quinta-feira, 1 de outubro de 2020

01 DE OUTUBRO DE 1944

 

Cabo Fioravante - primeiro expedicionário brasileiro ferido na II Guerra 
Acervo do CD II Guerra APV


PÁGINA 107

1º 10-44- Domingo – 38th Pizza – Ás 7hs mess – péssimo café – Olga está horrorizada com o frio – não dormiu e diz que vae embora pª casa – todo mundo riu. Tratei lógo de deitar-me e fazer força pª dormir – Hoje muito qte. na tenda _ Não fui almoçar. fiquei deitada até 15hs,00, me vesti – Consegui trocar com o Tte Fernando da Intendencia, 1 camisa de lã azul marinho por 1 verde (para variar de côr). Ás 18hs jantar – apezar da fome pouco jantei porque me sentia indisposta (dor de cabeça- calôr e chico) mandei 1 bilhete rapidrápidoel M.P. pedindo liras, por intermedio do Capt. Meira Mattos. Têm chegado cartas, menos pª mim. Ás 19hs,30 entrei em serviço _ Soube q. os médicos brasileiros operaram o dia todo e continuaram em serviço comigo até quasi

 


PÁGINA 108

3hs da madrugada (feridos brasileiros e italianos) me instrumentei. Estou gostando agora do Dr. Godofredo _ No fim, eles disseram q. eu era a tal _ para mim isto não é novidade _ estou acostumada a trabalhar muito mais – Chove torrencialte. A sala está inundada – goteiras por toda a parte – bacias – cubas – jarros esparsos transbordam a agua da chuva (aqui se lava a cabeça com esta agua, porque não é chlorado e não cae o cabelo) Terminei todo o serviço +- ás 3hs e agora faço estas linhas – Pretendia escrever umas cartas mas vou deitar-me, talvez, debaixo da mesa _ Todos dormem menos eu e a nurse. Sara Moran. Estou pensando nas minhas cousas, cama e roupas lá na tenda, com certeza tudo molhado!!!! Ás 5hs, levantei-me: chegaram +2 brasileiros feridos; chove muito, foram chamados os nossos médicos – o operado da sonda, arrancou-a na agitação na Ward 12 – está c/ hemorragia – o enfermeiro veio avisar. Operaram até 7hs.

 

TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

1º 10-44- Domingo:– Breakfast péssimo café. Olga está horrorizada com o frio– não dormiu e diz que vai embora para casa – todo mundo riu. Imagina eu e outras, que fazemos constantes pernoites! Tratei logo de me deitar e fazer força para dormir – Hoje, muito quente na tenda. Consegui trocar com o Tenente Fernando, da Intendência, uma camisa de lã azul marinho por uma verde (para variar de cor). Apesar da fome, pouco jantei, me sentia indisposta. Por intermédio do Capt. Meira Mattos, mandei um bilhete ao S.S., pedindo liras emprestadas. Ás 19hs,00 plantão – soube que os médicos brasileiros, operaram o dia todo e continuaram em serviço comigo até quase 3horas da madrugada. Feridos brasileiros e italianos- me instrumentei. Estou gostando agora do serviço de Dr. Godofredo- no fim disseram que também gostaram do meu trabalho. Estou acostumada a trabalhar muito mais (na vida civil)– Chove torrencialmente. A sala está inundada: goteiras por toda a parte; bacias, cubas, jarros esparsos, esparsos transbordam a agua da chuva (aqui se lava a cabeça com esta agua, porque não é clorada e não cai o cabelo). Terminei todo o serviço- São quase 4 horas- escrevo estas linhas – Pretendia escrever umas cartas mas, vou me deitar, talvez, debaixo da mesa. Todos dormem, menos eu e a nurse. Sara Moran. Estou pensando nas minhas coisas: cama e roupas lá na tenda, com certeza tudo molhado! Ás 5hs,00 chegaram mais dois brasileiros feridos- Chove muito; foram chamar os nossos médicos. O enfermeiro da Ward 12, veio avisar que o operado da sonda, arrancou-a na agitação – está com hemorragia. Operaram até 7hs,00.................

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.

Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário