse ao Q.G., que falasse com o nosso comandante Cel. M.P., sobre meu pai e dinheiro que pedi. Disse-me que si não conseguir, ele mesmo me emprestará para a viagem. Agradeci e saí. –Cobri a cama de B, com lona pois está chovendo nela; acendi a estufa e procurei por em dia meu Diário. Às 10,hs30’, vieram chief Almond e Carmem, revistar as tendas e, ela gostou, e disse “Very Nice!” eu respondi-lhe: Thank you.-Agora, temos o maximo de conforto possível num estado de guerra; luz elétrica, aquecimento e um italiano para portare água, tutte giorno e polire os scarpes menos os meus porque sou muito enjoada e gosto de tudo bem feito.-O meu cabelo ficou ótimo: fino, sedoso, macio e ondulado, com o shampoo da chuva.

Seguiram para o repouso: OLGA E NEUZA.

O tempo está no mesmo. Gostaria de dormir– estou com o sono atrasado. Às 13hs,00, voltei para a O.R. -De vez enquando, entra um paciente, que vai sendo operado pelos americanos. Não fiz quase nada. No P.X., comprei tudo que era permitido pela ração-  gastei apenas 350 liras. Às 17hs,30’ esteve aqui o Cel.cmte. M. P. e dei uma fugida para lhe pedir 10.000 liras – ele quase caiu pra tras e comentou sobre nossos vencimentos- prometeu arranjar alguma importancia.

Dr.Waldemar Santos aplicou um aparelho gessado, num brasileiro.A nurse foi jantar e eu fui depois.

CARMITA e BERTHA chegaram contentes de Florença.

Dr. Cid esteve conversando conosco. Eu, morta de sono  - Quando ele saiu, entraram: Carmem, Jura, e tony abraçadas, fingindo de bêbadas, cada uma com um copo de drink: pularam, dançaram, cantaram , gritaram e brindaram a Carmita pelo seu sucesso em Florença (arranjou um boy, que quer se casar com ela).A meu ver, as colegas estavam mesmo embriagadas- beberam muito. –Deitei-me tarde e infelizmente não consegui dormir – fiquei a olhar no escuro, os buracos claros da tenda. Com essa historia de fazer sempre pernoite, agora troquei o dia pela noite (de dia, morro de sono e de noite, não durmo).


 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário