terça-feira, 18 de agosto de 2020

18 DE AGOSTO DE 1944

Grupo de médicos e enfermeiras com o uniforme americano de trabalho apenas dentro dos hospitais


Página 28 do diário manuscrito de Altamira (Volume 1)

DIÁRIO MANUSCRITO 

PÁGINA 28

18-8-44- 6ª feira S. Vecchia _ Ás 6hs,15 canta o galo e ninguém mais póde dormir (é 1 disco – genero pato donaldo – que serve de despertador para todos e chamada pª o Breakfast _ Depois apresentação a chief Nurse – visita a todo o serviço – Vimos alguns doentes nossos – Fomos á Cantina – mas, comprei na cantina reservada e Jane 2 rêdes de linha marron (pª dormir) 16 liras.

PÁGINA 29

            11 ½ almoço _ As 13,30 distribuição serviço nas enfermarias – mandei carta. Agóra estamos sob o contrôle do major medico Dr. Ernestino. Vi o Tte. Cel. Marques Torres _ queria nos vêr – está fôrte e corado: disse-nos q, está desiludido com 2 colegas, isto é bom para ele ver o resultado das proteções escandalosas. (Olga fez voluntate como eu faria tbem uma noite de serviço por falta conjunta)

 TRECHO DATILOGRAFADO POR ALTAMIRA PÓS GUERRA

18-8-44-6ªfeira- 105th.: Ás 6hs,15’ canta o galo, e ninguém mais pode dormir (é um disco-gênero pato donaldo– que serve de despertador para todos e para a chamada o breakfast). -Depois, apresentação a chief nurse– visita a toda organização. Vimos alguns doentes nossos. Distribuição de serviço nas enfermarias. Não temos hospital exclusivamente brasileiro. As nossas unidades são anexadas aos hospitais norte-americanos. Temos portanto, dois superiores- praticamente com o nosso irmão mais velho e, administrativamente com o nosso chefe brasileiro. Aqui estamos sob o controle imediato do Sr. Major Médico Dr. Ernestino Gomes de Oliveira.

O Tenente Cel. Médico, Dr. Augusto Marques Torres (ex-diretor do nosso Curso), veio nos ver. Creio que está adido ao Q.G. (Quartel General),em VADA. Está forte e corado- mudou completamente. (Vide foto nº.  ). Disse-nos que está bastante decepcionado com uns tantas cousas que se revelaram e também aborrecido com outros fatos de ordem de serviço. Fóra disso, parecia satisfeito em nos rever e o mesmo aconteceu conosco.

Escrevi para a mana    . Para isto, temos instruções a observar: não dizer exatamente onde se encontra; não tocar em assunto militar, profissional recente; ser papel aéreo; assinar como remetente- o posto, o nome, o número codificado da nossa unidade (Serviço de Saúde) Nº 250 a princípio e mais tarde passou a 419 e as iniciais da “F.E.B.” Nota:- Antes de expedidas será censurada a correspondência.

Faltou um sargento enfermeiro: eu e Olga nos oferecemos e acabou ela indo substitui-lo no plantão ..................

1º Fóto Major med E.M.P. – 2º Order Secret Nº10 – 3º Memorandum Original – antes do dia e no dia


INFORMAÇÕES ADICIONAIS: 

O manuscrito original do autointitulado “Diário de Guerra” - nome que a própria autora (Altamira) dá ao seu diário, encontra-se sob a guarda permanente do “Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. da FEB Altamira Pereira Valadares” e possui dois volumes de encadernação simples. O primeiro compreende o período de [28/08/1944 com excertos desde o dia 04/08/1944 a 28/04/1945] e o segundo volume, de 29/04/1945 a 22/08/1945. Além dos dois volumes manuscritos,  Altamira datilografou o que ela chamou de livro com a sugestão do título ”Febianas”, numa releitura pessoal entre os anos de 1961 a 1970. Foi nesse livro datilografado que a autora inseriu fotos, cartas, desenhos, etc. já com desejo de publicação de seus relatos. Vale ressaltar que entre os diários manuscritos e o livro datilografado há supressão ou acréscimo de impressões e relatos.

Nota do Centro de Documentação: O texto datilografado por Altamira foi transcrito com a atualização da ortografia, mantendo a integridade das palavras e pontuações, mesmo quando aparentemente foram utilizadas de forma equivocada pela autora.


Copyright©1994-2020 Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref, da FEB Altamira Pereira Valadares. Todos os direitos reservados. Todos os textos e imagens são protegidos por direitos autorais e outros direitos de propriedade intelectual pertencentes ao Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares. 

É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo sem a prévia autorização do Centro de Documentação da II Guerra Mundial Cap. Enf. Ref da FEB Altamira Pereira Valadares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário