terça-feira, 6 de outubro de 2020

07 DE OUTUBRO DE 1944

 

                   Marca de chocolate que Altamira cita em seu diário no dia 07 de outubro

PÁGINA 120

7-10-44- Sabado 38th P.: Ás 7hs após o péssimo breakfast serviço na O.R. Eu e Juracy escovamos e deixamos as mesas prontas _ Soube que tiveram muito serviço e ainda continua operando (grde cirurgia= tórax e fratura de craneo – abdominaes etc.). O major E. me disse que o Cel M.P. me mandou 2.000 lrs pouco _ Felismente Miss Shipp me dispensou ás 13hs em vez do horario que estava até 19hs Vou arrumar tudo pª a viagem _ Durante o dia só na 5ª vez foi que consegui falar com mj. Ernestino a respeito de: cartas – tenda – chuva – lareira – aventaes – serviçal – dinheiro, oficiaes e estojos de costura – Ele só me emprestou 500 lrs.- Deitei-me 1 pouco, a cabeça zonza, oca _ Bertha doente baixo a enfermaria 6ª fui visita-la _ não vae mais para Livorno e sim Jacyra (coitada – correu tanto e está triste por deixar o Fleming) Eles estão com olho nesta tenda! menos eu creio, porque nada conseguirão fazer contra- graças á Deus! Ás 15,30 PX. cigaretes 1 maço e meio + 1 maço de fosforos quer dizer vem a ser no comercio italiano em lyras cada pacote 50 lrs x 15=750 lrs (com isto faço bom negocio! Já que não recebo nunca e que não fumo – O cigarro aqui na italia vale + que ouro e dinheiro! Ás 16,00 banho chuveiro qte – Depois falei com Fernandes – ele me deu 1 lata de ração de carne e 1 caixote vasio – Ás 18hs jantar _ Depois preparar mala pª viagem amanhã ás 8hs si Deus para Flo-

 


PÁGINA 121

 rença- Estou só na tenda – são 21,15 (braços abertos!) Carmita foi ver Bertha – Jacyra, depois de conversarmos 1 pouco com o mj. Fleming saiu par se despedir dele, porq. também está de malas prontas pª o 7th Hosp. em Livorno – Lareira acessa _  Luz eletrica – eu de pijama listado azul claro de flanela, cara brilhando de creme, comendo chocolate “BIT-O-HONEY”- muito gostoso – meias de lã – escrevendo com as unhas ainda  molhadas de esmalte vermelho “DURA-GLOSS – BLACKBERRY” – ainda fiquei conversando até 23hs,00 com Carmita – Ela me deu 1.000 lrs para comprar umas encomendas pª ela. Dormi com dôr de cabeça e

 

Publicidade do esmalte citado por Altamira em seu diário

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA NO PÓS GUERRA

7-10-44-Sábado: Soube que tiveram muito serviço e ainda continuam operando. Grande cirurgia: crâneo, tórax- abdomem etc.-Jura se escovou comigo. Deixamos as mesas prontas. O major Dr.E. me disse que o S.S., só me mandou 2.000 liras e, ele me emprestou 500 lrs, o que agradeci.Felizmente Miss Shipp me dispensou mais cedo.Deitei-me um pouco – sinto a cabeça oca, zonza.

Berta, resolveu ficar doente, baixou à 6ª enfermaria- fui visita-la; não vai mais para Livorno e sim Jacyra (coitada, correu tanto e está triste por deixar o 38th). Eles estão com olho nesta tenda! menos eu, creio, porque nada conseguirão fazer contra mim, graças a Deus!

Às 15,hs P.X.: 1 pacote e meio de cigarros e 1 pacote de fósforos. Quer dizer que vem a ser no comercio italiano em liras cada masso, 50 Lrs. x 15=750 Liras; com isto faço, bom negocio (já que não recebo nunca e que não fumo). O cigarro aqui na Italia vale mais que ouro e dinheiro!

Estou só - são 21,15’ (o relógio está de braços abertos- alguém está pensando em mim...)

Lareira acessa, luz elétrica, bem agasalhada, rosto brilhando de creme, comendo chocolate e escrevendo um pouco. Adormeci, sentindo cefalalgia...................

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário