quinta-feira, 29 de outubro de 2020

29 DE OUTUBRO DE 1944

 

Nurse, Altamira, Olga, 2 médicos americanos e Dr. Contreiras (meio rosto) 38th Evacuation Hospital 1944 outubro refeitório. Acervo CDAPV

PÁGINA 155

29-10-44 – Domingo  - Pisa – Depois do Break. vim lógo com intenção de dormir mas as colegas estiveram se preparando para a missa á DIE na catedral de Pisa, até 9hs e pouco _ Só dormi um pouco depois q. saíram _ Assim q. voltaram Berta teve a capacidade de trazer visitas pª a tenda e levou o dia todo, toda a hora entrando e saindo virando e mexendo e não acha q. faz nada – é uma bóla – Não fui almoçar e as 15,30 foi q. fiz 1 pessimo café com bôlo q. tinha, pois Ber_ levou a maquina não sei pª onde! – As 17hs30 +- fui ver Olga q. voltou surpreendendo a todos (doença ordem funcional emotiva) Ás 18hs jantar  - bom galinha puree etc – choveu-lama  - escuro- Dei a ela uma receita pª enviar a 1 nurse no 64 Station – Fiquei deitada até 22hs,15 – me preparei e anotei tudo só agóra pois não tive tempo antes. Chove – vou tra-

 


PÁGINA 156

balhar ás 23hs,00 __ O.R. Tudo calmo hoje _ pretendendo dormir – chove muito – mess _ Lavei umas peças pequenas peças _ Jura me disse q. a missa foi a cousa mais linda e emocionante possível _ senti por não poder ir – Sinto-me fraca e sem coragem para escrever – estou atrazada com a correspondencia – não tenho disposição apesar da vontade ser muita. Deixei o serviço ás 7hs (Perdendo muito sangue – dianhéa  - mal estar).


TRECHO DO DIÁRIO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

29-10-44–Domingo-Pisa:– Nessa data parte do rio de Janeiro o 15º GRUPO, constituído das seguintes enfermeiras:

1- ONDINA MIRANDA DE SOUZA

2- GEMA IMACULADA OTTOLOGRANO

3- GUILHERMINA RODRIGUES GOMES

4- VIRGÍNIA LEITE

5- ACÁCIA CRUZ

6- JACY CHAVES

7- ISABEL NOVAES FEITOSA

8- LYGIA FONSECA

9- ARMINDA CÉLIA BARROSO

10-NÍCIA DE MORAES SAMPAIO

11-NILZA CÂNDIDA DA ROCHA

12-LILIA PEREIRA DA SILVA

13-ELZA FERREIRA VIANNA

14-AMARINA FRANCO MOURA

15-ZILDA NOGUEIRA RODRIGUES

 

Nota:- Sobre esse grande grupo, falarei em tempo oportuno a respeito da viagem, que foi um tanto diferente, quando chegaram á Nápoles.

Prosseguindo ao meu relato:- Depois do café, vim logo com intenção de dormir mas, as colegas estiveram se preparando para a missa da 1ª “D.I.E.”, na Catedral de Pisa até 9 e tanto- Só dormi um pouco depois que saíram. - Assim que voltaram, Berta teve a capacidade de trazer visitas para a tenda e, levou o dia todo, toda a hora, entrando e saindo, virando e mexendo e, não acha que faz nada– é uma bola! – Não fui almoçar- Só às 15hs,30’ foi que fiz um péssimo café, com bolo que tinha, pois Berta levou a máquina não sei para onde?

Às 17hs,30’, fui ver Olga que voltou surpreendendo a todos (doença de ordem funcional emotiva). Fiquei deitada até a hora de entrar em serviço-

23hs,30’, “OR” – tudo calmo esta noite – chove muito – muita lama e escuridão- Pretendemos dormir. Jura me disse que a missa foi a coisa mais linda e emocionante possível – senti não poder ir. Sinto-me fraca e sem coragem – estou atrasada com a correspondência – não tenho disposição, apesar da vontade ser muita. -Deixei o serviço às 7hs. (continuo com .................., com os intestinos ainda relaxados e mal estar).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.



Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário