terça-feira, 6 de outubro de 2020

06 DE OUTUBRO DE 1944


Enfermeira Berta Moraes
Acervo CD II Guerra APV

PÁGINA 119

6-10-44- 6ª feira – P.38th Chuvendo muito e frio É 1 tristeza ter q. se levantar cedo – Ao 2º toque desci para o Breakfast e as 7hs entrava em serviço – Juracy indisposta era para se escovar mas voltou para tenda – escovei eu (agua gelada e escova áspera – um martyrio) Operaram regularmente – Ás 11hs,30 visita do General americano – As 12hs almoço – As 13hs,00 terminei meu serviço tonta de sono!!! Qdo cheguei Bertha disse-me q. ela e Heloisa receberam ordem para partir amanhã pª o 7th (Livorno). Está uma virada! Chove e venta muita – Berta f passear em Pizza e eu fiquei deitada até ás 16+-. Tomei banho de bacia – me vesti. Ás 18hs jantar – Quasi todas as tendas O.R. e Mess estão alagadas- A noite, todo o mundo comenta as ordens – parece q. vae virar de aspecto _ deitei-me as 22,30 dormir +-. Carmita me emprestou 4.000 lrs=800 cruzeiros

 


TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

6-10-44-6ªfeira – Levantei-me com o clarim. A mesma cousa- chuva e frio. É uma tristeza deixar a cama cedo. Ao 2º toque, desci para o café e às 7hs,00 entrava em serviço. Jura, indisposta- era para se escovar, mas voltou para a tenda. Escovei eu - água gelada e escova áspera – um martírio! Operaram regularmente. Ás 11hs,30’ visita do General americano. Terminei meu serviço tonta de sono. Quando cheguei, Bertha me disse que ela e Heloisa receberam ordens para partir amanhã para o 7th. Station Hospital em Livorno. Está uma virada! Chove e venta muito –Quase todas as tendas, O.R. e Mess estão alagados.- À noite, todo o mundo comenta as ordens do dia– parece que vai mudar de aspecto. Carmita me emprestou 4.000 liras (800 cruzeiros).  

 INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário