segunda-feira, 19 de outubro de 2020

20 DE OUTUBRO DE 1944

 

Coronel Raymond W. Whittier (à direita), oficial comandante, com o major George T. Wood, oficial executivo.
Fonte: https://www.med-dept.com/unit-histories/38th-evacuation-hospital/

PÁGINA 137

20-10-44- 6ª feira- 38th- P_ Não dormi bem – está noite fez muito frio _ estamos apavoradas com o inverno _ Fui pª o café com 2 pijamas e casaco lã. Falei com o Mj. E. e a Miss Almond – nada resolvido Olga doente; fiz o que pude; parece que vae dormir 9hs ___ Os aviões roncam sempre – Falei com o Cel Wood; ele disse que sim e depois com a Chief Nurse Miss Almond – disse-me que ficasse pronta ás 17hs,00 porque talvez haja 

 


PÁGINA 138

condução – Preparei-me – PX cerveja (cedi ração pª Carmita) por sorte veio de engano + duas garrafinhas que ficaram pª mim – Infelizmente não fui ainda _ Nos visitaram os senhores: 1º Tte med. Dr. Caio do Amaral (faz parte desta equipe) e os Capt. Artilharia: Adston T. Piza e Flavio Franco Ferreira _ Capt. Cav. Comandante Esquadrão Reconhecimento – ambos de passagem: ótimas creaturas – nos prometeram estrelas _ Quando saíram, chegou o Dr. Cid com 1 bela maquina electrica e fez 1 magnifico café: gostamos muito; ha qto tempo não tomavamos um cafésinho brasileiro_ As colegas: Carmem Bebiano, Mª José Aguiar e Mª Luiza Henry receberam ordem para se preparar pª seguir amanhã; não sei para onde; foi 1 bomba; depois veio Olga Mendes muito nervosa e descontrolada me dizer que achava q. ela e Ignacia tambem parece q. iam _ Uma virada! ambiente carregado – descontentamento e surpresas! Ás 18hs jantar – depois com grde surpresa o Tte Fernando chega e nos diz que fossemos apanhar o saco B na estrada q. havia chegado – fiquei boba – custei a acreditar – Está escuro e frio – trouxe nas costas e cheguei na tenda com o coração batendo do esforço: nisto chegou a Chief Nurse me avisando que eu não podia seguir pª Florença porq. o Hotel fora transformado em Hospital e q. aguardasse outra oportunidade – também já não vão seguir as colegas _ as cousas estão se

 


PÁGINA 139

alterando – penso que a situação de guerra não é bôa pª nós agóra – Nisto chegaram: Cap.t. Flavio que havia voltado com 1  embrulho de calças deles pª nós, acompanhado do ilustre médico catedrático – companheiro do afamado Brandão Filho _ C. Xavier Lyess – doc. cl.cirurg. Capt. Medico R/2. Ambos extrearam o meu livro de autógrafos. O Dr. Cid voltou e fez um café para eles e nós – Não me contive e abri o saco B (já amarfanhado e sem cadeado) – estava tudo branco de talco pois a lata amassada – só faltei beijar tudo e ia cheirando tudo do meu Brazil – não sei si falta cousa porque não encontro a relação pª controle – já é tarde e amanhã verei – consta que muitos italianos saquearam a bagagem tiraram muita cousa e alguns só deixaram o nome – Graças a Deus o meu está aqui certo ou errado – o boné não consigo endireita-lo _ Berta foi trabalhar _ Carmita foi dansar – Fiquei eu e Helena – Sinto arrepios e extremecimentos – fizemos preces – ouvimos barulho – precisamos de calma _ Olga me deu uma calça dela, de lã  _ vou diminui-la- que bom! Carmem veio aqui avisar que Carmita esteja pronta amanhã para seguir pª o 7º Station Hosp. em vez dela _ que complicação _ Está gelado. São 21hs,35 – nervosa – vou dormir -

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

20-10-44-6ªfeira: Não dormi bem – esta noite fez muito frio- estamos apavoradas com o inverno. Fui para o café, com 2 pijamas no corpo e casaco de lã. Olga doente: fiz o que pude para ela, parece que vai dormir...

São 9 horas - os aviões roncam sempre. Cel. Wood e Miss Almond me disseram que ficasse pronta às 17hs,00 porque talvez haja condução.

Cedi minha ração de cerveja para Carmita mas, por sorte, veio por engano mais 2 garrafinhas, que ficaram para mim.

 Nos visitaram os senhores: 1º Tenente médico Dr. Caio do Amaral (faz parte do nosso nucleo), e os Capitães: Adston T. Piza, Flavio Franco Ferreira (capitão de Cav. Cmte. Esquadrão Reconhecimento), ambos de passagem e ótimas criaturas. Nos prometeram estrelas (de metal). Quando saíram, chegou Dr. Cid, com uma esplendida maquina eletrica e fez um saboroso café. Gostamos muito; ha quanto tempo não tomávamos um cafésinho brasileiro...

As colegas: Carmem Bebiano, Mª José Aguiar e Mª Luiza Henry, receberam ordem para se preparar- deverão seguir amanhã- para onde, não sei? Foi uma bomba- Depois, Olga (muito nervosa e descontrolada, pela doença), me dizer que achava que ela e Ignacia também, parece que iam _ Uma virada! -Ambiente carregado – descontentamento e imprevistos!

Após o jantar, chego com grande surpresa o tenente Fernando e nos diz que fôssemos apanhar o célebre Saco B, na estrada, que havia chegado – Fiquei boba, custei a acreditar. – Está escuro e frio. Trouxe-o nas costas e cheguei na tenda com o coração batendo do esforço.- Nisto chegou a chief nurse me avisando que eu não podia seguir para Florença porque o Hotel fôra transformado em Hospital e que aguardasse outra oportunidade.

Também já não vão mais seguir as colegas. As coisas estão se alterando – penso que a situação de guerra não é boa pª nós agora.

 Retorna o cap.Flavio (com um embrulho de calças dele para nós), acompanhado do ilustre médico catedrático, capitão R/2 Dr. C. XAVIER LYESS. Ambos extrearam o meu caderno de autógrafos. O Dr. Cid voltou e fez um café para eles e nós. Não me contive e abri o saco B (já amarfanhado e sem cadeado). Estava tudo branco de talco, pois a lata amassada, espalhou o pó. Só faltei beijar tudo e ia cheirando tudo do meu Brasil – não sei si falta coisa porque não encontramos a relação para controle – já é tarde e amanhã verei. Consta que muitos italianos saquearam a bagagem: tiraram muita coisa e alguns só deixaram o nome (etiqueta). Graças a Deus o meu está aqui, certo ou errado – o boné não consigo endireita-lo _ Bertha foi trabalhar e Carmita, dançar. Ficamos eu e Helena. Sinto arrepios e extremecimentos: Ouvimos barulho fizemos nossas preces. Precisamos de calma. Carminha veio avisar que Carmita esteja pronta amanhã para seguir para o 7th Station Hosp. (em vez dela), que complicação!...

Olga me deu uma calça de lã, dela 0 que bom, vou diminuí-la!

São 21,35’ – está gelado - estou nervosa – tentarei dormir................


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de 28/08/1944 [com excertos desde o dia 04/08/1944] a 28/04/1945 e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. 
Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou outro diário que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse diário datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário