sexta-feira, 30 de outubro de 2020

30 DE OUTUBRO DE 1944

 
Trecho do livro "Exército de Padioleiros e Bisturis" do médico Edgardo Moutinho dos Reis no mesmo Hospital (38th)  em que Altamira trabalhava em outubro de 1944

PÁGINA 156

30-10-44- 2ª feira – Piza _ Breakfast – ovos etc. trouxe pª Berta e café tambem _ Deitei-me tarde, pouco dormi_ Como sempre não vou almoçar – As 14hs,00 veio a Olga me avisar que devia entrar em serviço ás 15hs (foi uma grde ursada das distintas colegas que querem ir ao Baile do 5º A em Florença) Dei o contra e disse q. ia averiguar a fonte e a necessidade desta escala – então Berta chorando disse que ela ia trabalhar e não ia ao baile – não tenho culpa de nada, porque não me pediram em particular _ Fiz café e tomamos eu H e B. comemos sandwiches _ Tomei um ótimo banho de chuveiro escaldante Chove sempre _ muitas colegas foram a Piza – Fiz arrumação na tenda e na cosinha _ Agóra 17,30 escrevo estas notas. Ás 18hs jantar e após, os medicos vieram me chamar para trabalhar dizendo q. o horario havia sido mudado – Fui correndo – Operaram o dia todo e vae a noite toda – Ás 23hs,30 pagamento na tenda do Mj. Ary (a coisa mais original possível= vencimentos 4.000 lrs

 


PÁGINA 157

Deixei o serv. ás 23,45+-. Jura ficou de noite _ muito frio – chuva – sem oleo lareira – aborrecida porq. sei que vae haver + galho. Dormi regularte a noite – não fui ao mess

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

30-10-44-2ªfeira–Pisa: -Breakfast: ovos, etc. -Trouxe para Berta e café também. Deitei-me tarde- pouco dormi- Como sempre, não vou almoçar. Às 14hs veio a Olga me avisar que devia entrar em serviço às 15hs! (foi uma grande ursada das distintas colegas, que querem ir ao baile do 5º Exército, em Florença). Dei o contra e disse que ia averiguar a fonte e a necessidade desta escala absurda– então, Berta chorando, disse, que ela ia trabalhar e não ia ao baile – não tenho culpa de nada. Porque não me pediram em particular? Altamira é só para trabalhar e sofrer – quando é para festas e cerimônias, fico sempre de lado (não fui sorteada!...). Tomei um ótimo banho de chuveiro escaldante. Chove sempre.

Muitas colegas foram a Pisa. Após o jantar, os médicos vieram me chamar para trabalhar, dizendo que o horario havia sido mudado. Fui correndo.– Operaram o dia todo e vai a noite toda.

 Às 23hs,30’ PAGAMENTO, na tenda do major Ary (a coisa mais original possível – vejam a hora – só mesmo numa guerra!).

VENCIMENTOS

Um terço de campanha (1/3)–4.000 Liras = Crs.800,00.

Deixei o serviço às 23,45’. Jura ficou de pernoite. Muito frio – chuva. Sem óleo na estufa. Aborrecida porque sei que vai haver mais galho. Passei a noite regularmente..................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário