sexta-feira, 9 de outubro de 2020

09 DE OUTUBRO DE 1944

 


Ponte Santa Trinita em Florença, eclodida pelos alemães em retirada 
agosto de 1944

PÁGINA 124

9-10-44 2ª feira – Florence – Hotel – Levantei-me com preguiça- não tinha agua nem pª lavar o rosto, que tristeza! Ás 9hs terminava o breakfast. Fui para a cidade e fui comprando o q. pudia pelo caminho (ás vezes trocando por cigarretes) Não chegava nunca ao centro porque era longe e já era hora do almoço e tambem o comercio aqui fecha de 12 as 15hs. Vi um gip brasileiro e por sorte era do Cel.M.P. falei-lhe o que pude e voltei pª casa – Chuvendo sempre  - O couro aqui já muito caro e muita exploração! Cheguei ao hotel – banho (a banheira tem 1 torneira enorme e achatada porém agua nem sempre) Almoço – Saí procurei a Red Cross por todo o lado e perdi 1

 


PÁGINA 125

tempo inutil _ Precisava  de condução  e bôa companhia pª me orientar – por isso não ví as principaes igrejas e edifícios históricos – casas comerciaes etc._ Os americanos são espertos não gostam de sair com a gente pª compras – só querem tomar drink dançar e depois sleep ......___________ uma cousa louca – Fiz as minhas compras e voltei com tempo pª o jantar Descemos ás 18hs eu e helena _ o Dinning room closed ficamos tristes pensando q. íamos ficar em jejum. Nisto chegou 1 belo rapaz americano filho de italianos _ boa estatura – elegante – moreno – bem proporcionado – fino e me convidou pª ir ao Club – dei-lhe a resposta depois do jantar – apezar de cansada, resolvi ir pª conhecer o com o belo tenente Lt. Guido Verrochi – Corps of Eugineirs (engenheiro sanitário) = Fêz questão que colocasse a estrela no bibico – luvas – capa – ele de capote c/ gola gde arredondada marron – Lindo boné luvas – um amor – O club é perto – nome “Officers Club Presents Box”. Lá tomamos conhaque; fumei – dansei – parece mentira mas não errei – ele elegante e fino – qdo a corte dos demais se cerrava ele me convidou a retirar-se – Eram apenas 22hs,00 – chovia – gostei porq. estava cansada porem não consegui dormir só

 


PÁGINA 126

pela madrugada

 

 TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA NO PÓS GUERRA

9-10-44 2ª-feira-FLORENÇA: Levantei-me com preguiça- não tinha agua nem para lavar o rosto, que tristeza!- A banheira tem uma torneira enorme, porém água? nem sempre).

 

Croqui da torneira desenhado por Altamira na transcrição datilografada pós guerra

 

Fui à cidade, comprando tudo que podia pelo caminho, Via Borgognis santi (ás vezes trocando por cigarros). Não chegava nunca ao centro, porque era longe, já na hora do almoço e também, o comercio fecha de: 12hs, às 15hs. Chovendo sempre. O couro é muito caro e muita exploração. Cheguei ao hotel – banho- Depois do almoço, procurei a Red Cross, por todo o lado e perdi um tempo precioso inultimente. Precisava de condução  e boa companhia para me orientar – por isso não ví as principais igrejas, edifícios históricos, casas comerciaes etc.- Os americanos são espertos, não gostam de sair com a gente a compras – com certeza pensam que queremos o dinheiro deles -  só querem tomar drink, dançar e depois, sleeps ......___________ uma coisa louca! – Fiz as minhas compras e voltei com tempo para o jantar. Descemos, eu e Helena às 18hs,00_ o “Dinning-Room closed” (Refeitorio fechado); ficamos tristes pensando que íamos ficar em jejum- Nisto, chegou um bonito americano (filho de italiano – produto consequente da 1ª Grande-Guerra), moreno, boa estatura, bem proporcionado, elegante e, gentilmente me convidou para ir ao Club à noite. Apesar de cansada, resolvi aceitar, para conhecer o “Officer’s Club- Presente Box”. Saimos eu e o 1º tenente ou seja Lt. Guido Verrochi (Corps of Eugineirs - engenheiro sanitário). – É perto. Lá, tomamos conhaque, dancei– parece mentira, mas não errei o passo. As damas são raras porque somos em numero menor e por isso todos procuram. Quando a corte dos demais se cerrava, ele, me convidou a retirar. Eram apenas 22hs,00 e chovia – gostei porque estava cansada e só consegui dormir pela madrugada...

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário